PARA QUEM AMA GATOS

PARA QUEM AMA GATOS
https://www.youtube.com/c/RonronseGatices

segunda-feira, 29 de março de 2010

Trocando de biquíni sem parar


Quem já não passou por isso, de cantar uma música a vida toda com a letra errada e ainda passá-la para os amigos dessa maneira?
Eu acho que sou a campeã desses "trocadilhos" sem intenção...(haha)
O título que coloquei - Trocando de biquíni sem parar - é mais que justo por se tratar de trecho de canção com a letra mais trocada em língua portuguesa, segundo pesquisa informal feita por mim entre parentes e amigos!
Creio que ninguém tenha conseguido cantá-la com sua letra original logo quando a conheceu...
O grupo Brylho, capitaneado pelo talentoso cantor e compositor Cláudio Zoli, teve na década de 80 seu único hit chamado Noite de prazer, e desta feita, confusão armada: todo mundo "trocando de biquíni" e "sem parar" ainda por cima...
A letra original é assim:
"Na madrugada a vitrola rolando um blues
Tocando B.B. King sem parar..."
E eu, dada a troca de letra desde que me conheço por gente, ainda ia mais longe na bagunça lírica:
"Na madrugada de bola rolando, bumbuns
Trocando de biquíni sem parar..." (Que coisa mais sexy, não? haha)
Confesso que fiquei muito deprimida na época quando descobri que a letra não era do jeito que imaginava...
Mas não poderia deixar passar a oportunidade de homenagear esse mestre do cancioneiro americano, B.B. King , o Rei do Blues, que esteve no Brasil um dia desses , e dizer que é MUITO melhor B.B. King na letra, que aquela peça do vestuário feminino que serve para se ouvir as "cantadas" mais sem noção na praia :"Essa é a nora que minha mãe pediu pra Deus!".(Bem, pelo menos é melhor ouvir isso que ser surda!... haha)
Essa historia de ouvir errado a letra causa tanta confusão, que até existe um site basicamente para isso, o Virunduns, que eu descobri há poucos dias e adorei!
O subtítulo do blog recorre à música do Cláudio Zoli para atrair os leitores, coisa que eu fiz também por questão, como já disse, de justiça com a letra que tanta troca faz (não de biquíni, é bom lembrar...).
De maneira muito bem-humorada, eles desbravam a letra da música, e passam até mesmo o aspecto histórico (quando se faz necessário), para explicar o porquê dessa ou daquela letra se mostrar num formato "estranho". (Caso, por exemplo, da música O Elefante, de Robertinho do Recife, que fala de um grupo folclórico, e não de um elefante, o animal.)
Dentre muitas pérolas que "pesquei", rolei de rir com o que uma das pessoas enviou, uma música do meu amor Lulu Santos, chamada Casa:
"Pode ser que o Vasco vire
Também pode ser que não..."( O certo: "Pode ser que o barco vire/ Também pode ser que não...")
É como o(a) editor(a) do blog falou: "Como o Vasco é considerado time da virada, então a letra errada tinha lógica..."
Minha mãe sempre cantarolou Chuva fina, do Robby Rosa assim: "Eu não tenho nada na vida..." (O certo: "Se amar faz parte da vida...")
Já o meu pai fez um neologismo topográfico ao inventar a pitoresca cidade de Guarás, a que faz a personagem da música Lágrimas e chuvas do Kid Abelha, sentir muitas saudades:
"Eu vou voltar pra Guarás"... (O certo: "Eu estou contando as horas...")
E mais uma minha (música da até então adolescente Patrícia Marx, Doçura):
"Sou totalmente doida pra nascer..." (O certo: "Sou semente pronta pra nascer...")
Mais uma (Como os nossos pais, canção perfeita de Elis Regina):
"É você que é mal passado e que não vê..." ( O certo: "É você que ama o passado e que não vê...")
São muitas confusões que fazemos com essas músicas que amamos cantar, mas que não conseguimos ouvir as palavras...
Para quem quiser acessar o blog Virunduns, eis abaixo o link:
http://www.interney.net/blogs/virunduns
Vou passar uma dica: eu acho melhor lançar no Google o nome da música ou artista que você tem dúvida e depois o termo Virunduns, que aí você acha o que deseja com mais facilidade.

Duas perguntinhas:
1) Você cantava a música Noite do prazer com a letra correta?
2) Qual(is) música(s) você errava a letra com mais frequência?

Termino com os vídeos da desmistificação: o primeiro Noite do Prazer com a letra correta para ninguém se enrolar mais (haha) , e o segundo, o do homenageado merecidamente pela canção, Mr. B.B. King, por favor!

1.0) Noite do Prazer- Cláudio Zoli

A noite vai ser boa... de tudo vai rolar, vai rolar
Decerto que as pessoas querem se conhecer
Se olham e se beijam numa festa genial
Na madrugada a vitrola rolando um blues
Tocando B. B. King sem parar
Sinto por dentro uma força vibrando, uma luz
A energia que emana de todo prazer
Prazer em estar contigo... um brinde ao destino
Será que o meu signo tem a ver com o seu?
Vem ficar comigo depois que a festa acabar...

2.0) One of those nights - B.B. King


(Imagem:

4 comentários:

Valdeir Almeida disse...

Gostei da seleção.

Eu sou um desses que ouve a música e vai reproduzindo conforme penso que ouvi.

Abraços e ótima semana.

P.S: Quando puder, faça-me uma visita. As portas estão abertas no Ponderantes.

Joselito disse...

Grande Mary ... ahhhh a post é sobre letra de canção .... ahhh quando vi o titulo pensei outra coisa .... rsrsrsr ... é brincadeira, mas é sério ... e pra falar a verdade eu nem sei o que eu trocava ... ah tá é tocava ...

Mary Miranda disse...

Olá, Valdeir!
Eu pensava que fosse mania de brasileiro fazer bagunça com a letra, mas descobri que é um fenômeno mundial! rsrsrs
Agora eu tomo cuidado, antes eu não era assim: saía cantando o que me vinha à cabeça!
Sempre te devendo uma visita...
Perdoe-me,amigo, eu ando numa correria só!
Aquele abraço e espero não fazer como os políticos e cumprir com o que prometo!
Mary :-)

Mary Miranda disse...

Joselito, Joselito...
Olha lá, hein???? rsrsrs
Essa música já virou clássico da "trocação de letra"!
Você conhece alguém que a cante direito?
Eu nunca vi... ou melhor, ouvi! rsrsrs
Um abraço,
Mary :-)

Recomendados Para Você