PARA QUEM AMA GATOS

PARA QUEM AMA GATOS
https://www.youtube.com/c/RonronseGatices

domingo, 27 de junho de 2010

Pra frente, Brasil!


Eu estava igual à Larissa Bohnenberger no fantástico post que ela escreveu sobre a participação do Brasil na Copa do Mundo. (Inclusive, além de muito bem escrito, o texto de Larissa foi de uma sinceridade que me impressiona até agora! )
Mas passados alguns dias ( apenas alguns parcos dias!) e eu já tinha esquecido toda a minha amargura...
Toda Copa eu me juro que não vou mais assistir a nenhum jogo e que torcerei veemente para que o Brasil perca -e feio, e para a Argentina!, - como a já citada Larissa deixou explícito no seu post.
Só que eu acho que há alguma coisa de "martírio de brasileiro" que me leva a querer torcer, através de um simples esporte, para que o Brasil melhore!
"Melhore o quê?"- alguém poderia me indagar.
"Não sei!"- responderia eu, humildemente, sem saber a resposta.
Eu acho que tem a ver com aquela vontade inerente a todo ser humano de que vitórias fazem bem ao ego e levanta o astral, aquela corrente "Pra frente, Brasil!" de que tudo há de se resolver porque esse ou aquele jogador fez o gol decisivo, que colocará o nosso País "pra frente".
"Pra frente de quê?"- alguém muito enjoado insistiria em perguntar.
"Não sei!"- responderia eu, agora menos humilde e mais irônica por já ter deixado claro antes de que não sabia esse tipo de resposta de difícil definição...
Como eu já percebi que não consigo remar contra a maré embora muito de mim ainda guarde reservas a esse evento inebriante, tenho assistido aos jogos (não só os do Brasil) sempre que possível.
Tenho curtido os lances fortes que definem partidas , como o gol de Donovan dos EUA que pôs seu país nas oitavas-de-final , o gol de Luís Fabiano do Brasil , aquele "de mão", mas que acabou sendo o mais lindo da Copa até agora (ingratidão desse esporte britânico!), me aborrecido com as vuvuzelas e rido muito com as travessuras da bola jabulani, enganadora de goleiros e transformadora de jogadores médios em aparentes craques, tentando esquecer, com muito esforço, o porquê do título do meu post de hoje.
Sim, gente, não foi por acaso que escolhi esse título!
Creio que a maioria de nós brasileiros já viu ou ouviu falar do filme Pra frente, Brasil!, com Reginaldo Farias e Natália do Valle, título homônimo de uma música para o Brasil na Copa de 70 . Sobre o filme, ele é qualquer coisa, menos ufanista ou incentivador do futebol no País.
Existe, sim, muita ironia (adoro essa figura de linguagem!) , usando e abusando das contradições de um povo que é fanático por futebol , mas que não entende nada de política!(Ou não quer entender!)
A ditadura derretendo em cima das vítimas, com suas torturas, AI-5 e o escambau, e o povo daquela época pulando e festejando a cada bola que Pelé e seu escrete arremessava na rede!
Era o ano de 1970, auge da ditadura em nosso País , e que ironia (Olha ela aí de novo!), o auge do futebol no Brasil!...
Uma cena me marcou muito, quando o diretor Roberto Farias (irmão de Reginaldo), fez um jogo de imagens em que, enquanto pessoas gritavam pelo gol brasileiro, vítimas de tortura gritavam de tanta dor, tendo que confessar crimes que nunca cometeram...
É de doer aquela cena! Quem tiver acabado de almoçar, pode arremessar o conteúdo do estômago todo fora...
Assisti ao filme no Ensino Médio, quando o nosso professor de História resolveu levar a turma para a sala de vídeo e assim conhecer um pouco mais sobre o nosso "Brasil Varonil"!
A partir desse filme, nunca mais enxerguei Copa do Mundo, Olimpíadas, Pan-Americano, etc., com olhos inocentes.
Sei que é nesses eventos que ocorrem as maiores "facadas" dos Governos pelo Mundo (Meu consolo é saber que é não é só no Brasil que ocorrem esses "fenômenos naturais")!
Remédios que somem das prateleiras dos hospitais públicos, ameaças de retirada do 13.o salário, direito dos idosos de entrarem em transporte público quase cassado, maternidades com parcos recursos para receberem suas parturientes, salários de deputados e seus afins que aumentam exatamente nesses períodos, e assim, vai...
Sempre ouvi falar que eventos de grande porte qual a Copa do Mundo, são ópios do povo: alucinam, fazem "viajar", as pessoas gastam mais dinheiro e anestesiam, pois maldades acontecem e ninguém vê...
Já admiti, galera, que estou assistindo à Copa, mas faço-lhe um pedido:
Entre uma "viajada" e outra com o "ópio" , fique de olho à sua volta.
Pode ser que algum desses "fenômenos naturais" esteja acontecendo e quem sabe se a vítima da "facada" não esteja sendo VOCÊ?
E se você quiser ficar um pouquinho mais "limpo" após o uso alucinado da "droga", coloque a letra do samba-enredo da Portela, escrito em caixa-alta, em todos os cômodos da sua casa.
Lá está explícito o seguinte:
Não é proibido sonhar, só que olhos abertos e sentimento crítico, não fazem mal a ninguém...

Morfeu no Carnaval, a utopia brasileira - Samba-enredo da Portela (1986)

Eu hoje só quero saber
De esfriar minha cabeça
Cantar, sorrir, pular
E esquecer minha tristeza (oh Morfeu)
Deixa Morfeu me levar
Nos seus braços, sonhador
Quero fugir da realidade
Desse mundo sofredor
Nessa noite eu vou
Fazer da dor minha alegria
Sepultar eu vou o dissabor
Do dia-a-dia
Ver o meu irmão plantando
No verde sertão
Descolar um troco e pagar
Geral pro meu patrão (que é vacilão)
Ver minha Portela estourando
A boca do balão
Vai, meu time, arrebenta
Até parece o escrete de setenta
O índio em sua selva a sorrir
Feliz nesse torrão
Livre do FMI e da poluição
Como é triste o despertar dessa ilusão(2x)
Que pesadelo
Meu Deus, quanta taxa pra pagar
É trem lotado, que sacrifício danado
Desempregado e com criança pra criar
O nosso ouro lá da serra tá pelado
Já que está tudo arrombado
Deixa o leão se arrumar
No país da bola
Só deita e rola
No país da bola
Quem vem com dólar...




(Imagem:

2 comentários:

Anônimo disse...

Não queria adimitir isso, mas argentina ta merecendo ganhar =/

Mary Miranda disse...

Oi, Leonardo!
Pior que é mesmo...
A Argentina está com uma campanha muito melhor que a nossa!
Sem contar o carinho do técnico Maradona com os jogadores, bem diferente do nosso Dunga...
Um abraço,
Mary :)

Recomendados Para Você