PARA QUEM AMA GATOS

PARA QUEM AMA GATOS
https://www.youtube.com/c/RonronseGatices

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Tios que parecem pais!


(Scooby- Doo é um grande exemplo de tio que parece pai em desenho animado!)



Que a família é a base de todo ser humano, ninguém contesta. Tudo o que se fala sobre ela de bom ainda é pouco, mesmo que haja tanto pervertismo em muitos lares e destruição de valores, tantas vezes repassada na TV...
Contudo, há um parentesco pouco comentado e que merece ser mais lembrado com reverências mais expressivas: o tio!
Na ficção ou vida real, os tios são sempre referidos como sujeitos irresponsáveis ou sacanas, que só aparecem na casa dos familiares para almoçar e estragar a educação dos sobrinhos, acobertando suas peraltices, ensinando a soltar pipa ou então, indo para um lado mais grotesco da situação, seviciar as crianças em atos deploráveis sexuais...
Sabemos que isso acontece - claro que sim! - não nascemos ontem, só que, garanto, há mais tios generosos que malfeitores!
Tenho magníficas recordações dos meus, em maioria, falecidos tios, onde foram fonte de aprendizagem, educação, luta e exemplo a serem seguidos por mim! Não convivi com nenhuma tia de sangue pois mulheres, em nossa família, é um pouco raro (até primas não tenho muitas!...), e isso serviu para que eu visse neles a única base de apoio fora meus parentes do lar.
Interessante que as tias são mais bem vistas, tanto que as professoras de primeiro ciclo assim são chamadas, devido à ligação que se faz àquela que poderá substituir a mãe por algumas horas. E os tios ficam parecendo apenas "personagens secundários", portanto, com "poucas falas"...
Só nos desenhos animados é que a palavra o"tio" é quase sinônimo de "pai"!
Não sei qual foi o primeiro idealizador dessa pecha nos cartoons, e seja quem tenha sido, foi de uma inteligência e sensibilidade impressionantes! Muitos ídolos de desenhos infantis têm sobrinhos e agem de maneira tão paternal, que ninguém sente falta dos progenitores!...
O mais interessante, no entanto, é que poucos personagens têm um lar tradicional, estilo pai, mãe e filhos. Mas estão lá o tio e seus sobrinhos, em mil aventuras, salvando-os do perigo, passando lições de amor e respeito, moral que finca em nossas almas para o resto de nossa existência...
Separei em imagens, alguns dos tios mais famosos da TV, dos desenhos animados que exercem função de educadores e pais dos sobrinhos.
Alguns personagens têm caráter duvidoso, como o Pica-Pau, só que, para seus pequenos protegidos, ele transmite valores bem éticos!...


PICA-PAU, TOQUINHO E LASQUITA

(Desenho: Pica-Pau)


SCOOBY-DOO E SCOOBY-LOO
(Desenho: Scooby-Doo)


POPEYE E OS QUADRIGÊMEOS PIPEYE, PUPEYE, POOPEYE & PEEPEYE

(Desenho: Popeye)


PATO DONALD E OS TRIGÊMEOS HUGUINHO, LUISINHO & ZEZINHO

(Desenho: Pato Donald)


SNARF E SNARFINHO

(Desenho: Thundercats)


FRAJOLA E SOBRINHO (Alguns episódios)

(Desenho: Piu-Piu e Frajola)



PERNA LONGA E SOBRINHO (Único episódio)


(Desenho: Perna Longa)



(Imagens:
Fontes diversas)

18 comentários:

Adriana Helena disse...

Mary!! Boa noite minha linda!
Que postagem fofinha, gostosa!!!
Ah, e você pode não ter convivido com suas tias, mas tem uma priminha..eu... pode contar comigo viu?

Já em matéria de tia, eu posso dizer que sou tipo coruja das grandes!!rsrs
Inclusive me considero quase uma Scoby..rsrs Mas o Frajola e o seu sobrinho também me encantam! Que lindos!!!

Muito simpática e completa sua matéria! Finalmente alguém se dispôs a falar um pouquinho dos tios e tias, muitas vezes abandonados, discriminados, dados as circunstâncias dos acontecimentos em que estão inseridos!!

Um beijão prima, estou na área ok?
Scoby, Scoby duuuuuuuuuu!!
Boa noite!
Uma semana maravilhosa!!!!

Maria Adeladia disse...

Garota, que lindeza seu blog!
É bem diferente!Encantada! Vi seu blog no da Paty, onde ela divulga o seu.Gostei dos comentários dela sobre seu espaço e aí, vi conhecê-lo!

Quando pequena, curtia muito este desenho. Anda não sou mãe, mas sou tia de muitos sobrinhos, acho que uns 30....!Me dou bem com todos, graças a Deus.
Acho a família a base de tudo! Valorizo todos os meus familiares.
Gostei do seu perfil, curto mais ou menos o que vc tb aprecia.Sempre gostei de lêr, escrever...interagir-me,é maravilhoso!

Linda, se desejar seguir meu blog, fico feliz, pois preciso de mais leitores, acredito que todo blogueiro curte quando outros os seguem!
Te seguirei de volta, viu????

Beijos, fica com Deus e tenha uma semana maravilhosa!

Lari Bohnenberger disse...

Mary, minha linda! Tudo bem?

Mary, muito fofo o seu post, principalmente porque ele trás lembranças boas, e relembrar pedaços felizes da nossa história é sempre muito bom.

No meu caso, tanto por parte de mãe quanto, principalmente, por parte de pai, as famílias nunca foram muito unidas. Sempre fui muito distante de tios e primos, principalmente depois do fim da infância. Tem gente que acha uma pena... Mas sabe que não me faz falta uma maior proximidade? Não que eles sejam pessoas ruins, muito pelo contrário, mas são pessoas de valores tão diferentes que eu teria muita dificuldade pra encontrar algo em comum com essas pessoas além da árvore genealógica.

Acho também que parte desse meu desprendimento é porque eu tive e tenho muitas figuras próximas que exercem o papel de tio e tia na minha vida, pessoas que não são parentes de sangue, mas de coração. Meu dindo e minha dinda, por exemplo, a madrinha do meu irmão mais novo que é amiga de infância da minha mãe... Várias mães de amigas minhas, que me tratam como da família... E tenho também duas primas - e são as únicas - mais próximas, essas de sangue mesmo, com quem realmente tenho um vínculo para além do parentesco.

Adorei, Mary! Suas lembranças acabaram por trazer as minhas lembranças à tona!

Super beijo, Lari!

Anônimo disse...

Todos que eu adoraaaaaava ver!!
Vim aqui pela indicação da Paty, mas percebi que já conheço, já sigo faz um tempo...
Foi bom rever!!
Grande abração!!

Cecilia sfalsin disse...

Pois é minha linda amiga,

Sua postagem esta gostosa de se ler e recheada de boas lembranças.

Sou uma tia super coruja, super mesmo, quase uma mãe , porque também tive tios e tias assim, aliás tenho, eles ainda não perceberam que cresci :),as vezes posto fotos no face, logo esta la minha tia falando coisinhas secretas de criança que gosto de ouvir, tipo, cute cute da titia rsrsr, eita que coisa viu, rsrs, mas adoro. Os considero muito .

Me trouxe boas lembranças através dos desenhos, dos tios animado, e protetores....

Beijos e linda semana pra ti

Valéria Braz disse...

Oi Mary... é uma grande verdade que os Tios sempre acabam como os vilões...hehehehe
Eu particularmente tive uma tia que foi pra mim uma segunda mãe. Conheci poucos tios porque eles só existiam na familia por parte de pai e não éramos muito chegados.
Eu adoro desenho animados e sou apaixonada pelas estripulias do Tio Patinhas e seus sobrinhos.
Beijo no coração

Paty Michele disse...

Pois eu tenho 4 tias do barulho!!! Uma delas é minha madrinha e a outra é minha segunda mãe. As outras duas são tão jovens que eu nem chamo de tia mais. rsrsrs

Mary, depois confira no meu blog a repercussão da indicação do seu blog. E aproveita pra divulgar seu espaço no post novo, que é exclusivo para divulgação.

um bjo!

Mary Miranda disse...

Adri, minha Anjinha mais doce!!!!

Essa foi uma espécie de homenagem aos meus tios muito queridos, que tantas boas lembranças nos deixaram!...
Quem alavancou a ideia pra escrever o artigo foi o Snarf dos "Thundercats" , quando o vi hoje pela manhã. Lembrei que ele, na versão original, tinha um sobreinho, o Snarfinho, e eles eram tão amorosos um com o outro, como pai e filho.
Ah, eu sei que prima eu tenho! Vó Zilda não iria me deixar na mão! hehe E estou satisfeita por ter você comigo nessa jornada entre "parentas"!
Meu tio e sobrinho favoritos da ficção também são Scooby-Doo e Scooby-Loo, embora a ligação do Popeye com os quadrigêmeos seja muito linda também...
Fico feliz, Adri, por uma postagem tão inusitada ter agradado! Sentia que estava devendo essa aos parentes poucos lembrados e importantes que são os nossos tios!...

Beijos, querida!
TE adoro, de coração!!!!

Mary:)

Mary Miranda disse...

Maria, boa noite!

Fico pra lá de feliz por meu blog estar tendo essa ótima aceitação dos leitores; agradeço muito à Paty por isso!
Família é tudo, salvo em casos extre indicação!
Família é tudo, salvo em casos extremos, onde uns querem prejuidcar os outros, ocorrendo o que chamamos de desestruturação familiar.
Tive maravilhosos tios, os quais sinto muita falta! Não sou tia aidna, mas tenho certeza que serei do tipo "babona", se descuidar, até levar à escola vou querer! Sem contar que poderei ensinar as primeiras letras também! hehe
Esse post foi uma homenagem que fiz aos tios, através de personagens dos desenhos animados.
Scooby-Doo, pra mim, é o melhor tio nos desenhos!!!!

Beijos! Logo quando eu puder, farei uma visita ao seu blog! Obrigada por vir!

Mary:)

Mary Miranda disse...

Lari, querida!!!!

Pois foi de um momento fofo mesmo, a minha inspiração para o post! Estava eu assistindo a desenhos animados (pra variar! rs) pela manhã, e vi o Snarf dos "Thundercats" e lembrei da primeira versão, onde seu sobrinho Snarfinho era tratado por ele feito filho. Daí vieram outros à memória, como Scooby-Doo (meu tio favorito nos desenhos) e outros.
Falando assim, parece que minha família extra lar é bem unida, mas não é! Há anos não vejo um primo sequer!... Com a morte dos meus tios, em sua maioria, parece que a família nem existe mais...
Nunca fui chegada aos primos (nenhum sequer!), mas aos meus tios, puxa, como os adorava!!!! Lembro deles como se fose agora... Como era bom saber que eles existiam!... (Eu e meu mano estávamos recordando seus cacoetes e rimos um riso tão dolorido, daqueles que lamentamos o porquê deles terem ido...).
Há pessoas que são nossa família também, e disso, graças a Deus, não tenho do que reclamar! Tenho vizinhos (raridade isso! rs) que confio e gosto tanto, que parecem que os conhecemos desde sempre!...
Enfim, que bom que gostou do artigo! Percebi que causou um certo ar de saudade em todos que aqui vieram!... Mas saudade boa...


Beijos, amiga!!!!
Mary:)

Em tempo: qual tio de desenho que você mais curte?

Mary Miranda disse...

Vanda,

Ah, esses desenhos são ótimos! Rio muito com a bagunça que arrumam nos episódios, os tios e os sobrinhos espoletas! rsrs
A Paty é uma amiga muito especial, está ajudando na divulgação do blog, o que só tenho a agradecer!
Volte quantas vezes sentir vontade! O espaço está aberto aos amigos!

Um abraço pra você!!!!

Mary:)

Mary Miranda disse...

Cecizinha, meu doce de amiga!

Feliz que fico pro causar boas sensações esse post! ERa mesmo esse o objetivo!...
Não sou tia ainda (casamento aqui em casa é palavra feia! kkkkkkkkkkkkk mas acho que serei em breve...), mas imagino o quão gostoso deve ter sobrinhos que são como filhos!
Meus tios me paparicavam tanto!!!! Tudo que era bonitinho, fofinho, engraçadinho, traziam pra mim, e também não perceberam que cresci, me tratavsm feito bebê! rsrs Meu tio José, tadinho, pra me elogiar, tood contente, disse que eu era sua sobrinha favorita! Aí eu disse: "Só porque sou a única, né?" (Minha família tem poucas mulheres de sangue!) Ele ficou sem-graça, fez os cálculos mentais e descobri que era verdade. Para consertar a falha, afirmou: "Se tivessem outras, você seria assim mesmo!..." Que fofo, não? rs


Beijos, lindinha!!!!
(Você tem algum tio favorito nos desenhos animados?)

Mary:)

Mary Miranda disse...

Valzinha, querida!!!!

Coitado dos tios... Sempre aqueles irresponsáveis que deseducam os sobrinhos! kkkkkkkkkkkkk Sabemos que tem muitos assim, mas a maioria, ainda bem, é de tios bons, mesmo porque eles são irmãos dos nossos pais!
DEsenho é comigo mesmo, como você já sabe, né, Val? rs
O meu preferido é o Scooby-Doo dos tios, embora curta muito o Popeye e, quem diria, o Pato Donald também é um excelente tio! hehe

Beijos, meu anjo!
Obrigada por estar comigo aqui, curtindo esse artigo mais despojado!

Mary:)

Mary Miranda disse...

Paty, minha linda!

Adorava meus tios!!!! Eles eram tão bons conosco, seus sobrinhos... ERam como se fossem nossos pais e eu, a caçulinha, era a que mais se dava bem: todo presente, agrado, presentinho vinha pra mim! hehe
Amiga, mais uma vez agradeço sua consideração com meu trabalho aqui no blog! Estou nas nuvens!!!!

Beijos e vou dar um pulinho no seu blog!

Mary:)

Anônimo disse...

Quero agradecer a sua participação e comentário em meu blog e notícia do dihitt, suas palavras e seu carinho comigo e com meu blog me incentivam a continuar sempre!

Aquele artigo 'Conselhos de uma blogueira' eu escrevi em 2009 e vejo que ainda continua atual!!!

Beijinhos =)

Sérgio Santos disse...

Oi Mary, demorei mais cheguei! Adorei o post sobre tios. E você tem razão, eles acabaram ficando em segundo plano na ficção ou ridicularizado em piadas. A tia já é uma figura mais querida e falada por mais gente. Só tenho um tio e,confesso, não é o melhor do mundo, portanto fico na situação das exceções (ou regra, vai saber...) digamos assim. PS: Cadê o Tio Patinhas nas fotos? Ele é um clássico! beijão!

Mary Miranda disse...

Vanda, amiga!

Nem precisa agradecer! Minha satisfação é saber que estou no meio de gente legal e instruída, que muito me inspira aqui no blog!
Obrigada digo eu a você!

Beijos da Mary:)

Mary Miranda disse...

Sérgio,

Os tios podem ser bons ou maus, como qualquer ser humano, mas o problema é que são pintados sempre como os "vilões"...
Escolher personagens de desenhos que são bons tios, foi uma maneira de homenagear os meus, que sempre foram exemplares conosco!
Sobre o Tio Patinhas, acho-o a parte "podre" dos tios: ele é ganancioso e parece odiar o sobrinho Donald e os sobrinhos-netos! hehe (Por isso não o coloquei aqui...)


Aquele abraço, amigo!

Mary:)

Recomendados Para Você