Ah, existe uma tradição que diz que devemos respeitar a ocasião por conta de preceitos bíblicos cristãos, onde devemos propagar o amor, a fraternidade e a esperança? E que Jesus Cristo deve ser lembrado como o símbolo maior dos valores éticos e morais que o Planeta já teve notícia?
Sim, eu sei disso.
E tenho consciência do que é correto a se fazer , sendo eu a primeira a proferir tais argumentos para parentes, amigos, gente que conheço na rua, gente que nem conheço de modo algum, gente que gosto e que não gosto também e principalmente, para alunos.
Só que verdade seja dita:
SEM CHOCOLATE, NÃO DÁ!!!!
Discursos moralistas não me fazem galgar a Páscoa, se não houver, no domingo festivo pascoal, uma orgia de chocolates em forma de bombom, Ovo, barra, tudo facilitando o delírio da visão e sobretudo, o paladar.
Sempre foi assim, desde que me conheço por gente!
Quando eu era criança, meus pais, sempre tão rígidos, me induziam a acreditar que o Coelhinho não viria, fazendo a tradição parecer um amontoado de bobagem, e se esbaldavam em afirmar que não passava de "jogo de comércio" para faturar mais!
E eu lá, naquele domingo lindo ( já repararam que geralmente faz sol?), onde eu sabia que o Coelhinho iria passar longe da minha casa, mas iria habitar com seus "olhos vermelhos/ orelhas compridas" na casa do meu coleguinha, que sempre ria, comemorando com louvor os seus Ovos tamanho 22 que a madrinha , tia, tio, sei lá quem, teria dado a ele.
Muita fraternidade na minha casa... Mas a alegria na casa do vizinho!Ao ficar adolescente, uma certa "rebeldia" me convidou a pensar:
"Saco! Por que é "errado" querer ganhar chocolate na Páscoa? Por que tenho que ser uma tola diferente dos outros? Por que não posso ser refém do "jogo comercial? Por que não?"
Aí, com a força do pensamento que quer a resposta para a pergunta que corrói, nosso tio nos trouxe, todo alegrinho, humilde, uma caixa em papel celofane, a nossa primeira (!) em relação à data em questão.
Isso mesmo! A primeira, gente! ( Claro que já tínhamos comido bombons antes , mas não na Páscoa!)
Como aquilo foi inebriante, satisfatório, amoroso para o aquecimento de nossas almas!
Até meus pais, que consideravam a data supérflua, "caíram dentro"!
Gente, chocolate neste tipo de festa, é um ato de amor!
As pessoas ficam contentes, há fraternidade quando um amiguinho reparte com o outro um pedaço da barra de chocolate ao leite, ou quando um(a) aluno(a) nosso separa, dentre tantos bombons que recebeu, alguns deliciosos que sabem que gostamos ( já aconteceu comigo!) e ainda diz que se lembrou de nós, no dia anterior!
Alguns vão dizer que sou suspeita porque adoro o produto oriundo do cacau.
Não "liguem no automático", por favor!
Chocolate ativa um hormônio no cérebro, o chamado popularmente de "hormônio da alegria", que somado ao aspecto de valores de afetividade que a data apela em nossos corações, faz com que ele acabe sendo primordial para situarmos Páscoa x Fraternidade.
Vamos parar de creditarmos à venda exagerada de chocolates nessa época, o problema da falta de amor entre as pessoas, da diminuição do sentido cristão verdadeiro, da queda da irmandade entre os homens.
Não querer o bem dos outros, independe de qualquer fator externo!
Temos que valorizar mais as datas comemorativas que são "impostas" pela sociedade.
Paremos para observar o "por trás" de cada gest, como aquela criança pequenininha, que quebra no dente um pedaço de bombom, para demonstrar que ela pode repartir e passar um pouquinho do seu amor para o amiguinho.
E aquele(a) seu(a) amigo(a) de longa data, que não se vê há anos, "aperta" na agenda a data e traz em papel de presente, uma caixa de bombons de sua preferência, satisfeito(a) por ver um sorriso largo no seu rosto?
Páscoa é chocolate; basta usar o símbolo decentemente!
É tão maravilhoso ver as bocas à minha volta com aquela marca de cacau que escorreu pelo canto, por terem ido com "muita sede ao pote" , rindo à toda, comentando que já estão fartas de digerir aquele"pecado marrom"!
Como é bom ver as pessoas que amamos sendo agraciadas pelo prazer de sua companhia, e como é melhor ainda fazer com que o Coelhinho da Páscoa chegue a casas onde era inconcebível ele aparecer...
FELIZ PÁSCOA A TODOS, COM MUITO CHOCOLATE E AMOR NO CORAÇÃO!...
Um pedido: meu gatinho Tuí está participando do Concurso Gatinho da Páscoa promovido pelo blog da Gata Lili. Quem quiser votar nele para ganhar o prêmio, clique no link a seguir : http://lili-gata.blogspot.com/2009/04/gatinho-da-pascoa-votacao.html e vote no nome dele, na enquete que fica do lado esquerdo.
Dêem essa forcinha a ele!
Claro, se vocês acharem que ele merece! rsrsrs
Olhem a fotinho dele aí embaixo. Não é um amor????
7 comentários:
chocolate é bom mas tem tanta caloria que só de pensar eu engordo como anorexica acho que não comerei =/
Com chocolate e com voto no tuí.
Beijão querida.
Felipe
Hi, FRiend X!
Estou preocupada...
Vc é anoréxica de verdade????
Deve ser modo de dizer, né?
Ah, de vez em quando não faz mal comer chocolate!
A Páscoa é o momento certo p/ o devorarmos! rsrsrs
Big kiss for you!
Mary.
Felipe, amigão!
Sem chocolate não dá, né, não? rsrsrs
E obrigadaaaaaaaaaaa pelo voto no Tuí!
Bjs p/ vc também!
Mary.
Usuale,
A droga q eu já estou acostumada a comprar as delícias de chocolate, q nunca me interessei em fazê-las!
mas se acaso eu cismar, pode deixar q procurarei o blog q indicou!
E serve p/ a galera do Fatos de Fato ir lá conferir!
Abraços,
Mary.
Chocolate é bom em qualquer data do ano, mas na páscoa temos uma boa desculpa para comer um pouquinho mais...Um grande beijo, Mary.
Ah, Márcio, não haja dúvida! rsrsrs
Eu amooooooooo chocolate!
Todo dia pego um tasco e devoro! rsrsrs
Mas na Páscoa, esqueço de qualquer coisa (sabe aqueles discursinhos?), e como até a barriga dizer assim: "Chega!"
Uma Boa Páscoa p/ vc e seus familiares!
Bjs,
Mary.
Todo santo dia eu como um "batom", com a desculpa de recarregar as energias.
O domingo de Páscoa é o único dia do ano que como chocolate sem culpa.
Feliz Páscoa!
Abs
Olá, Sumy!
Batom é ótimo!
Bem melhor q aquele da maquiagem! rsrsrs
Querida, não é só vc q arruma desculpa não!
Todo mundo q é chocólatra inventa algo p/ esconder!
Em falar nele, o "Pecado marrom", q sua Páscoa seja maravilhosa, c/ paz, amor, e é claro, muito chocolate! rsrsrs
Abração,
Mary.
Postar um comentário