PARA QUEM AMA GATOS

PARA QUEM AMA GATOS
(Clique na imagem para conhecer)

quinta-feira, 15 de março de 2012

Moderar (ou não) comentários: vantagens e desvantagens


Comentário em blog é primordial, não há dúvida, e ninguém contesta. Blogueiro que não gosta de comentário, deve mudar de "praia"; opiniões de leitores fazem parte desse campo de exposição de ideias.
Mas como comentar? Qual o ideal de comentário num blog?
Depende.
Cada blogueiro tem metas a serem atingidas e, conforme o perfil da blogagem, ele poderá gostar dessa ou daquela maneira de exposição em seu espaço.
Contudo, não foi para explicar o que é ou não comentário, e a sua importância (sobre a relevância, um produtivo debate já ocorreu nesse artigo Até que ponto o comentário é importante?, onde os vários leitores deixaram suas excelentes opiniões), que estou aqui neste momento.
Neste artigo, venho com o processo ainda tão confuso do moderar comentários ou não, algo que causa controvérsias entre os atualmente milhares editores espalhados pelo mundo.
O choque acontece porque os blogueiros que liberam abertamente os comentários dos leitores, alegam "censura" por parte dos editores que moderam, e esses, por sua vez, acusam que blogs não-moderados, trazem letras de identificação anti-spam, que tanto mal-estar ocasionam aos leitores mais práticos...
E quem está certo? AMBOS!
Por isso achei cabível uma análise de todos os fatores que levam os dois tipos de editores de blog - os que moderam e os que liberam comentários- para chegar-se a um consenso do que é melhor para o espaço de quem esteja lendo.
Através de observação e pesquisa, creio ter conseguido segregar as vantagens e desvantagens da moderação - ou não - dos comentários.





MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS

Vantagens

  • É válido para evitar-se comentários ofensivos ou de procedência tendenciosa;
  • Quando surge um novo comentário, é fácil de achar pois o blogueiro o verá no painel de controle de seu blog;
  • Evita-se que posts mais antigos sejam "esquecidos", isto é, o blogueiro vendo o comentário a ser moderado, tenderá a dar uma resposta, se for de seu feitio, naturalmente;
  • Há uma tendência maior do blogueiro receber comentários realmente a ver com seus posts, pois comentarista spammer sabe que análises improdutivas não serão publicadas;
  • É bom quando um comentarista não tem o endereço de e-mail do blogueiro, quer deixar recado apenas, mas que este não venha a público, pedindo, assim, que não o publique (impossível em blogs que liberam seus comentários automaticamente).


Desvantagens


  • Parece, a quem comenta, que o blogueiro é um "deus" e só libera os comentários que lhe interessam;
  • Exige maior tempo do editor já que terá que ler todos os comentários antes de liberá-los;
  • Quando tem letras de identificação, espanta mais da metade dos comentaristas;
  • Causa insegurança nos comentaristas pois nunca têm certeza se o comentário foi, de fato, enviado.

NÃO-MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS


Vantagens


  • É mais rápido e prático pois, de imediato, o comentarista verá seu comentário publicado;
  • Dá a sensação de democracia a quem comenta já que toda a sua opinião estará aberta ao público, sem passar por nenhum tipo de "triagem";
  • É ótimo para blogueiro com pouquíssimo tempo pois este não terá que ler comentário por comentário para publicá-lo, após passar pelo seu crivo;
  • Pela sua rapidez de publicação, a tendência é que haja mais comentários pois, dependendo dos comentaristas que ali estejam, respostas anteriores podem colaborar com debates profícuos em tempo real;
  • Psicologicamente falando, é um sentimento de liberdade que o comentarista tem, sabendo que tudo que escrever, virá a público, sem que o editor interfira.


Desvantagens
  • É perigoso quando comentaristas mal-intencionados deixam suas opiniões. Estes escolhem posts mais antigos, que o blogueiro talvez nem se lembre, às vezes usando termos ofensivos, e assim atraindo problemas até mesmo com a Justiça;
  • É o paraíso dos spammers. Muitas pessoas se aproveitam, de blogs com comentários liberados, para propagandas, interesses apenas delas, para trocas de links, etc.;
  • Corre o risco maior do comentarista apenas fazer "número". Não responde adequadamente o post e espalha elogios vazios, sem "peso" para a postagem vigente;
  • Em postagens mais antigas, o editor demora muito tempo para achar o comentário feito.

Essas foram algumas das minhas visões sobre moderar ou não os comentários, com suas vantagens e desvantagens.
Desde muito tempo optei pela moderação de comentários, retirando as letras de identificação.
Pesei bem os prós e contras de cada um e, no meu caso pessoal, a moderação é perfeita porque me livra de certos incômodos nada propícios ao meu bem-estar de blogueira atuante...
Cabe a cada um, porém, fazer o mesmo, colocando na balança o que melhor lhe aprouver na prática.
Como disse inicialmente, quem libera ou não os comentários, está certo. O mais importante é que a arte de blogar seja abrangente e satisfatória.
Blogosfera deve ser um espaço tranquilo para todos, blogueiros e comentaristas, onde a troca de informações seja a meta principal!


Boa navegação para nós!!!!

(Imagem:
http://www.querocriarumblog.com.br
Edição de imagem:
http://marymiranda-fatosdefato.blogspot.com)

42 comentários:

terezab disse...

Você está certa em retirar as letrinhas de verificação, mesmo mantendo a moderação. Eu não comento com verificador de palavras porque me irritam e me chateiam...nada a ver com os blogueiros que querem se proteger dos anônimos e spams, é o ato de colocar as letrinhas que me dá nos nervos. Mas adoro comentar e receber comentários.
abração

Samanta Sammy disse...

Hellooooooooooo amiga Musa da Escrita !!! Hoje cheguei cedo !!! nada de atrasos kkkkkkkk

Bom eu fiz um apelo recentemente no facebook que rendeu muitas opiniões e o Adelson do gerenciando também abordou a questão, principalmente com foco nas letras de confirmação, nisso sou totalmente contra, visto que é possível moderar sem esta encrenca que atrapalha muito, pois ninguém tem tempo de sobra para ficar decifrando aquele troço, queremos visitar o máximo de blogs possíveis sem ter nenhum impedimento ou frescura.
Sobre moderar acho que cada um deve analisar o que é melhor para si, um blog que recebe muitos spams precisa de moderação e das famigeradas letras... fazer o que né rsrs Mas blogs pequenos como a maioria, não precisa tanto deste recurso.
Blogs com assuntos polêmicos, também acho legal moderar, pois evita comentários desagradáveis no ar o que pode gerar desconforto para um visitante novo que chega...
Eu optei por não moderar, mas recebo e-mails de todos os comentários feitos e por estes e-mails eu vejo se tem algo para deletar e me guio para visitar e retribuir quem comentou em meu blog, serve para limpeza e para minha organização.
Às vezes recebo ataques pessoais, e isso me levou a tirar a opção de anônimo do blog, infelizmente. Mas alguns ainda insistem com perfis falsos, então quando recebo o e-mail já decido se vai pro ar ou não, afinal meu blog não é a casa da mãe Joana, quem decide o que sai e o que fica sou eu :)
Como isso acontece pouco, resolvi deixar sem moderação assim o comentarista já vê seu comentário no ar e depois que fiz esta mudança e a retirada das letrinhas, o fluxo aumentou :)
Gostei muito da sua análise, achei perfeitas as colocações sobre vantagens e desvantagens, sem dúvidas as 2 condutas tem seu lado bom e ruim, cabe ao blogueiro analisar o que vai ser melhor e mais funcional para ele e para seus leitores :)
Arrasouuuuuuuuuuuu !

Grande beijooooooooo

Valéria Braz disse...

Oi minha Flor... muito 10 seu post!
Eu optei pela moderação sem as letrinhas (pelo menos eu acho que está assim...heheh)...
De qualquer modo, meu blog (pobrezinho) está sem atualização faz um tempinho... o que me faz estar mais visitando os amigos... e te confesso que tenho ogiriza (será que é assim que escreve?) daquelas letrinahs irritantes.....kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas, te confesso que adoraria deixar sem moderação mas recebendo os cometários todos via e-mail... só não sei como fazer!!!!!!!!!KKKKKKKK ... mas um dia me invoco e aprendo!
Beijo no coração

Mary Miranda disse...

Tereza, tudo bem, amiga?

Eu optei em moderar porque, no meu caso, é ideal!
Odeio aqueles spams hediondos, e depois que me agreguei a sites internacionais, a coisa piorou (cerca de 2 por dia).
As letrinhas são chatas mesmo, mas quando o blog tem um conteúdo que me interessa, até as enfrento! rs
Também adoro comentar e receber comentários; acho tão satisfatória essa interação!...

Amiga, obrigada pelo comment! (E mande um abração daqueles para a mana!)

Um abraço bem forte,

Mary:)

Mary Miranda disse...

Chegou cedo e com força total, Menina Sorriso! rs

Analisei seu comentário e, pelo que percebi, não vou liberá-lo, pois me cheira a spam! (Brincadeirinha para descontrair! kkkkkkkkkkkkkkk)
As letrinhas de identificação são mesmo bem enjoadas, mas as encaro, quando o conteúdo pertence a blogs que me interessam.
Estava pensando muito sobre essa questão moderar, não moderar comentários e embora tenha firmeza no que quero para o Fatos de Fato, quis ser bem imparcial nas minhas colocações porque cabe a cada blogueiro decidir o que é melhor para ele; nem todo mundo tem saco para ler comentário por comentário ou tempo para isso (Eu ainda tenho um tempinho e desprendo- o, com o maior prazer para ler antes de liberar).
O objetivo, porém, para eu moderar os comentários - e olha que já vai algum tempo, um pouco depois de começar a blogar- na verdade, são dois: porque houve uma época de blogueiros simples, que postavam coisas normais, terem sido ameaçados pela justiça por causa de comentários ofensivos (algum troll cretino querendo perturbar) e também porque comecei a receber muitos spams.
Não entendo direito, Samzíssima, meu blog nem é tão famoso assim, mas depois que andei visitando e me agregando a sites internacionais, cerca de dois spams por dia recebo no painel de moderação, e todos eles com muitos links, alguns sites são até pornográficos... (Imagine se eu não modero, no que meu humilde blog já tinha virado? rs)
O sistema de averiguar comentários pelo e-mail que você usa , também é uma boa saída, mas minha opção é essa, a de moderar, mesmo com o risco de alguns comentaristas acharem que só libero os comments elogiosos... rsrsrs
Bem, no mais, creio que os blogueiros, em geral, devam assimilar bem o que querem, para depois não se arrependerem...

Beijos, querida!
Se meu artigo foi bom, seu comentário foi melhor ainda, pois acrescentou e enriqueceu a ideia do texto!!!!

Obrigadíssima!!!!!!!!!!!!

Mary:)

Felipe disse...

Moça Bonita

Prefiro moderar, principalmente pelos blogs e comentaristas que pipocam na net.
Só uma vez sofri um ataque e várias vezes recebi comentários que eram propaganda eleitoral.
Como recebo poucos comentários,(ão sei porque minha caixa de comentários escolhe a dedo quem vai comentar - falha que não consigo sanar -, vou moderando.
Dizer que é mais uma bela postagem é chover no molhado.
Beijão do presidente vitalício em regime ditatorial.

Mary Miranda disse...

Val, minha Flor adorada!

Obrigada, desde já, pelo comentário, meu doce!
Gosto de moderar; pra mim, não há coisa melhor (e eu já adoto esse método desde o início de blogagem!).
As letrinhas de identificação me chateiam um bocado também, mas não deixo de comentar por causa disso, claro, se o artigo me interessar de verdade! rs (Oh, palavrinha chatinha que você escolheu, hein? Você tirou a professora aqui do cantinho para escrever "ojeriza"! Não se preocupe porque TODO MUNDO erra essa palavra! rsrs)

Beijos, amiga minha!!!!
Vamos que vamos, nessa longa e infinita blogosfera!...

Mary:)

Mary Miranda disse...

Meu Canceriano Favorito,

Sempre gostei de moderar, acho tão melhor!!!!
Vejo rapidamente quem comentou, o post que comentou, e o melhor: evito situações constrangedoras como as que você descrevera!
Você deveria informar ao Blogger, amigo, sobre esses problemas de alguns comentários chegarem, e outros não... É estranho!!!!
Ultimamente, coisa de 1 ano pra cá, recebo spam demais, e não sei por que escolheram meu humilde blog pra isso... Claro, como modero, eles não vêm a público, por isso que é ótimo o esquema de moderação!

Querido, que bom ler um comentário seu, e ainda com um elogio que sei que é sincero!

A presidenta vitalícia, recíproca e igualmente em regime ditatorial, te agradece e te envia um beijo! Mary:)

Cecilia sfalsin disse...

Ei minha virtuosa amiga,

Sempre gostei de postagens assim pois aprendo muito .

Concordo totalmente com seus itens de vantagens e desvantagens, descrevestes muito bem e com uma linguagem bem fácil de se entender.

Particularmente optei por moderar, nada de me achar uma pessoa tão importante, sempre modero todos os comentários com carinho, tanto os que concordam e apreciam, quanto aos que não concordam e gentilmente expressam suas ricas e devidas opiniões, porém optei pelo motivo de importuno mesmo , de ter que receber certas linhas abusivas e ofensivas.

Ha um mês atrás recebi comentário assim, o que me constrangeu muito, pois nunca tinha passado por tal experiência , achei que era uma perseguição pessoal o que na verdade era, mas entrei em contato com uma amiga muito especial que me aconselhou a prosseguir que ela também ja havia passado por tais situações .

Enfim, quanto as letrinhas chatas que por mais protetoras que sejam me incomodam, rsr, então optei por tirá las..

Obs...Nada tem de mais apreciável do que termos comentários em nossos blogs e seu artigo da uma liberdade de cada um fazer como achar que o satisfaz , muito bem elaborado...

Beijos Flor de Lis...

Gisavasfi disse...

Particularmente acho muito importante a moderação de comentarios, mas sem as tais letrinhas de confirmação, que são um HORROR.
Faço o mesmo que você, se o post me interessou mesmo e eu quero comentar eu até encaro as indigestas letrinhas. Mas que elas são terríveis, isso são. Parece até que algumas são colocadas amontoadas na intenção de que ninguém as decifre, rsrsrs.

E também acho muito gostoso quando comento e vejo meu comentario publicado imediatamente, mas não tenho coragem de fazer isso, não. Spams e comentarios agressivos eu simplesmente não publico.

Por isso deixo a moderação ativada, sem letrinhas de confirmção.
Um grande beijo.

Mary Miranda disse...

Ceci, querida amiga, a doce do Alencar!

Sempre me sinto muito bem quando escrevo algo útil, que as pessoas possam se sentir bem; obrigada, amiga, pelos elogios!
Não me vejo mais sem moderar, desde que comecei!
Sua experiência desagradável, só veio a confirmar aquilo que eu já tinha certeza: continaur moderando para evitar transtornos...
O que me botou medo inicial, foi o artigo de um blogueiro amigo meu, já há muito tempo, quando nos contou que alguém havia levado multa porque alguém havia comentado com ofensas, incluindo nome de terceiros, e como não conseguiram achar o "criminoso", para quem caiu a culpa? Sobre o blogueiro-editor, é claro...
Mas cada um sabe sobre o seu próprio tempo e disponibilidade apra liberação de comentários, responder aos mesmos, etc.
Tentei fazer um artigo o mais imparcial possível!
E aquelas letrinhas... São chatinhas mesmo! rsrsrs

Beijos mil, Cecizinha!!!!
Adorei sua vinda, como já virou costume!!!!

Mary:)

Luísa L. disse...

Olá Mary, boa noite!

Concordo com a tua análise, que é super-completa na apresentação dos prós e dos contras.

Eu optei por moderar os comentários, mais para evitar o spam, do que de receio de comentários menos corretos, pois nestes três anos e meio a blogar, não devo ter tido mais do que três ou quatro comentários desses! rsrs

Quanto às letrinhas de verificação... eu também detesto. Muitas vezes deixo de comentar um artigo exatamente por causa dessa verificação, acredita!!

Beijos!

Mary Miranda disse...

Boa noite, Gisa!

Parece unanimidade, as letrinhas que enchem a paciência de todo comentarista! rsrs
Quando entrei na blogosfera, eu as adotava por total insegurança, já que eu tinha aprendido que elas minimizavam o spam, com o tempo, porém, adotei apenas a moderação, que está de bom tamanho...
Interessante que as letrinhas só pioraram com o tempo. No início era apenas uma palavra e com eltras bem legíveis; agora, são duas palavras e, como você disse, parecem amontaodas a propósito para ninguém comentar mesmo! kkkkkkkkkkkkk
É bom ver meu comment imediatamente publicado, mas fico com um pouco de pena do blogueiro que não se calça de alguma forma, ou seja, aquele que não tem uma forma de acompanhar todos os comentários de seu blog.
É que os spammers, quase que em via de regra, escolhem posts "escondidos", aqueles mais velhos que até o blogueiro esqueceu-se de sua existência, e por ali, pode lascar links de sites pornográficos, pedófilos, etc. O ideal é termos certa proteção contra esses malfeitores...

Beijos, querida!
Que comentário excelente o seu!!!!

Obrigada!

Mary:)

Mary Miranda disse...

Lu, boa noite!

Adotei a moderação para me defender de certos transtornos ( a minha vida "real" já me aborrece o suficiente para não querer as chateações da "virtual"! rs).
É incrível que há pessoas que sentem prazer em serem inconvenientes e por conta disso, somos obrigados a tomarmos certas atitudes...
Eles avisam que as letras são para provarem que não somos robôs (no Face de vez em quando aparece isso pra mim! rs) só que, como somos humanos até demais, as mesmas perturbam além da conta... rs Sou a favor da moderação sem as 'bonitinhas" anti-spam!...

Beijos, amiga minha!
Seu comentário me encheu de júbilo, no que te agradeço sinceramente!!!!

Mary:)

~^~ Lena Lopez ~^~ disse...

Oi Mary, as duas formas tem as suas vantagens e desvantagens, você elaborou muito bem o texto e explanou de maneira clara.
Eu modero os comentários de todos os meus blogs, mas não faço qualquer tipo de censura a eles, desde que não sejam ofensivos, discriminatórios e difamatórios. Faço isso por que, um conteúdo publicado, sempre trará consequencias, por mais rápido que seja a eliminação de tais conteúdos, com a vastidão da internet ele sempre será lido por alguém e um estrago feito, está feito.
POr outro lado, os comentários feitos em nossos blogs, mesmo que sejam opinião de terceiros, nós somos os responsáveis pela publicação, desta forma se constitui litisconsorte e seremos responsabilizados.
Entre os leitores acharem que é uma censura e um grande estrago, a veiculação de preconceitos, ofensas e discriminação, prefiro a primeira opção! Com certeza, dói muito menos!
Ah, as letrinhas, já faço campanha entre os blogueiros para abuli-las, mas são poucos os que realmente as eliminam dos comentários, creio que é preciso juntar forças, leitores e blogueiros que são contra elas, quem sabe dá resultado.
BJOS
Lena

Reginaldo Alves disse...

Olá Mary, gostei da abordagem do tema por sua parte.

Eu, particularmente, prefiro moderar os comentários do meu blog, apesar das desvantagens citadas no seu artigo. Creio que vale a pena pela questão da qualidade dos comentários e também para evitar que spammers façam a festa.

Seguindo o blog! Abraços!

CharlesNetto disse...

Seu post é muito bem-vindo em uma hora de grande análise e ponderações quanto ao seu post intitulado ""Moderar ( ou não) comentários: vantagens e desvantagens"", pois sou de acordo que podem ser ambas as situações pois já me deparei com as duas situações tão bem abordadas e inclusive uma vez me deparei com um extenso comentário em uma de minhas postagens em um de meus blogs se não tivesse esta opção de moderação de comentários eu não iria só deletar o tal comentário citado que se fazia muito antagônico aos meus escritos que fiquei impressionado com a extensão do mesmo que pensei que teria que deletar junto com a postagem e após copiar ela de novo faria a reedição.
E de lá para cá sempre tomei o cuidado de conferir bem todos os comentários antes de fazer a pura e simples aprovação.
Também precisei seguir passo a passo as suas indicações aqui antes de comentar, pois seu post me conduzia a querer saber mais e mais de outros assuntos que tão bem complementava este aos quais favoritei e guardei em meus arquivos pessoais para futuras consultas se vier a precisar, uma vez que fiz a coletânea de uns quatros juntamente com este que se alto complementavam sendo assim considerado por mim o compêndio dos mesmos como uma Bússola para um Bom Blogueiro devido ao riquíssimo de conteúdo encontrado e assim penso que me demorei um pouco na leitura dos mesmos, mas ganhei em conhecimento mais uma vez com outro blogueira tão especial como a considero, ok!

Sérgio Santos disse...

O meu blog tinha essas malditas letrinhas para digitar e eu nem sabia. Recentemente um leitor me deu esse alerta e retirei isso de lá. Sempre reclamei e tinha a causa da minha indignação em meu próprio blog. Bjs, Mary!

José S. Pereira disse...

Oi Mar.

No meu blog nunca moderei. Nem quando eu era o Batman e nem agora que sou Fake (sim, inclusão digital já: Fake também é gente e tem blog!).

Nunca tive problema. Mas já vi muita coisa estranha acontecendo,

Na verdade, pelas minhas fake-isas científicas e muito empíricas, descobri que o problema todo é espiritual. Esses técnicos de informática ainda não perceberam a malignidade dos vírus de computadores. Muitos deles vão bem além de um simples resfriado nos micros. Mas "possuem" o micro. E, por contato, encapetam o usuário.

Verdade!!! Já menininhos de óculos, meniininhas vestindo rosinha dos pés a cabeça (coim direito a fitinha nos cabelos), mas na internet... Nossa, Belzebú é pouco!!!!!

Mas é sério. A moderação é uma ferramenta importante, para quem produz artigos. Tem muita gente interessada apenas em tumultuar. A internet encapeta mesmo as pessoas. Dá uma sensação de poder (imagine um ser infeliz, preso a uma vida medíocre, impotente e que, na internet, fala grosso e pode até ofender o presidente dos USA) , como se fosse ouvido e tivesse relevância.

Então, botão de moderação ativado. Ou um Pastor de plantão na porta do blogger, pra desencapetar previamente os Comentaristas mais saidinhos!

Beijos

Mary Miranda disse...

Lena, querida, seu comentário foi pertinente; ADOREI!!!!

Penso o mesmo... Depois do leite derramado, fica difícil de juntá-lo! A internet é muito rápida e quando apagamos comentários indesejados, podemos já estar levando processo nas costas, por algo que sequer tínhamos conhecimento!
A mesma forma que você usa, é a minha; eu nunca excluo comentários porque são de opiniões contrárias as minhas visões pessoais.
AS letrinhas de identificação, amiga, se tornaram unanimidade no desprezo por parte de comentaristas e, concordando com a sua opinião, de tanto que reclama-se disso, talvez, quem ainda adote, pare de vez com esse processo tão desconfortável...

Obrigada, querida, pelo rico comentário!
Agradeço, de coração, por cada palavra sua!!!!

Beijos,
Mary:)

Mary Miranda disse...

Reginaldo, boa noite!

Moderar é a melhor saída, no meu caso em particular!
Tenho pavor desses spams horrorosos, de blogueiro querendo se dar bem nos blogs dos outros, sem um trabalho edificante, só tentando levar vantagem...
Dá um pouco de trabalho ler comentário por comentário antes de liberá-los, mas vale a pena!

Obrigada pelo comment e volte sempre!!!!

Um abração da Mary pra você! :)

Jandi TI disse...

Olá!
Minha opção é por "não moderar". Acho que o visitante se sente mais à vontade com isso.
Quanto a dificuldade de encontrar as as postagens, como recebo o email informando em qual notícia houve o comentário e pelo blog ter as notícias divididas por categorias, não tenho problemas.
Parabéns pelo post! Muito interessantes os pontos que colocou.

Mary Miranda disse...

Charles, amigo meu!

Obrigada desde já, pelo comentário tão enriquecedor!
É bem por aí mesmo, amigo, se deixarmos rolar, muitos spammers nos atrapalham e fazem de nossos blogs, uma verdadeira balbúrdia!...
Comentários assim como você mencionou, eu nunca recebi, mas de spam, e blogueiros querendo empurrar seus links de maneira abusiva, isso é todo dia, dois em média!... (Muitos até, em língua estrangeira, achando que como não entendo o idioma, vou sair publicando qualquer coisa...)
Legal demais saber que meu post passou a fazer parte de seu arquivo de boa blogagem!
Quando escrevo sobre a blogosfera, faço uso da intuição e o pouco da minha experiência como blogueira; repito: legal mesmo que esteja te servindo de alguma forma!

Um forte abraço,
Mary:)

Mary Miranda disse...

Sérgio, amigo!

AS letrinhas são odiosas mesmo e eu também sempre as detestei!
Sabe que aconteceu comigo isso também?
Logo no início, eu ativava as letrinhas para diminuir o spam, mas não moderava os comentários.
Depois, passei a moderar e tinha esquecido que não tinha destravado esse item das letras... Uma intuição me mandou dar uma olhada e vi que ainda mantinha esse processo chato! rs


Um abração!
Obrigada pelo comment edificante!!!!

Mary:)

Mary Miranda disse...

Querido Sidney, que-ainda-está-na-década-de-70! rs

Achei válida a sua colocação de palavras que, como sempre, nos leva a reflexões mais profundas...
O bicho chamado "máquina" domina a todos nós, independentemente se essa "máquina" é a internet, TV, jornal, rádio, etc.
Se não tomarmos cuidado, nos sentimos o próprio Deus, se assim a "máquina" disser que devemos agir...
Portanto, concordando plenamente contigo, eu modero os comentários porque não sei com que tipo de "deus'" estou lidando por trás da tela... Se só pessoas de bom senso comentassem em blogs, tudo isso se faria desnecessário, mas sabemos que de ensandecidos, seja no real ou virtual, esse nosso mundo anda repleto!... (Gostei do que você mencionou, de gente "normal" que vira louca, quando está diante do PC, pensam que podem falar mal desse ou daquele, como se fossem salvar o mundo!...)
Você lembrou dessa história do spray, quando falou de pastor na frente do Blogger? Já pensou se a moda pega?! rsrsrsrsrs

Aquele abraço pra ti, meu amigo!
Adorei seu comentário!!!!

Mary:)

Mary Miranda disse...

Jandi, boa noite!

Como eu disse no artigo, cabe ao blogueiro ver o que é melhor para a sua dinâmica de vida; o não-moderar também tem suas vantagens, apesar de eu ter optado em moderar.
Sou meio encafifada com certos comentários e odeio spam, por isso, para mim, a moderação é o ideal! rs


Seu comentário foi bem produtivo. Muito obrigada pela excelente participação no post!!!!

Abraços,
Mary:)

Voz do povo disse...

As letras irritam, muitos blogueiros não as tiram por não saber como, meu blog é moderado, infelizmente existem internautas que não sabem se comportar, em especial um blog polêmico como o meu, que trabalha corrupção e movimentos sociais, campanha contra a compra de votos, etc. Parabéns por mais um belo texto, minha querida amiga, Kaká, do blog A Voz do Povo.

Gisavasfi disse...

Obrigada pelo carinho, minha querida.

Mais uma verdade, esta turma escolhe posts antigos para colocar toda sorte de absurdos.

E já que este post é um alerta inclusive contra sites pornográficos e afins, eu adquiri o hábito de examinar os avatares dos meus seguidores porque, já por varias vezes, este pessoal passa a nos seguir apenas para divulgar links destes sites e com avatares totalmente improprios. Eu realmente bloqueio estes seguidores.

Ontem mesmo removi um seguidor que nem nome tinha, apenas um avatar de um casal e quando acessei o perfil, era de um site pornô.

Sem falso moralismo, mas não quero expor meus visitantes a cenas de sexo explícito, mesmo que seja em um minúsculo avatar. Muito menos quero divulgar tais sites. E já foram 4 ou 5 os que eu exclui.

Fica ai o alerta: verifiquem os avatares dos seguidores. Bloquear um perfil indesejado é muito fácil.

E para quem não sabe como bloquear, basta acessar o painél e clicar no ícone de seguidores (pelo painél mesmo). Então procure pelo seguidor indesejado, clique sobre o avatar que já aparecem as opções de ação, inclusive o bloqueio. Questão de alguns cliques e aquele avatar desaparece do gadget.

Beijão querida. 'Inté.

Luis Eduardo Pirollo disse...

Olá minha querida e grande amiga Mary, boa noite!!!
Minha amiga, moderando ou não moderando, seu texto ficou divino, tanto as vantagens como as desvantagens de ambos... parabéns!!!
Eu, como liberalista democrático, não utilizo a moderação e nem os indesejáveis caracteres malditos... rsrsrsrs... Como se diz no bom português "meus comentários ficam a lá vontê", cada um que escreva o que bem lhe convier... afinal se o comentarista escrever alguma coisa indesejável ou ofensiva, foi ele quem escreveu, eu só leio... rsrsrsrs... e sempre agradeço pela bela opinião...
Valeu minha amiga, adorei sua postagem!!!
Tenha uma linda e abençoada noite e um dia maravilhoso e feliz!!!
Abraços com carinho e muita paz, sempre!!!

Mary Miranda disse...

Bom dia, Cacá!

Ninguém tolera aquelas letras! São tão enjoadas, que mereciam um post inteiro só sobre elas! rsrs
Querido amigo, é primordial, em blogs sobre política, assuntos muito polêmicos como o seu, haver o mecanismo de moderação!
O meu que nem é tão polêmico assim, já surgem uns malfeitores querendo achincalhar o espaço! (Só de spam, amigo, são dois em média por dia, e até hoje não entendo por que cismaram com o meu blog...)

Obigada pela inestimável presença!
Devemos nos precaver para evitarmos chateações e você está certíssimo em moderar o Voz do Povo!!!!

Abração,
Mary:)

Mary Miranda disse...

Gisa, querida, que alerta utilíssimo!!!!

Não tinha pensado nisso e agora você falando, já vi mesmo uns avatares meio esquisitos no meu Fatos de Fato, mas nunca pensei em clicar, só achando bem estranha a imagem!!!!
Sim, não é falso moralismo, mas temos que preservar nossa respeitabilidade; o que leitores, que não conhecem nosso trabalho ainda, vão achar que somos, ao aceitarmos seguidores pornográficos, etc.?
Adorei o seu aviso!!!!

Obrigada, de coração, amiga!

Beijos da Mary:)

Mary Miranda disse...

Du, caríssimo amigo!

Gostei da sua postura, você é bem objetivo!
O problema é quando surgem dissabores com a Justiça pois ouvi falar que comentários ofensivos a terceiros, se estes se sentirem atingidos, podem recorrer à Justiça e será o blogueiro-editor quem pagará a multa (que às vezes é altíssima...).
Se não fosse por isso ou os chatíssimos spams, eu também iria "liberar geral" aqui no Fatos! rs

Um abração e aquela obrigada pela participação pra lá de maravilhosa!!!!

Mary:)

Bia Hain disse...

Oi, Mary! Gostei muito da sua postagem! Eu nunca tive problemas com comentários ofensivos no meu blog, colocar o link do blog também não tem problema, por isso tirei de vez as letrinhas e os comentários estão abertos (gostei do termo: democracia). Mas não vejo problemas em colocar moderação caso venha a ter algum problema chato, né. Gosto muito dos comentários que deixam no meu espaço, me acrescentam muito como pessoa. Um abraço, bom final de semana!

Danilo LaGuardia disse...

No meu blog pessoal, apenas o primeiro comentário de cada leitor é moderado, a partir daí, qualquer comentário fica livre ao participante.

Não modero o primeiro comentário com o intuito de coibir ofensas. Publico inclusive elas, se for o caso, o comentarista só precisa ter em mente que o blog é meu, e que ele goste ou não, a última resposta sempre será minha. Eu apenas modero esse primeiro comentário de forma a coibir spam.

Mesmo comentários liberados, não passam por validação captcha. Já que meu blog é pago, tenho acesso a um plugin chamado Akismet, que faz uma peneirada em cada comentário e decide por mim se ele figura como spam ou não. Quand considera o comentário duvidoso, impõe um captcha ao usuário, se mesmo assim não houver segurança, aí sim o comentário é enviado a uma fila pra minha apreciação pessoal.

A coisa no meu caso é bastante simplificada com esse plugin e a opção de moderar apenas o primeiro comentário de cada pessoa. Ela se utilizando do mesmo e-mail sempre, nunca mais vai precisar entrar na fila de moderação.

De repente existe alguma versão tipo widget/gadget para blogspot. Por que não dá uma procurada? É uma mão na roda o Akismet.

Apenas avisando, já que nada é perfeito, o plugin é estrangeiro, e quando coloca um comentário autêntico na fila de moderação, o que é liberado, fica desconfigurado em função das acentuações do idioma português.

Mary Miranda disse...

Bia, querida!

É bom quando o blog não recebe nenhum tipo de chateação porque a liberação poderá ocorrer, dos comentários.
Eu não posso fazer isso pelo tanto de spams que recebo, principalmente de sites estrangeiros, e muitos deles têm conteúdos impróprios.
Já ouvi falar de blogs que receberam multa, por causa de cretinos que escolheram posts antigos, aqueles que o blogueiro não lembra direito, e lá deixaram comentários ofensivos contra terceiros.
Por temor a isso também, optei - e não me arrependo nem um pouco- pela moderação, ainda que haja algumas desvantagens, como descrevi no post.

Gostei demais de sua vinda aqui, sempre coerente e objetiva; obrigada!!!!

Abração da Mary pra você! :)

Mary Miranda disse...

Danilo, tudo bem?

Gostei muito de suas dicas!
Eu sequer imaginava que houvesse plugin para isso, e em domínios pagos, creio que o processo de filtro de spams, seja mais eficaz...
No meu caso pessoal, nunca vi nenhum problema em moderar os comentários; muito pelo contrário, só me traz benefícios! Já lanço meus posts sabendo do tempo de disponibilidade para escrevê-los, publicá-los, avaliar comentários e respondê-los.
Mas, naturalmente, que tanto mais opções um blogueiro tiver, melhor, por isso agradeço enormemente a você por ter exposto o seu mecanismo para comentários.

Um forte abraço,
Mary:)

Van disse...

Oi Mary,

Muito boas as suas considerações, você fez um apanhado bem geral do assunto, ficou bem completo.

Eu gosto do comentário aberto, sem moderação e sem letras de confirmação, mas nestes casos de assuntos de preferencias de blogeiros, como você, eu também nunca acho que uma coisa é melhor que a outra ou mais certa que a outra,sei só o que é melhor pra mim, a liberdade de ações que você propõe com seu texto é a minha regra,as pessoas são diferentes, é lógico que só poderíamos esperar diferentes opções de formas de receber comentários, de blogar, de sentir e fazer tudo ou qualquer coisa, portanto, blogueiro que modera, bom pra ele, que deixa letra de confirmação bom pra ele, que escancara tudo como eu, bom pra ele também, e assim vamos fazendo da diferença uma unidade, né não?

Beijos, querida

Mary Miranda disse...

Van, meu doce!

Tentei ser a mais imparcial possível e muito me alegra saber que o meu objetivo foi alcançado!
Admito que no início da postagem um "bichinho" me tentou para puxar a "brasa para a sardinha" da moderação (porque é o modo que uso e o que mais gosto), mas eu estaria fazendo uma postagem tendenciosa e o foco não era esse!...
O certo é que cada blogueiro saiba o que está fazendo, e você provou que tem perfeitamente transparente, o seu ideal no tocante à liberação de comentários.
Adorei quando você defendeu a liberdade total de modo de moderar ou não os comentários, até mesmo não criticando o blogueiro que adota as letras.
Parei para pensar no que escreveu e cheguei à conclusão que as tais letrinhas também são uma forma de moderação, e se elas existem, por que não quem as acha com valia, adotá-las? (Eu não gosto delas, por isso não as coloco).
O caso é que nunca deixei de comentar nenhum post por causa da moderação com letras. Se o artigo me interessa, vou até o fim, coloco uma lupa se não estiver enxergando, e sigo em frente! rs

Beijos, anjo!
Seu comentário é um daqueles que não poderiam faltar, de tão enriquecedor que é!!!!
Meu obrigadíssima por ter vindo!

Mary:)

Frank Castle disse...

Oi Mary, como vai?
Olha embora eu entenda as razões de haver moderadores do comentários, e isso não ter me impedido de comentar, creio que ainda estamos um pouco longe de termos esse recurso pro enorme bem estar que ele fornece.
Aqui no Dihitt no momento, talvez nem sejam tão necessários, mas houve momentos que ele foi imprescindível por causa dos trolls e fakes que andaram invadindo as redes e foram usandos como uma muralha contra eles.
Porém temos os malditos capichas que não devem ser tão complicados, porque senão isso começa a demostrar que eles não funcionam, mas acho que só a moderação ( sem capichas ) resolveria. Até agora não vejo utilidade nesses capichas muito complicados. com um capicha simples já da pra bloquear os robos..
Beijão!

GataVadia disse...

Chego um pouquinho tarde mas quero dizer que gostei muito deste seu post, querida Mary.
Você sempre analisa com rigor qualquer assunto antes de o expor e isso torna muito útil, além de agradável, a leitura de seus artigos.
Quanto às letrinhas o consenso é geral: extremamente irritantes e fazem perder um tempo precioso.
Tem aí blogs que apresentam dois conjuntos de carateres, todos tremidos e cambados, encavalitados, cada um a dançar para seu lado, indecifráveis mesmo. Já cheguei a ter de repetir 3 vezes.
Isso acabou, os queridos amigos que me desculpem mas não comentarei nessas condições.
Moderar ou não moderar é opção de cada um, como você muito bem explica.
Concordo com as razões que aponta e, dependendo do tipo de blog qualquer das duas tem cabimento.
No meu caso, sendo o blog quase exclusivamente de humor eu libero por completo.
Trata-se de rir e o riso não pode pedir licença para se soltar nem tão pouco ficar de quarentena à espera de aprovação para sair kkkkkkkkkkkk
Por isso retirei tudo o que possa dificultar os comentários. Mas eu recebo todos por e-mail e não acontece de não ver os que fazem em posts antigos porque eles vêm ter comigo no momento em que são feitos e, se necessário, apago-os. Ou seja, quando apago já apareceram no blog. Mas isso acontece raríssimamente.
O meu blog fez um ano no mês passado, ontem tinha 5 108 comentários e só apaguei dois, não porque me ofendessem a mim mas porque foram desagradáveis com dois outros comentadores.
Posso dizer que tenho tido sorte, têm-me saído pessoas educadas. Caso contrário talvez eu apertasse mais as caravelhas kkkk Mas espero que não.
Com o novo sistema lançado há pouco pelo Blogger de se poder responder sob o comentário, o sistema ficou muito mais dinâmico e se tivesse de ficar à espera que essas respostas fossem liberadas emperrava tudo, perdia o interesse. Isto no meu caso, claro
Na verdade, comentar é o que eu mais gosto de fazer, adoro meter a minha colherada rsrss Mas quando esbarro com uma série de barreiras tudo a dificultar, parecendo que o espaço é sagrado e que tenho de passar por vários filtros purificadores antes de entrar, fico com a impressão que o dono desse blog não quer que comentem e desisto.
Olhe pra isto que relambório... kkkkkk
Adorei seu texto
Beijinhos no coração
Moçoila

Mary Miranda disse...

Boa tarde, Frank!

hehehehe De tantos fakes, trolls, etc, que andam por aí, acho que o moderador de comentários é o único recurso 100% seguro para evitarmos confusão... (É claro que excluo o Sidney dessa lista porque ele é fake de si mesmo, é do bem e eu o adoro!!!! rs)
Aqui no diHITT já houve foi coisa por conta de malfeitores; creio que seja por isso que às vezes o site fica meio "pesado"!...
AS letras são enjoadíssimas, mas concordo plenamente com a amiga Van sobre a liberdade total que o blogueiro deve ter, até mesmo ao usar algo que não agrada à maioria (quem usa, sabe o porquê de fazê-lo)...
Só fico meio triste pelo blogueiro que faz uso desse recurso, pois espanta muitos comentaristas.
Mas como já disse várias vezes, se o post for bom, não estou nem aí: comento " na boa", encarando as letrinhas de frente! rs

Forte abraço, amigo meu!!!!
Adorei seu comment!!!!!!!!!!!


Mary:)

Mary Miranda disse...

Moçoila, querida!

Antes de mais nada, te agradeço pelos elogios e comentário tão relevante ao post!
hehehehe Adorei a sua menção ao humor para a liberalização dos comentários!
De fato, amiga, dificilmente blogs que contenham piadas, ditos jocosos, etc. são alvo de ofensas, ameaças, etc.
Eu não posso dizer o mesmo porque, apesar de eu postar muitos artigos bem humorados, há muitos outros que são mais críticos e que, infelizmente, atraem comentaristas pouco educados, que no uso do baixo calão dos termos, me ofendem, não entendendo que aquele post é uma opinião; não sou dona de verdade alguma...
Foram bem poucas ofensas, ainda bem, e meu objetivo principal em moderar é o fato de quererem postar MUITOS SPAMS, coisa que começou a ocorrer depois que me agreguei a sites internacionais. (Alguns sites até pornográficos, nada a ver com o perfil do Fatos de Fato!) Nunca entendi direito porque escolheram o meu blog pois ele não é famoso...

Beijos, amiga!
Obrigada mais uma vez!

Mary:)