Estava eu buscando a letra de A Cura, do representante importantíssimo e incontestável do BRock Lulu Santos (agora mais que nunca ovacionado pela sua estada muito providencial em The Voice Brasil), quando me deparo com uma "cura acurada" de um post enfocando o lado cristão da coisa, ou seja, sua letra visionária.
Teria a poesia cantada, adequação para o uso, por parte de algum protestante em suas reflexões junto ao Pai? Ou não seria Lulu Santos o melhor indicado para levantar as velas do barco da que se chama "salvação" pois, por não ser religioso, é considerado ímpio?
Eu não tenho religião, portanto, me ligo na essência da letra que, por sinal, é algo bem louvável de apreciação por qualquer que seja o humano que haja em nós.
O link do site é esse: http://www.pulpitocristao.com/2011/08/a-cura-o-clamor-das-pedras-e-a-graca-comum/ . Devo dizer que foi um tanto sapiente o editor, ao colocar uma das fotos "religiosas" de Lulu vestido de padre! Incrível como certas imagens nos socorrem de toda ou qualquer falha textual...
E a "letra da discórdia" é essa:
A CURA - Lulu Santos
(Lulu Santos)
(Lulu Santos)
Existirá,
Em todo porto tremulará
A velha bandeira da vida
Acenderá,
Todo farol iluminará
Uma ponta de esperança
Em todo porto tremulará
A velha bandeira da vida
Acenderá,
Todo farol iluminará
Uma ponta de esperança
E se virá,
Será quando menos se esperar
Da onde ninguém imagina
Demolirá
Toda certeza vã
Não sobrará
Pedra sobre pedra
Será quando menos se esperar
Da onde ninguém imagina
Demolirá
Toda certeza vã
Não sobrará
Pedra sobre pedra
Enquanto isso
Não nos custa insistir
Na questão do desejo
Não deixar se extinguir
Desafiando de vez a noção
Na qual se crê
Que o inferno é aqui
Não nos custa insistir
Na questão do desejo
Não deixar se extinguir
Desafiando de vez a noção
Na qual se crê
Que o inferno é aqui
Existirá,
E toda raça então experimentará
Para todo mal
A cura!
E toda raça então experimentará
Para todo mal
A cura!
Uma análise de qualquer coisa, para ser completa, deve-se deixar de lado qualquer conceito prévio...
(Imagem: Fonte desconhecida
Edição de imagem: http://marymiranda-fatosdefato.blogspot.com.br )
Oi minha querida. É incrível como as pessoas podem pegar simples palavras e transformá-las naquilo que imaginam ou acreditam!
ResponderExcluirPoesia tem este poder... ela dá brecha para muitas interpretações, boa ou más...
A letra do Lulu pode ser lida pelo lado da religião, pelo lado da auto ajuda, pelo lado da loucura, pelo lado da amor...
Enfim... as interpretações podem ser muitas. Só o Lulu pode sinalizar a razão que ia em seu coração quando escreveu, mas acredito que ele prefira que cada uma decifre a seu modo e que a polêmica se faça, para que não sobre pedra sobre pedra e no fim nos liberte de toda crença irascível ou vã.....
Beijussssssssssssssssssss
Mary, sou suspeito porque amo as músicas do Lulu. E a letra dessa é MARAVILHOSA. É um grande hit dele, aliás, 99% das músicas que ele canta são hits. Adorei a postagem nada preguiçosa. Bjssss
ResponderExcluirÉ como digo, as vezes escrevemos em nossos blogs um texto de tapa buraco, um texto que sabemos preguiçoso e sem maiores pretensões a não ser cumprir a auto-imposição de publicarmos aquele instante. E as pessoas vêem nele coisas surpreendentes.
ResponderExcluirA letra densa da música então há de suscitar rompantes de fé e religiosidade.
Val, querida Flor!
ResponderExcluirPenso assim também... A poesia é vasta e nos "pede" maior reflexão! Na verdade, boas literaturas nunca se resumem em "palavras": sempre buscam além de um simples imaginário.
Por mais louco que possa parecer, mas eu acho que nem o Lulu Santos sabia lá bem o que escrevia, ou seja, foi uma inspiração que veio e ele a transpôs; nós sabemos o que é isso, Valzinha, porque também escrevemos, né? Quantas vezes nos perguntamos: "De onde saiu isso?" ao relermos algo? rs
É melhor isso mesmo, esse "devaneio" que dá margem a muitas interpretações. Nada na vida é muito linear, por que exige-se tanto de uma letra de música, não é mesmo?
Amei a sua vinda!!!! Perfeita a sua colocação de ideias, amiga!...
Beijos,
Mary:)
Sérgio, querido!!!!
ResponderExcluirComo é difícil explanarmos com imparcialidade sobre o que gostamos; parece que nunca conseguimos falar com total desprendimento de opiniões...
Lulu Santos é sempre aquele que me faz "puxar a brasa para a sardinha dele", por isso, sob o meu prisma, a letra é PERFEITA!
Sim, são hits a maioria, e melhor: com merecimento! (Bem diferente dessas "músicas de verão" que costumam surgir, salvando, obviamente, as exceções...)
Gosto de "A Cura" e espero que Lulu nos proprocione outras letras tão emblemáticas quanto; adoro raciocinar com um cérebro como o dele!!!!
Forte abraço, amigo!
Obrigada pelo excelente comment!...
Mary:)
haha E o mais engraçado, Djair, que eu nem tinha "obrigação" de escrever naquele dia!
ResponderExcluirÉ naquela: eu queria escrever, muita vontade mesmo, mas não sabia bem sobre o que... Aí lembrei da letra de "A Cura" do Lulu, que por si só fala por qualquer um de nós. Pensei: "Vou escrever, mas com as "mãos" de uma outra pessoa!" hehe
Pois é! Essa letra é forte demais; mexe com algo dentro de nós que desconhecemos...
Um abração e obrigada pela vinda!!!!
Mary:)
Eu acho muito linda esta musica , alias, nunca vai existir um cantor pop rock brasileiro com tantas musicas top como o lulu santos , na decada de 80 foi icone, junto com outros cantores e bandas do rock brasil. Mas agora vou dizer o que eu acho que essa musica fala: a decadas o as pessoas influentes do mundo ja sabem o que esta para acontecer, o sistema mundial chamado NOVA ORDEM MUNDIAL, esta muito perto de ser implantado, e havera um homen com poder inteligencia carismatico e vai fazer grandes coisas no mundo tera poder sobrenatural, e trara ao mundo a paz o equelibrio cura de doenças e uniao dos povos, o grande lider mundial, mas depois de uns anos ele mostrara que e o MALIGNO, o ANTICRISTO a musica a CURA de lulu santos fala da chegada desse homem. Que vai mudar o mundo.a musica o SEGUNDO SOL da Cassia Eller , a musica O POETA ESTA VIVO. do Barao Vermelho tambem fala. A musica ANUNCIACAO do Alceu Valença tambem fala da chegada desse homem que vai mudar o mundo , mas infelismente ele a sua mascara caira e este sera o ANTICRISTO.
ResponderExcluirO Lulu escreveu essa música quando estava em NY e ficou sabendo que o Cazuza estava com AIDS. Pra ele foi uma notícia impactante é só o q ele queria acreditar é que um dia existiria uma cura pra esse mal que chegava na humanidade!! Tenho essa informação há muito tempo mas não consigo lembrar de onde obtive. Talvez alguma entrevista ou reportagem... Seja qual for sua inspiração, a música fala sobre tudo que queremos , uma cura...De qquer coisa em nós que esteja doente.
ResponderExcluirSe não me engano foi no Programa Livre de 1991 que ele comentou que escreveu A Cura depois que soube que o Cazuza estava com AIDS. No youtube postaram apenas parte dessa participação dele, mas não tem esse comentário.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirMuito obrigada pelo comentário!
Grandes letras como essa, merecem que estejamos atentos a informações, para que façamos uma boa análise.
Lulu era amigo de Cazuza, juntamente com a sua falecida esposa Scarlett Moon. A notícia de Cazuza doente deve ter mesmo abalado as estruturas emocionais do nosso "último romântico" Lulu.
Seja como for, que haja alguma cura para nós, seja em que porto, para que hasteemos a bandeira da esperança...
Abraços e novamente obrigada!!!!
Eu quem agradeço Mary Miranda!!!!
ResponderExcluirDois poetas da nossa música. Pena que eles não fizeram nenhuma parceria, pelo que eu me lembre.
Ano que vem essa música completará 30 anos e ainda continua atual.
"O tempo não para", como diria Cazuza.
ResponderExcluirTrinta anos, hein? Música boa não envelhece nunca!!!!
Realmente nunca fizeram parceria... "Caju" e Lulu, meus ídolos musicais! :)
Um forte abraço e volte sempre que quiser!
Tomara que o pessoal do grupo Fera Radical do facebook comentem no seu blog e possam conhecer mais do seu trabalho.
ResponderExcluirEu adoraria que as pessoas viessem!
ResponderExcluirSeria um prazer imenso!!!!