PARA QUEM AMA GATOS

PARA QUEM AMA GATOS
https://www.youtube.com/c/RonronseGatices

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Gêmeas de Corpo e Alma


Conto de hoje: Gêmeas de Corpo e Alma.
Da antologia IMPREVISTOS DE UMA VIAGEM COTIDIANA,  de Mary Difatto.
Toda quinta-feira, uma nova publicação.
Bons "imprevistos de viagem"!




GÊMEAS DE CORPO E ALMA




Elas eram gêmeas. Duas mulheres feitas, unidas pelo nascimento. Partilhavam de tudo juntas. Gêmeas de corpo e alma.
Por uma grande força do destino, apesar de gêmeas bivitelinas, ou seja, formadas com óvulos e placentas diferentes, eram muito parecidas.
Karen e Karina, os seus nomes.
Tinham a irmã mais velha, que elas pouco se comunicavam. Irmãos gêmeos são mais irmãos que os outros, de partos individuais...
A família delas era essencialmente feminina – as gêmeas, a irmã mais velha, a mãe e a avó –, e elas costumavam ser paparicadas, sempre chamadas de “meninas”, mesmo estando formadas em arquitetura, adultas o suficiente para saírem de casa, logo quando quisessem.
Quem optou pela arquitetura foi Karina, mas Karen sempre fazia o que a outra escolhia; lembrando bem o “maria-vai-com-as-outras”, que tanto a sabedoria popular repete.
Ambas trabalhavam na mesma empresa; ambas namoravam gerentes de banco. Eram tão unidas, que uma vez Karina não quis ir a um evento. Karen, que já tinha marcado com o namorado com antecedência, preferiu não ir também,alegando problemas de saúde. As gêmeas não se largavam nunca...
Pâmela, a irmã das duas, não confessava, mas a magoava bastante a atitude das caçulas de a preterirem sob qualquer aspecto, como se ela fosse apenas “alguém da família”. Uma diferença mínima de três anos, não a fazia com tal distância etária assim, para que as gêmeas não pudessem incluí-la.
O erro talvez tivesse sido da mãe, que conversava coisas sérias ou banalidades em separado. Primeiro, chamava a mais velha; depois as caçulas. Formava um “bloco separatista”, feito um complô onde o “campo inimigo” não poderia saber os próximos atos.
Mas Pâmela tinha orgulho delas. Considerava as “meninas” muito inteligentes e descoladas, que ela poderia dizer para os amigos: “Foram as gêmeas que fizeram!”, quando viam os muitos croquis que levava para o trabalho.
Ela mesma não tinha formação acadêmica. Mal terminara o Ensino Médio, e fora chamada para ser atendente de guichê na Rodoviária Novo Rio. Falava o inglês intermediário e o espanhol fluentemente, ambos idiomas aprendidos na correria do cotidiano atendendo passageiros diversos. Também com um esforço maior para o aperfeiçoamento.
Invariavelmente, Karen e Karina criticavam o jeito de se vestir de Pâmela, sugerindo que ela fosse “jeca”.
Numa das poucas festas que as moças convidaram a mana mais velha, assemelhava-se a um acontecimento nababesco, tal era o tato das gêmeas com a vestimenta de Pâmela:
“Coloca essa blusa, com esta saia!” “Calça essa sandália!”
“Leva bolsa de mão!”
“Pode deixar que eu te maquio!”
E tantos outros aconselhamentos, que a irmã mais velha quase desistira de ir.
Já na festa, Karen e Karina passaram o tempo todo a observando, temerosas com algum imprevisto que pudesse ocorrer.
Num suor que escorresse de seu rosto, Pâmela tinha o aparato das irmãs: “Usa o meu lenço!”
“Borrou um pouco a maquiagem! Vamos para o banheiro para retocar!...”
A festa era de aniversário de uma colega das gêmeas, que passou o evento mais na Lua que presente. Diziam as más línguas que era viciada em remédios para dormir, por isso a dificuldade em manter-se atenta.
Muito parcamente Karen e Karina apresentaram Pâmela aos convidados. Logo quando terminavam os cumprimentos básicos, arrastavam a irmã para um canto, onde formavam algo parecido com um “cordão de isolamento” de duas pessoas.
Em casa, Pâmela repassou a festa passo a passo mentalmente. E descobriu, com amargura: “Minhas irmãs têm vergonha de mim...”
Um dia as gêmeas saíram cedo, e nada de retornarem, deixando mãe e avó bem preocupadas. A irmã mais velha também considerou a situação bastante incomum.
Pâmela fora encarregada de encontrá-las, já que o celular de cada qual só dava fora de área.
Anteriormente, a mãe ligara para todos os amigos, colegas e, naturalmente, namorados, para que pudessem dar alguma informação.
Nada.
Como a mãe estivesse muito nervosa, Pâmela acabou sendo a mais indicada para pegar o carro em busca das garotas.
Ela saiu percorrendo todas as vias, desde as próximas da casa delas, até as mais turbulentas, as clássicas do engarrafamento do trânsito no cotidiano.
Nada.
Apelou para os hospitais. Apelou para a delegacia de polícia. Nada.
Desolada, Pâmela retornara à residência com ar de desespero total.
  Nós perdemos as meninas. Elas... elas... sumiram!...
Caiu num choro desabalado, tendo a companhia da mãe e avó para colaborarem com a tristeza.
  Não procuramos em todos os lugares; procuramos? – indagou a avó.
  É mesmo... Talvez elas tenham ido para algum local que não costumam ir... – ressaltou a mãe.
  Quem sabe não foram àquele coquetel na Barra da Tijuca? – Pâmela jogou essa opção no ar, embora não achasse cabível; elas não eram irresponsáveis, portanto, avisariam.
   Mas elas não tinham desistido? Pelo menos, foi o que disseram... – era a mãe, em meio às lágrimas, tentando achar uma esperança.
   Amanhã vou lá... Nem vou tomar café! Elas podem ter resolvido no último minuto... – disse Pâmela, tentando se situar na problemática.
A irmã mais velha estava inconformada. As gêmeas a preteriam em muitas situações, mas eram as suas irmãs, as únicas que ela tinha.
Lembrou-se – a dor tem dessas proezas nos momentos mais impróprios – que era a ela que as pequeninas recorriam, quando sentiam medo.
Pâmela já se formando mocinha, e aquelas gêmeas de placentas diferentes - mas que nasceram iguais na fisionomia – ficavam perguntando se ela já namorava. A pré-adolescente ria e dizia que estava a fim de um garoto do clube. Era sempre a mesma pergunta, imediatamente, a mesma resposta.
Na verdade, Pâmela custou a começar a namorar; as gêmeas se iniciaram em romances bem antes.
Foi exatamente na época dos beijos e abraços nos garotos, que Pâmela deixou de ser a irmã protetora, para se tornar a “pertencente da família”; apenas isso.
Ela não era o que as irmãs sonharam terem para si, como modelo de adulta.
Não se ligava em moda, maquiagem, pintar as unhas, em compras fúteis, muito menos em arrumar namorado toda vez que perdia um. Às vezes passava meses sem ter ninguém. Já chegou a anos um período de sua vida...
Volta e meia algumas pessoas sugeriam que Pâmela fosse homossexual, algo que as gêmeas não negavam. Não que ela se vestisse masculinamente, mas pelo seu jeito recluso para ter relacionamentos. Somada a isso, a pouca vaidade.
Quando tentava se enfeitar, não ficava moderna. As gêmeas riam dela, e a pichavam sem dó, com a mãe e a avó, que não compactuavam, mas também não a defendiam. Por isso que nos raros convites para festas, tomavam à frente na arrumação para garantir que não passariam vexame ao seu lado.
Mais uma vez amargurada, Pâmela pensou, até com saudade: “Elas sentem vergonha de mim. E eu gosto tanto delas... Espero que seja ‘gosto’ e não ‘gostava’...”
Não tão cedo, às 9h., a irmã mais velha se mandou para a Av. das Américas, onde ocorrera o coquetel que as gêmeas mencionaram uns dias antes.
Elas disseram que, por terem um projeto arquitetônico que deveriam entregar na terça que vem, não iriam. E também não queriam chegar tarde.
Mas Pâmela era observadora, e não gostara nada do que a fisionomia das meninas trazia. Um quê de alarme, algo velado, uma entrelinha perceptível na voz...
“Será que tem a ver com o dono daquele escritório, que vive cantando as duas?”, pensara a irmã mais velha na hora.
“Porque se ele for, é natural que as meninas não queiram ir... Como são orgulhosas essas gêmeas! Custava dizer a verdade?” – continuara refletindo, tudo em frações de segundos.
Ali na Avenida, essa ideia retornou com força, levando-a a dar verdadeiros solavancos com o veículo, já imaginando a vingança que armaria para o desgraçado que fizera algum mal com as irmãs. “Ele não vai sair impune! Não vai mesmo!... Vai pagar, e muito caro!”
Meio que inconscientemente, Pâmela tinha se tornado a responsável pela família, desde criança, quando perdera o pai aos doze anos. Não que a mãe fosse desleixada ou louca, mas a ainda menina se sentia na obrigação de ajudar na criação das menores.
A morte do pai se fizera em mistério para Karen e Karina durante metade de suas vidas.
Fora a contradição dos fatos, que ficaram desencontrados a  cada  vez  que  uma de suas parentas lhes contavam, que as levaram à descoberta. “Ele corria demais, por isso, bateu num muro”; “Ele dirigia bem, mas bateram no carro dele, não resistiu aos ferimentos...”, “Dirigia em alta estrada quando, de repente, falhou o freio. Bateu no poste... Não resistiu...”
Combinadas, mãe, avó e irmã selaram o trato que o pai teria morrido de acidente de automóvel. As minúcias do fato, com o tempo, foram sumindo, e as variações da história surgiram, como é de se esperar quando se torce a verdade.
As gêmeas, já no começo da vida adulta, colocaram a irmã contra a parede, e inquiriram, com vitalidade:
“O que aconteceu de verdade com o nosso pai?”
“Ele morreu de acidente na estrada... Vocês já cansam de saber!” “A VERDADE, Pâmela, a VERDADE!”
“Essa é a verdade...”
“Se você não nos contar AGORA, nunca mais te consideramos nossa irmã!” (“Vocês já não consideram mesmo...’’, refletira Pâmela, com ar de contrariedade
e rebeldia, na época)
“Mas o que vocês querem mesmo saber? Se ele demorou para morrer?...” “Só a verdade. Só ela nos interessa!...”
Olhara para as meninas e sentira que estavam prontas.
Afinal, inventar mentiras dava muito trabalho. A moça já andava farta:
“Nosso pai se suicidou. Com um revólver. Deu um tiro no ouvido e caiu morto no quarto. Nossa avó que o encontrou.”
As gêmeas ficaram estáticas. Não tinham boca para falar, só para emitir sons indescritíveis.
“Vocês estavam de férias na casa da nossa outra avó, a mãe dele, nem poderiam sequer imaginar qualquer coisa desse tipo.” – continuara a mana mais velha, soluçando. – “No enterro do nosso pai, todo mundo recebeu ordens  expressas para jamais falar desse assunto com vocês.
Pela nossa mãe, nem eu saberia a verdade, mas acabei descobrindo rápido porque a primeira pessoa que a vovó enxergou entrando na sala, foi eu mesma. Nossa mãe só chegou à noite, quando o corpo tinha sido levado para o IML.”
“E por que Pâmela, por que ele cometeu esse desatino, essa doideira, meu Deus?” – Karina perguntara, visivelmente incrédula por força do coração, não da razão, que tinha consciência que a irmã dizia a verdade.
“Ele era viciado em jogo. Apostava alto. Se reunia com outros viciados como ele para partidas de pôquer.”
“Mas isso não é ilegal?”
“Ilegal em cassino ilegal. Em casa, com os ‘amigos’, quem é que vai dizer? A Justiça não pode se intrometer em jogos feitos com clima familiar...”
“Para ele tirar a própria vida assim, é sinal que foi grave a situação... Ele fez dívida  de  jogo, não foi?    Alguém forçou ele a pagar, ‘tá na cara!” – Karen estava calada, mas resolvera falar.
“É, foi bem por aí... Mas o lance todo que causou o problema, é que ele não tinha como pagar!... Teve que vender o carro, mas mesmo assim, não deu para saldar a dívida. Quase que vendeu até a nossa casa, para vocês terem noção do desespero dele... Ainda bem que teve juízo e não desamparou a família...”
“Então, ele se matou...” – constatara Karina, pesarosa – “E como ficou pra quem ele devia? Começou a cobrar da nossa mãe, não foi?”
“Não. Por incrível que pareça, não. Acho que a história do suicídio pegou até mesmo o jogador para quem ele devia, de surpresa. Era um cara pai de família também. Só era viciado em jogo, que até é considerado doença. Não tenho certeza, mas acho que o nosso pai pensava em se tratar. Foi adiando, adiando, e a dívida aumentando... E o mais estranho que, o tal jogador, por uma infeliz coincidência, morreu de acidente de automóvel, do mesmo jeito que a gente contava para vocês duas sobre o nosso pai!...”
As gêmeas, por um tempo para elas suficiente, ficaram mais chegadas à irmã mais velha. Coisa de semana. Transmitiam a sensação que entraram num “luto” voluntário e precisavam de Pâmela para o conforto emocional. Passado aquele período, voltaram com a indiferença costumeira.
Sentindo-se desamparada, após encarar um trânsito que não ajudava, Pâmela já estava num restaurante-bar onde ocorrera o coquetel da noite anterior, para averiguações:
   Senhor, bom dia! – era a moça, cumprimentando o garçom – Poderia me informar se houve um coquetel ontem aqui, e se há a lista de convidados?
  Bom dia! Houve, sim! Mas não foi no meu turno... A senhora pode se informar melhor com o gerente!
  Onde ele se encontra?
  Com o gerente que está agora, não vai adiantar nada falar. O melhor é o do turno da noite... O problema que somente a partir das 18h., ele estará aqui... Mas aconteceu algo em nosso estabelecimento? A senhora me parece cansada... Aceita um copo d’água?
  Muito obrigada, mas prefiro voltar outra hora... Obrigada pela gentileza! Tenha um bom dia!
Ele cumprimentou com a cabeça, com uma solicitude impressionante. Passava a ideia de que, se pudesse ajudar, estaria a postos para tal fim.
Sem direção, Pâmela correu os olhos por todos os lugares, mas com sensação de derrotismo: “O pior aconteceu. Elas se foram...”
Em casa, deitada sozinha no sofá amplo, perto do meio-dia, ela que só pegaria à noite na Rodoviária, recebeu a ligação sonhada no telefone fixo.
Era Karina, com a voz tremendo:
  Pâmela, por favor, vem correndo para a Francisco Bicalho! Karen precisa de socorro... Perdeu sangue, muito sangue, vem logo, vem logo!
Cansada, porém, contente, ficou a irmã mais velha. Karen estava ferida, mas viva!
No hospital, quando já tinham recebido todo o atendimento pertinente a casos como o das duas, toda a situação foi explicada por Karina.
Segundo ela, as gêmeas foram realmente ao coquetel.
Decidiram, quando um dos colegas informou que um grande empresário poderia fechar um trabalho particular com elas, que receberiam uma soma considerável.
Chegando ao coquetel, perceberam, de imediato, que o chato do escritório se encontrava no local. Como elas nada de avistarem o referido empresário,  resolveram ir embora.
Antes, entretanto, fizeram um passeio no Centro da cidade, tendo Karina  dirigindo o veículo, com o foco e a responsabilidade que lhe eram peculiares.
Estava tudo bem, até receberem uma “fechada” de um doido qualquer, fazendo com que ela freasse bruscamente. Karina bateu no volante e desmaiou. Karen sofreu o baque maior, pois sua cabeça fora direto ao teto do carro, causando, assim, um ferimento médio que, além de fazê-la perder os sentidos, também bastante sangue.
Ninguém as ajudara. Naturalmente, pensavam que fossem ladras ou algo parecido.
Quando Karina finalmente voltou à vigília, mesmo com a bateria fraca do celular, conseguira ligar para casa pelo tempo suficiente para a comunicação.
  Mas Karen não está fora de perigo, disse a médica... – a mãe abalada com a situação das filhas.
  Ela perdeu muito sangue, é natural... Mas vai ficar boa! – acalmava Karina, sem estar nem um pouco tranquila.
Não demorou muito, e uma outra médica informou:
    A paciente Karen vai precisar de transfusão de sangue. O estoque que tínhamos aqui, só dá para hoje, mas para amanhã, está seriamente comprometido. Vai ser necessário um doador. Alguém da família é B negativo?
Karina não podia ajudar a sua irmã.
Eram tão parecidas, tão unidas, tão gêmeas, no entanto, bivitelinos têm dessas ironias do destino. Elas eram semelhantes na fisionomia, porém, no sangue, havia a ingrata diferença: Karina era B positivo.
Entretanto, a vida não cansava de jogar os dados da sorte, e estava em Pâmela, a não tão irmã assim, a ajuda que a gêmea de Karen não poderia lhe proporcionar.
Sempre reclamando, indagando a si mesma o porquê que tinha que ser negativo o seu tipo sanguíneo, aquela ausência cruel do fator RH que complicava a segunda gravidez de uma mulher que o portasse nas veias. Salvo em casos de bebês também com fator RH negativo como a mãe, não havia problema.
Eis ali toda a reclamação esquecida. Era Karen o seu segundo bebê, e de fator RH negativo como o seu.
  Eu sou! Posso doar! – disse Pâmela, com orgulho.
Espantada, Karina comentou, com uma mistura de despeito e ciúme:
  Eu nunca soube que você era do mesmo tipo sanguíneo de Karen...
   Talvez porque você nunca tenha se interessado em saber... – era Pâmela, com certa mágoa na voz.
Um mês depois do incidente, as gêmeas se encontravam inteiramente reestabelecidas.
Pâmela passou a ter um medo: a de “perdê-las” mais uma vez.
Karen e Karina voltaram a ser as “meninas”, aquelas que tudo contavam para a irmã mais velha, tão ligadas, tão amorosas...

Tinham retornado à rotina, incrementando novos projetos, motivadas a trabalhar, a namorar... Tudo correto como deveria mesmo ser.
De repente, surgiu um pensamento triste e louco na mente de Pâmela, quando sentadas as três à mesa do café-da-manhã, rindo do mesmo dito engraçado que uma delas puxou.
Mesmo em clima de descontração, a irmã mais velha insistia com o pensamento, que ousou externar:
  Vocês não vão me deixar de lado como faziam antes não, né?
  Como assim? – perguntou Karen, verdadeiramente inocente.
  Ah, vocês pareciam que tinham vergonha, sei lá... Ficavam me ignorando, nem me consideravam irmã...
   Pam, você sempre teve um espaço em nossos corações! – argumentou Karina.
  Não é o que parecia... – uma ponta de mágoa surgiu na voz de Pâmela.
    A gente pegava um pouco pesado com você... – admitiu Karen, meio contrariada consigo mesma – Mas é que você é meio estranha para uma mulher... Assim... Não se cuida muito, não sei!... – para não ofendê-la: – Mas não me importo mais, pode acreditar! Depois que você salvou minha vida...
Pâmela sorriu, deixando escapar um pouco do tom de ironia:
  Será que terá que acontecer sempre algo de impressionante na família, para vocês se aproximarem de mim? Eu vou ter sempre que salvar a vida de uma de vocês, para ser considerada irmã? – Pâmela agora apresentava indícios de lágrimas no canto dos olhos.
Tocada, Karina só disse:
  Não, não vai precisar...
Numa inspiração momentânea, Karina desenhou, com uma caneta esferográfica que colocava no bolso, num guardanapo de papel, três cabeças femininas, de cabelos bonitos parecidos com os das três irmãs.
Quieta, Pâmela foi assistindo ao processo de construção. Novamente o orgulho: “Como as gêmeas são talentosas!”
Karen também acompanhava, sem saber ao certo, qual seria a mensagem. Terminado o esboço bem feito, Karina o entregou à Pâmela, dizendo:
  A partir de hoje, você não é só uma irmã. Você é nossa irmã! E pode falar para todo mundo que não temos diferença de idade; nem grande, nem pequena.
Agora Karen tinha compreendido totalmente o real intento da irmã. E sorriu.
    Sabe por que não há diferença de idade? – prosseguiu ela – Porque nascemos de um mesmo parto: somos trigêmeas!
Foi assim que passou a ser conhecido o trio unido no sangue e na alma. No desenho, cada uma assinou o nome.
Num quadro puseram a imagem, que ficou pendurada acima do telefone fixo da mesinha de anotações do canto da sala.Numa moldura eterna. Inseparável.



Quem quiser ler antecipadamente todos os contos, basta clicar neste link do site Mary Difatto >>>>
http://www.marydifatto.com.br/2019/01/imprevistos-de-uma-viagem-cotidiana.html

Nenhum comentário:

Recomendados Para Você