PARA QUEM AMA GATOS

PARA QUEM AMA GATOS
https://www.youtube.com/c/RonronseGatices

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Vídeo do programa Rock, Pop Entre Outros Sons


 O programa Rock, Pop Entre Outros Sons foi registrado em vídeo, na parte final, no dia 27 de junho de 2015.
Sua transmissão ocorre todos os sábados, as 16 horas, pela Bicuda FM 98,7, ou pelo site www.bicuda.org.br
Quem quiser conferir, só clicar no vídeo abaixo!



sábado, 20 de junho de 2015

Programa "Rock, Pop Entre Outros Sons" - Apresentação Mary Difatto



Todos os sábados, galera eu, Mary Difatto, apresento o programa Rock, Pop Entre Outros Sons, pela Bicuda FM 98,7, das 16h. às 18h.
É um programa voltado para o rock nacional, com clássicos e músicas atuais.
Logo na abertura, eu faço uma análise de alguma letra; mais tarde,  vem o Rock 3, onde toco alguns segundos de três músicas para se votar em uma que retornará no final do programa; temos também o Estar Rock, que traz a biografia de um(a) cantor(a) ou banda, tocando a trilogia daquele(a) artista.
Um dos quadros se chama Você Faz O Programa onde o(a) ouvinte terá a oportunidade de escolher o som que quer ouvir na semana seguinte.
São duas horas de muita diversão e música boa!
Sintonize pelo 98,7,  ou então pelo site oficial da rádio, que é www.bicuda.org.br.

Espero todos no nosso Rock, Pop Entre Outros Sons!

(Imagem:
https://www.facebook.com/MaryDifattoOficial)

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Ciúme: prova de amor ou insegurança?


Ninguém explica com muita profundidade o que o causa, mesmo porque quase ninguém está livre de nutri-lo: o sentimento chamado ciúme.
Sendo ele tão irracional, ciúme é motivo de certa vergonha de confissão; pessoas ciumentas não costumam dizer que o sentem.
E o "cara" é democrático: está em todas as esferas da sociedade. Leva consigo pessoas de faixas etárias diversas, religiões, modos de vida diferentes, gêneros, graus de escolaridade... 
Sentimento que arrebata o coração de tal maneira, que quando a pessoa se dá por conta, já está tomando atitudes impensáveis no seu viver considerado normal. É um tal de vigiar o alvo de seu ciúme pelas janelas, tentar descobrir senhas de redes sociais, ficar mal-humorado(a) porque viu seu alvo conversando com alguém, achar estranho se o alvo quiser sair sozinho (a)!...
Pela prática, este sentimento tão dominador era para estar ligado apenas a amor de parceria (relação de homem/mulher, homoafetivo, etc.), pois é quando se vê a evidência desse "surto". Porém, ,  mesmo quando se é ainda um bebê de seus dois aninhos, nota-se um comportamento ciumento ao se emprestar uma bola estimada de uma criança para outra, por exemplo. A que observa seu brinquedo favorito saindo de suas mãos, geralmente chora e não se acalma,  até que este retorne para seu domínio.
"Ciúme é prova de amor ou insegurança?", pergunta que muita gente se faz.
Na minha opinião, é o misto dos dois.
Quando se gosta muito de alguém, animal ou objeto, seja do que for, creio ser natural querer exclusividade, uma exclusividade sem castração da liberdade alheia, tenho que complementar. E não sejamos tolos em pensar que não há muito de insegurança também, o medo de se perder o objeto de amor.
É absurdamente esquisito que o ciúme acabe formando um ciclo vicioso na vida dos que amam. Todo alvo dele reclama porque o(a) parceiro(a) não confia no que ele(a) diz, que está a toda hora ligando, etc.
Só que se o(a) ciumento(a) fizer o gênero "Tô nem aí!", o reclamante do ciúme exagerado vai achar que está algo errado acontecendo, que o(a) parceiro(a) não o(a) ama mais...
Nem tanto ao céu, nem tanto à Terra: devemos ter a dose certa de ciúme. Sim, ele é saudável, galera! Sem se tornar dependente do ser amado, no entanto.
Se a sua vida passa a ser em prol do que o objeto do ciúme faz ou deixa de fazer, neste caso é necessário procurar ajuda. Ninguém foi feito para viver a vida do outro. Todo mundo deve focar em suas metas, até para seu crescimento interior. Mesmo porque muitos relacionamentos acabam; como fica a pessoa que investiu a maior parte de seu tempo se atormentando com sentimentos inseguros em relação ao seu amor?

Ciúme contornado é o ideal. Ciúme contornado é como eu chamo aquele ataque de insegurança que nos atinge de vez em quando, mas que o lado racional vem logo ao nosso socorro, argumentando que não vale a pena nos deixarmos levar por imaginações, e sim, vivenciar o que é real. E o amor que sentimos é maior que isso tudo, e é muito, muito real!...

Como falar desse sentimento e não lembrar de Ultraje A Rigor?
Um Ciúme básico para todos nós!!!!

Vídeo no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=vyLvan1Hih0

Ciúme - Ultraje A Rigor
(Roger Moreira)

Eu quero levar uma vida moderninha
Deixar minha menininha sair sozinha
Não ser machista e não bancar o possessivo
Ser mais seguro e não ser tão impulsivo

Mas eu me mordo de ciúme
Mas eu me mordo de ciúme

Meu bem me deixa sempre muito à vontade
Ela me diz que é muito bom ter liberdade
Que não há mal nenhum em ter outra amizade
E que brigar por isso é muita crueldade

Mas eu me mordo de ciúme
Mas eu me mordo de ciúme

Eu quero levar uma vida moderninha
Deixar minha menininha sair sozinha
Não ser machista e não bancar o possessivo
Ser mais seguro e não ser tão impulsivo

Mas eu me mordo de ciúme
Mas eu me mordo de ciúme

O ôôô
O ôôô

Mas eu me mordo de ciúme
Mas eu me mordo de ciúme

Ciúme, ciúme
Eu me mordo de ciúme
Eu me mordo, eu me mordo de ciúme
Eu me mordo, eu me rasgo, eu me acabo
Eu falo bobagem, eu faço bobagem, eu dou vexame
Eu faço, eu sigo, eu faço cenas de amor
Ciúme, ciúme, eu me mordo


(Imagem:
Fonte Desconhecida)

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Análise de "Pais e Filhos", com Legião Urbana



Escolhi para análise de letra, Pais e Filhos, com Legião Urbana.
Lançada no álbum As Quatro Estações, de 1989, composta por Dado Villa Lobos e Renato Russo, a canção é uma das mais conhecidas e clássicas da banda, que é lembrada até hoje com carinho por todos que apreciam uma grande letra.
Do que se trata Pais e Filhos? A tônica é o suicídio de uma garota, o que causa um questionamento do porquê isso teria acontecido. Sabe-se, pelo decorrer da música, que se relaciona a um convívio conflituoso com os pais.
Ser filho não é fácil; ser pai ou mãe, mais difícil ainda...
Vamos acompanhar os versos e sentir essa dor pai e filho mais de perto. Pelo menos, acredito eu que seja isso o que a letra quer dizer!

"Estátuas e cofres
E paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu..."

Estátuas são coisas paradas; cofres guardam segredos; paredes pintadas escondem sujeiras anteriores. Realmente não dá para saber o que aconteceu diante das não-provas no local do suicídio. Dá uma ideia também de que ninguém queria se envolver, virando estátuas para nada dizerem, nada revelarem...

"Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender..."

Por mais triste seja uma vida, nunca compreendemos o que leva alguém a se matar...

"Dorme agora
É só o vento lá fora"

Acredito que esses versos queiram dizer o que os pais geralmente falam para os filhos quando se assustam com algum barulho. Pode ser também uma família que morava no primeiro ou segundo andar no prédio da moça, que disfarçava o som do impacto do corpo indo ao chão, dizendo: "É só o vento"...

"Quero colo!
Vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo, 
Tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três"

A notícia de uma garota suicida gira pela vizinhança, e todo mundo se volta para o seu próprio passado, de quando era criança e adolescente, no jogo do contrário que são essas fases: "Quero colo" na infância é o oposto de "Vou fugir de casa", assim como é "Posso dormir aqui com vocês?" é de "Só vou voltar depois das três". Numa hora os pais são de suma importância; em outra hora, são totalmente dispensáveis!...

"Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito"

Num passado mais recente, as pessoas começam a recordar quando souberam que iriam ser pai ou mãe, a preocupação começando já com a escolha do nome, já que os pais sempre querem o melhor para os seus filhos.

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã
E se você parar pra pensar 
Na verdade não há"

Aqui ocorre uma espécie de pensamento coletivo, como se, no fundo, soubéssemos que devemos amar agora, não amanhã, porque o tempo é uma convenção do homem. Se você esperar para amar os pais ou os filhos numa situação futura, pode não ser possível mais, como no caso da menina que se suicidou, que os pais não puderam lhe dizer, o quanto ela era importante em suas vidas.

"Me diz, por que que o céu é azul?
Explica a grande fúria do mundo?"

Essas perguntas fazem pais e filhos terem algo em comum para conversarem. Por não terem respostas prontas, não importa quem seja - pai ou filho -, essas são grandes questões da humanidade.


"São meus filhos que tomam conta de mim
Eu moro com a minha mãe mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar
Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais"

Esses versos soam como respostas a uma pesquisa realizada com pessoas nas redondezas onde a garota suicida residia, por um repórter, policial  ou alguém interessado no assunto, a fim de apurar o que levou a menina a um desespero tal, de tirar a própria vida.
Repare que cada verso sempre destaca a primeira pessoa, ou seja, o objetivo é ouvir a opinião de cada um, saber a vivência de cada "entrevistado", vamos dizer assim. Muitos casos são solucionados quando se ouve observações de vizinhos, de pessoas que conheciam a vítima.

"É preciso amar as pessoas..." (repete o primeiro refrão)
"Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não te entendem
Mas você não entende seus pais"

Existe uma comoção geral entre as pessoas que souberam da morte precoce da menina. Cada uma delas começa a ser guiada pela consciência. É ela que revela que se os pais falham muitas vezes, os filhos também falham, não se colocando no lugar deles. Nesse momento cada pessoa se sente mesquinha, pequena, como uma "gota d'água" ou um "grão de areia".

"Você culpa seus pais por tudo, isso é um absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você  crescer"

A consciência continua alertando do mal que os filhos praticam quando culpam os pais por todos os problemas existentes do mundo.
Temos conhecimento que quem é filho hoje, pode ser pai amanhã, e quando envelhecemos, voltamos a ser crianças, dependendo dos filhos para nos proteger exatamente como fazíamos, num ciclo imutável em nossas vidas.
Sendo jovem ou idoso, para sempre iremos querer correr para o aconchego do abraço do pai e o conforto de um bom colo de mãe!...


Esse é o meu entendimento da letra desta magnífica música do Legião Urbana.
Abaixo, a canção em vídeo, acompanhada por lyrics na íntegra.

Pais e Filhos - Legião Urbana 

(Dado Villa Lobos - Renato Russo)

Estátuas e cofres e paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender
Dorme agora
É só o vento lá fora

Quero colo! Vou fugir de casa
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo, tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três

Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Me diz, por que que o céu é azul?
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim
Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar

Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com os meus pais
É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Sou uma gota d'água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não te entendem
Mas você não entende seus pais
Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer



 

(Imagem:
Fonte desconhecida )

Recomendados Para Você