PARA QUEM AMA GATOS

PARA QUEM AMA GATOS
(Clique na imagem para conhecer)

sábado, 17 de novembro de 2012

6 dicas para driblar a falta de assunto num blog

Isso é fato mais do que recorrente a TODOS os blogueiros que se tem notícia: o "branco", algumas vezes, na hora de escrever uma nova postagem.
Parece um absurdo não vir assunto algum, quando tantas situações acontecem pelo mundo afora que merecem nossa atenção!...
O problema que, assunto não significa vontade de falar sobre.
Para se desenvolver um artigo num blog  é necessário, primeiramente, que este seja apaixonante, uma sensação de " Se eu não escrever sobre esse tema, fico doente!" no blogueiro no que, se for assunto apenas geral e não "tocá-lo", ficará engavetado  no cérebro num compartimento chamado memória.
Imagine o sofrimento de cronistas de jornais, aqueles cuja tradição exige o desbravamento diário? Raquel de Queirós, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga e Millôr Fernandes (só para enumerar alguns) deviam - e devem- cortar um dobrado para tirar inteligência e criatividade no ofício de falar sobre o "comum a todos"...
Se houver algum blogueiro que pense que o ato de escrever num espaço virtual é muito diferente de um cronista de jornal,  cairá ele numa tristeza sem fim ao descobrir essa verdade: NÃO É NADA DIFERENTE! Blogueiros têm o MESMO compromisso com o que escreve, ainda que esse tal compromisso seja, de antemão, consigo próprio... (Quem vai querer dar a cara à tapa escrevendo sandices sem fundamento algum? Igualmente funciona a lógica de um cronista...)
Bem, sem meneios ou dribles, estou aqui para compartilhar com todos, alguns dos truques que adquiri pela prática de escapar dos "brancos" que invadem em via de regra!... Comigo funcionam; vamos a eles?


6 dicas para driblar a falta de assunto num blog


1) Procure escrever num momento que não tenha preocupação urgente

Sentar na frente do PC e ficar imaginando que as contas vão vencer tal dia ou que precisa comprar remédio para alguém que esteja doente, não é nada salutar para fluir ideias para um post. Espere estar com os pensamentos mais livres. Textos são como crianças egoístas que exigem a atenção total;

2) Jamais procure desenvolver assunto que não conheça bem

Você é louco(a) pelas pirâmides do Egito mas não tem lá grande conhecimento sobre o assunto e  tem muita preguiça de pesquisar mais a fundo. Nem comece a falar.  Com certeza um desânimo te rondará ao se dar conta que não passa das quatro linhas iniciais e você cairá certamente nas malhas do temido "branco";

3) Use a memória afetiva

Mesmo soando clichê, mas a memória de fatos ocorridos com você mesmo(a) sempre rendem bons textos! É naquela: o tempo não volta mais, no entanto, pode ser relembrado quantas vezes quisermos... Aquela palhaçadinha infantil, um apuro da adolescência, a visita de uma tia que mora longe, uma festa de aniversário marcante, podem ser "massas" que, bem trabalhadas, formam "bolos" textuais saborosos e bem "digeridos" pelos leitores!...;


4) Não se "obrigue" a escrever
 
Uma das "pegadinhas" que o tal  "branco" nos coloca é a "obrigação" de se escrever nesse ou naquele dia. Não sabemos bem por que mas todo blogueiro inventa uma "data" para lançar seus posts. Por isso, quase sempre, esbarra com a sina lamentosa em que se auto obrigou: o assunto fugiu de sua mente! 
Deixe seu cérebro liberto e vá escrevendo o que lhe chamou a atenção até ficar pronto, independentemente de dia, hora, etc. Será mais rentoso o resultado para ambos, leitor/autor;


5) Não escreva em ambientes barulhentos

Por mais que você esteja acostumado(a) com barulhos, um dia sentirá a força daquele som distorcido que ribomba no cérebro! Um barulho muito alto e repetitivo tende, com o tempo, a travar a criatividade. Salvo raríssimas exceções, a mente humana não se adequa com totalidade a sons externos estridentes;


6) Durma bem

 Já foi provado por cientistas que uma noite mal dormida atrapalha o estado cognitivo da mente da maioria dos seres humanos. Alguém que tem como meta escrever um texto no dia seguinte, deve dormir uma noite de sono satisfatória. Muitas vezes  não há a necessidade das oito horas propostas e sacramentadas pelos especialistas, porém, a pessoa deve sentir que seu corpo descansou o suficiente. O ato de escrever e a não satisfação do sono. decididamente, não combinam...


Essas foram algumas das dicas que testei em mim mesma e deram certo! Não esqueça, contudo, que cada um de nós tem reações diversas.


Obs.:  Não escrevi esse post por falta de assunto! Até tinha uns dois em "pauta" para desenvolver. Optei por esse pois, nesse exato instante, o considerei mais apropriado!...

(Imagem:

6 comentários:

BLOG DO BARATTA disse...

Conheci o blog hoje. Adorei o texto sobre a ... o que eu ia dizer mesmo? rs, me persegue as vezes. Vida longa ao blog. To adorando muito aqui, parabéns. Vou relacionar junto com o meu. Abraços

Samanta Sammy disse...

Hellooo querida Mary, Musa da Escrita, como vai?

Maravilhosa e muito útil sua postagem! Quem nunca teve um branco ou perdeu de vista a inspiração ao escrever para um blog, que atire o primeiro teclado!! kkk
É um momento muito delicado, porque queremos postar para começar toda a interação, a conversa com os amigos, e... nada vem a mente. E é como você disse, parece até brincadeira, pois assunto não falta, mas eu gosto de escrever como você disse, com aquele sentimento de que quero muito falar sobre o tema, assim fica bem mais fácil e prazeroso :)
Suas dicas são ótimas e realmente funcionam, eu por exemplo não consigo escrever se estiver com a cabeça em Marte, na conta de luz ou preocupada com alguma coisa séria... Já até tentei, mas foi um fiasco... melhor mesmo esperar um momento mais tranquilo :)
Quando um tema me interessa, sempre pesquiso antes, porque além de eu não ser sabichona em praticamente nada kkk acho que estas leituras me ensinam bastante e também me dão material para escrever algo relevante, e sempre coloco o link das leituras, seja de pesquisa, inspiração ou apenas porque gostei, para o pessoal ter mais opções de leitura sobre aquele assunto ;)
Muito boa sua dica de usar a memória afetiva, além de ser um campo muito rico de assuntos, vamos conseguir desenvolver melhor o texto :)
Perfeita sua dica 4!!! Se todos os blogueiros levassem isso em consideração teríamos muito mais conteúdo de qualidade por aí. Quando caímos nesta armadilha, é quase certo que não vai sair boa coisa... Melhor mesmo esperar e não postar só por postar, porque fatalmente vai ser um artigo meia boca...
Nossa, não dá mesmo para escrever em ambientes com muitas distrações, ainda mais barulho... Meu vizinho vive em obras aqui e nem entoando um Mantra eu consigo escrever com tanta martelada pra todo lado, não consigo fazer nem 1 parágrafo que preste.
E a última dica foi para fechar com chave de ouro, nossa mente não funciona mesmo muito bem quando estamos cansados demais, é preciso estar bem fisicamente para a cachola ficar mais produtiva :)

Arrasou nas dicas, todas muuuito importantes! Se seguirmos estas sugestões, sem dúvidas a inspiração vai ser nossa amiga e poderemos oferecer sempre algo legal para os visitantes :)
Vou seguir todas! Obrigada por compartilhar ;)
Grande beijoooooooooo

criartedicas disse...

Muito bom o texto! Estou seguindo seu blog.

Mary Miranda disse...

Olá, amigo!

Obrigada por apreciar meu humilde espaço!
"Branco" é um saco mas, acredito eu, seguindo essas dicas, dá para driblá-lo; comigo deram certo!...

Abração e volte sempre!!!!

Mary Miranda disse...

Olá, Samzíssima, a Menina Sorriso!.......

Quando temos alguma ideia sobre o funcionamento sobre a blogosfera, é bom postarmos porque, de uma maneira ou de outra, ajudamos os outros.
Adoro quando blogueiros nos narram suas experiências; aprendo tanto assim...
Essas minhas dicas foram apenas considerações feitas por mim sobre o que acontecem comigo. Acredito que alguns de nós ou muitos irão se identificar...
Peguei ódio do "branco" num dia que voltei cheia de ideias e "amarelei" diante do PC. "Ah, não! Onde foram parar as ideias TODAS?", pensei. Averiguei ao meu redor e na mente e vi que haviam certos fatores colaborando para a fuga delas. Uma vez detectado o problema, percebi que poderia colocá-lo para correr da minha estada na blogosfera! rs
Bom saber que fui útil a algum blogueiro, de uma forma ou de outra!... Estamos sempre crescendo e é assim que vamos que vamos, rumando para frente, obviamente.
O que mais me causa "branco" dos seis ítens enumerados, é o tal do "ter que postar", aquele dia que blogueiros geralmente inventam, por motivos diversos. Não gosto de ser "obrigada"; fico travada legal!...
Ultimamente não me ocorre mais pois as dicas que coloquei aqui foram testadas previamente. Fui cobaia de mim mesma! hehe

Beijos e obrigada por vir!!!!

Findi do bom pra ti! :)

Mary:)

Mary Miranda disse...

Olá!!!!

Obrigada por vir e por seguir o blog! :)

Volte sempre!!!!