O que nos mostra aquela família, por trás de sua feiúra e modo de viver -ahn- estranho ao que nos acostumamos a ver?
Mostra que toda sociedade tem falhas e que deve-se ter uma visão autocrítica das ações nem sempre aprovadas pelos resto do globo terrestre!
Já deu para sacar que falarei sobre um dos maiores desenhos de todos os tempos, campeão de popularidade e tempo de duração ( já tem quase 20 anos): Os Simpsons.
OS SIMPSONS
Uma vez li em algum lugar que Os Simpsons surgiram para acabar com a imagem hipócrita que os americanos formaram através de seriados e desenhos daquela família "superior", onde o pai é sempre aquele que sabe tudo, a mãe a mulher típica housewife e seu eterno sorriso estampado nos lábios, os filhos um primor de obediência e solicitude nos gestos ( alguma reminiscência das propagandas de margarina?) e até os animais de estimação muito bem enquadrados no esquema ideológico.
No formato do pai Homer, da mãe Marge e dos filhos Bart, Lisa e Maggie, temos uma outra conotação de valores daquela sociedade que tentava forçar o que sabíamos, não corresponder à realidade.
O desenho destoa de qualquer alusão anterior, na história do entretenimento infantil, ao mostrar-nos um pai de família bem bobalhão, uma dona-de-casa com senso feminista arraigado e uns filhos que eu vou te contar, são dose para qualquer um!
Quem entende aquele Bart , que é inteligente só por interesse, explora os coleguinhas e que tem uma espécie de prazer em 'humilhar" o pai, o Homer, hein?
Lisa que é quase um gênio, uma saxofonista de primeira, mas tem problemas em se situar, às vezes, não conseguindo fazer as coisas mais simples?
E a pequena Maggie, que ainda não fala, nem anda, mas muito resolve em diversas situações, servindo de "mediadora" entre os familiares? ( Há quem diga que ela se configura no personagem mais enigmático do desenho. Também acho que sim!)
Quão histórico também esse desenho é!
Desde movimento hippie, até o terror de 11 de setembro, Os Simpsons estiveram presentes em quase todos os marcos da História mundial.
Não satisfeitos em abalar a estrutura yankee, correram o mundo, deixando sua marca de "ódio" entre outros povos!( Hahaha)
Exemplo disso foi o Brasil, que proibiu o episódio onde mostrava o nosso povo tupiniquim como selvagens e exploradores da sexualiadade. ( Ainda que muito do que apareceu seja real, quem são os americanos para falarem de nós? Eles que possuem um dos maiores índices de violência entre os adolescentes, que saem matando outros colegiais sem motivo aparente?!)
Celebridades já apareceram e foram caricaturados.
A maioria que deu o ar de sua graça, seja emprestando a voz, seja aparecendo em formato gráfico, gostou demais e sentiu honrada por ter sido lembrada!( Há quem diga que o desenho conseguiu alavancar carreira de artistas já "mortos" para o show business!)
Ah, o ex-presidente George W. Bush não gosta do desenho.
Claro! Mostra a realidade nua e crua até sobre os políticos, e políticos adoram um "sapatinho", né, não?
Lá não existe meias verdades, tudo é bem objetivo e claro.
Um dos desenhos que me ajudou a desmistificar a hipocrisia da sociedade, a parar com idolatria exacerbada ao que vem lá de "fora", a ver com um olhar mais penetrante as nuances da vida e história humanas, ...
Doa a quem doer, mas Os Simpsons não é fantasia, não é para quem espera o óbvio, não para discursos pré- idealizados, decididamente, não é um desenho "infantil".
Alguém ainda duvida disso?
Encontrei um site maneiríssimo onde conta muitas curiosidades sobre o desenho (inclusive foi de lá que retirei a "pérola" sobre o Bush. Só podia ser aquele paspalho mesmo, que fala um inglês tosco, assassino da língua e Economia mundial, para não apreciar algo de inteligente!)
O link é:
http://br.taringa.net/posts/tv-filmes-e-series/1668/Curiosidades-sobre-os-Simpsons.html
Agora, só voltarei na semana que vem, onde trarei o quarto e último capítulo da série Ideologia dos desenhos animados!
(Imagem:
8 comentários:
Bacana Mary, é isso mesmo, elez fazem uma crítica com um ar de deboche e fica fantástico.
Sou FÃ
Abraço
Olá, Jack!
Gosto de "Os Simpsons" por causa da ousadia.
Eles falam tudo aquilo q gostaríamos de dizer e não tínhamos coragem! rsrsrs
O humor sarcástico me faz refletir sobre um bocado de coisa!
Obrigada por comentar!
Abração,
Mary.
Eu adoro os Simpsons, na minha opinião o melhor desenho da história e sem dúvida nenhuma um dos melhores seriados. Acho que a cultura americana mudou um pouco sim com o passar dos anos, mas ainda existem pessoas por lá que acham que não existe nada em volta de seu país. De qualquer jeito ficarei muito triste quando os Simpsons acabarem, por volta de 2011 acho. Abraços.
Oi, Guilherme!
Muita gente ama "Os Simpsons"!
Esse desenho representa muito de nós, nossa forma de ver as coisas, além de aprendermos muito sobre a sociedade.
Não sabia dessa história q irá acabar em 2.011!
Onde vc leu isso?
Então eles já estão marcando uma data, é?
Que pena!...
Abração da Mary p/ vc!
passei especialmente para desejar um óptimo dia das Mães !!!
Pedro
PS Adoro The Simpsons!
Oi, Pedro!
Obrigada pela felicitação!
Ainda não sou mãe, mas vou embarcar no q disse o Alexandre Brendim, de q aquela q cuida c/ muito amor e carinho de um animal de estimação, também é mãe.
Então, sou "mãe", de um lindo gatinho de nome Tuí!
Passamos, ele e eu, um dia muito agradável, dele correndo no quintal e ronronando à vontade! rsrsrs
Agradeço em nome de todas as mães do mundo, não só pela minha, mas por todas elas, já q são umas guerreiras!
Um forte abraço, p/ vc e Eninha, q eu não sei se ela é mãe, mas tudo de bom assim mesmo!
"Os Simpsons" são paixão mundial, não?
Mary.
Esse desenho eu adoro!
Embutidos nas hístorinhas podemos ver quase todos os tipos de humanos: o hipócrita, o avarento, o egoísta, etc. etc.
O que fico admirada é com a criatividade dos que escrevem as historias. Um barato.
Abs
Sumy
Oi, Sumy!
Não tem conversa: "Os Simpsons" são incomparáveis no escracho de uma sociedade!
Vc levantou uma ótima questão, concernente à criatividade!
Cada episódio traz uma temática ainda impensada por qualquer um; eles parecem estar 24h ligados ao q acontece ao redor! rsrsrs
Um abração e obrigada pelo comentário!
Mary.
Postar um comentário