PARA QUEM AMA GATOS

PARA QUEM AMA GATOS
https://www.youtube.com/c/RonronseGatices

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Desserviço social


(Um feto pode contrair toxoplasmose através
do contato da placenta com a mãe infectada.
A mãe pode ser infectada por:
Manuseio inadequado com a caixa de areia do gato;
Manuseio ou ingestão de carne contaminada)


Mídias televisivas, radiofônicas, escritas, etc., são fontes inesgotáveis de entretenimento.
Antes, porém, de se entregarem aos braços largos do riso fácil, deve haver uma preocupação por parte delas: a do serviço social.
Tristemente contacto uma realidade obscura, onde o humano falha, lança aos animais sua irresponsabilidade; eles não têm boca para lutar pelos seus direitos, então, a absorção de ideias promíscuas ao seu respeito, vigora poderosa aos quatro ventos...
Tive a infelicidade de ler no post da amiga blogueira (e gateira) Renata, no seu blog Gata Lili, um discurso impiedoso e infinitamente mal-intencionado de uma cena vista por ela da novela Insensato Coração, onde a personagem Carol (Camila Pitanga) estando grávida, recusou-se a se aproximar de um gato.
Não é preciso ler muitos textos meus para qualquer leitor saber que adoro ver novelas e AMO incondicionalmente os gatos.
Quando ocorre a desunião entre eles (novelas X gatos), fico com os felinos, sempre!
Injustamente a mesma ficção enveredou-se pelo caminho tortuoso da bestialização social, transformando intelectuais em acéfalos, e desinformados em mais desinformados ainda...
Dizer que animais, só por serem tocados, vão transmitir toxoplasmose, é o mesmo que dizer que todos nós nascemos da cegonha, tamanha é a ignorância!...
Dona da verdade, nunca fui, porém, arde em mim a sede de informação e justiça!
Fui à luta, não tive preguiça, busquei, me informei e aqui está:
TOXOPLASMOSE NÃO É TRANSMITIDA POR SIMPLES TOQUE EM NENHUM ANIMAL!
Os gatos são acusados, em forma de lenda (ninguém nem se importa mais em desmistificar isso), como os principais culpados pela doença, e o que ocorre, na verdade, que a culpa é DA PRÓPRIA PESSOA, que quer se eximir do erro!
Como se contrai a toxoplasmose?

  • Através de legumes, frutas ou verduras mal lavados;
  • Carne crua ou mal cozida;
  • Ter contato direto com fezes de animais infectados com a doença;
  • Não lavar direito as mãos antes das refeições.
Qual a lógica dos bichanos receberem essa acusação?

O caso é que há muitos animais que não são tratados com os princípios mínimos de amor pelos donos, e estes dão comida 'largada' para os bichinhos, os deixam soltos pelas ruas, fuçando e revirando latas.
Gatos podem pegar o toxoplasma (vírus da doença), através de alimentos infectados, embora não o desenvolva.
Carnes como as de porco ou carneiro são as principais fontes desse vírus, logo lê-se que animais que só comem ração, e não vivem soltos ingerindo comidas de origem desconhecida, não irão NUNCA contrair toxoplasmose!

Só há uma maneira de um gato infectado transmitir o vírus para seres humanos:
  • Pelas fezes em suas caixas de areia, quando há o manuseio sem luvas.
A pergunta é:

E a culpa é do animal, que seus donos são uns porcalhões, mexendo em fezes sem luvas, colocando as mãos na boca? (Isso mesmo: além do não uso de luvas, é necessário ainda que a mulher grávida PONHA AS MÃOS SUJAS DE FEZES NA BOCA!)

Portanto, a personagem Carol foi o símbolo do desserviço social que algumas obras ficcionais trazem em seu contexto!
Isso soou como preconceito contra os animais, e colabora para o abandono e maltrato que vemos aos montes pelas ruas...
Como eu li num dos muitos posts sobre o assunto: QUEM AMA NÃO MATA E NEM ABANDONA!
Se ao passo que ao ficar grávida, uma mulher sai jogando seus animais de estimação por aí, esquecendo-se dos muitos momentos felizes que eles lhe proporcionaram, acreditando, sem constatação de fatos, em qualquer um que diga asneiras, é sinal de que ela nunca os amou...
As muitas fotos de mulheres grávidas com seus bichanos que espalhei pelo texto, foram para frisar bem que uma mulher, mesmo no seu estado interessante, pode continuar brincando, cuidando e amando seus animaizinhos, porque melhores amigos que os 'irracionais', não encontrarão em nenhum lugar...

(Imagens:

http://arranhamequeeugostomuito.blogspot.com)

12 comentários:

Anônimo disse...

Moça Bonita
Se pode ser dar mal um(a) gaiato(a) que se mete com a protetora mor dos gatos.
Beijão querida

http://odeclinardosonhos.blogspot.com disse...

Oi Mary não conhecia o seu blog, mas o que me chamou a atenção foi o tema: animais. Eu sou uma apaixonada por animais, principalmente gatos e cães. Posso dizer que fui criada no meio de gatos.
Neste momento não posso tê-los pois tenho 3 cães que são os amores da minha vida.
Mas sim hoje em dia ainda existem muitos tabus que precisam ser desmistificados, e esse será um deles.Fez bem em publicar o artigo.

Mary Miranda disse...

Oi, meu Canceriano Favorito!

rsrsrs Foram mexer logo com o quê, né?
Mas, a minha chateação é o fato de ter sido injusto o que fizeram com os gatos.
É o chamado desserviço social, conforme o título que apliquei...

Beijos da presidenta!

Mary:)

Mary Miranda disse...

Oi, Ana!

Eu sou uma defensora dos animais porque, além de indefesos, são os melhores amigos que realmente temos!
Horrível a injustiça que a novela cometeu contra os gatos e não retirou a sensação ruim dos telespectadores!!!!
Alguns anos fiquei sem ter animais em minha casa, por conta da dor que tive quando perdi, de maneira covarde, um gatinho.
Não consigo me ver sem eles!!!!
Adoro olhar nos seus olhinhos infantis e enxergar amor ali, algo tão natural e puro...


Um forte abraço e volte sempre!!!!
Seja sempre bem-vinda!

Mary:)

Jackie Freitas disse...

Oi Alteza!!!
Saudades de te visitar, amiga! Estou bem corrida esses dias, você sabe, mas sempre que posso passo aqui para ler textos maravilhosos como os seus!
Eu comentei esses dias num post sobre os vários "alertas" que são publicados diariamente que, a meu ver, só contribuem para o excesso de neuras. Algumas informações são baseadas nos "achismos" da vida, em tabus e até em preconceitos. Sou totalmente contra! Viver, como já conversamos várias vezes, requer riscos. E são eles que nos fazem desafiadores e tornam a vida saborosa. Os médicos mesmo reforçam de que precisamos de contato e algumas exposições para que nosso organismo fique forte e protegido.
Infelizmente, minha Alteza querida, as novelas que deveriam exercer um papel social fortíssimo através de sua audiência, recorrem à banalização dos fatos, mostrando uma vida muito mais simples do que é na realidade e, na contramão, distorcendo "verdades" como no caso apresentado no seu texto. Claro que uma pessoa que busca justiça e verdade, como você, vai checar as informações e não criar "alarmes" inverídicos!
Sendo bem honesta com você, não sou fã ardorosa de animais...rsrs... Gosto, sim, mas cada um no seu quadrado! Agora, isso não significa que eu os maltrate ou que não os toque por nojo ou medo de doenças! Concordo absolutamente contigo que se uma pessoa não cuida do básico da higiene, tanto consigo mesma quanto com seus animais de estimação, não pode simplificar a coisa, colocando nos animais as culpas por doenças diversas. Claro que há os extremos também, né? Não vamos deixar de falar de pessoas que beijam animais na boca, comem com eles (eu já vi isso!), dormem com eles, enfim, transgridem também ao bom senso! Mas, no comum, não podemos jamais cometer a leviandade de sair por aí, pregando "verdades" irreais e irresponsáveis! Isso me fez lembrar de uma "piadinha" (de humor BEM negro) que escutei na época que a AIDS virou manchetes. Diz que uma família, ao descobrir que um de seus membros havia contraído o vírus, passou a alimentá-lo apenas com pizza. Ao ser questionada por isso, se seria uma dieta especial, a família respondeu que era o único alimento que passava embaixo da porta do quarto onde ficava o "doente".
Quando ouvi essa "piada" não deixei de pensar na ignorância comum daqueles que desconhecem os fatos, que não buscam informações e acabam cometendo atos discriminatórios e inconseqüentes em nome de "verdades" adquiridas em fontes erradas!
Grande beijo, Alteza, amada e amiga querida!
É sempre um grande prazer vir aqui conversar com você!
Jackie

Mary Miranda disse...

Olá, doce Fênix do Bem, querida e eternamente bem-vinda!!!!

Exatamente, minha querida, exatamente esses desserviços sociais que me tiram do sério...
Fazem um 'barulho' desnecessário e que só ajuda a enlouquecer mais ainda nossa sociedade, que já anda tão transtornada com notícias ruins nas mídias, assaltos, tsunamis, e o que mais vierem para perturbar nosso equilíbrio...
Notícias baseadas em 'achismos', ao meu ver, não são notícias.
Com certeza há alguma 'mensagem subliminar' por trás de certos tópicos; quem sabe para vender mais um produto 'X' ou 'Y'?
O que me mais me chateou é que veio uma informação errônea de personagens cultos, e de novela em horário nobre!!!!
Quantas pessoas nesse exato momento não estão jogando seus pobres animais nas ruas ou até sacrificando-os por conta de uma nojenta cena dessas vista na TV?
Você falou que não curte muito animais mas, se surpreenda, amiga: seu gostar é maior do que pensa!
Não os maltrata, nem os abandona, e se algum aparecer em sua casa, tenho certeza de que arrumará um jeito de proporcionar-lhe um lar decente.
Conheço pessoas que não ligam para bichos como você, só que demonstram muito mais amor que os ditos amantes dos animais!
Tenho dois paradoxos para te contar:
1) Meu irmão não é chegado a animais.
Se eles sumissem da face da Terra, não sentiria a mínima falta...
Mas, olhe, amiga, a vida.
Quando QUALQUER ANIMALZINHO cai doente, ele cuida com um zelo que me emociona!
Não sente nojo dos ferimentos, paga a conta do veterinário, compra os medicamentos, os aplica e ainda me ajuda a dar nomes!!!!;

2) Uma ex-colega se dizia adorar cachorros.
Fui visitá-la algumas vezes, e uma cena sempre me enojava!
Uma cadelinha vira-lata era mantida presa dia e noite, no sol, magrela, com pouca água e quase nada de comida!
De tanto ver o 'espetáculo' vergonhoso do animal, juntando com o mau-caratismo dessa 'sujeita' em outros aspectos, não tenho mais contato com ela.

Analise: quem ama mais os animais, hein?

O humor negro que nos trouxe como exemplo corresponde à realidade...
Uma vez uma enfermeira - enfermeira!- se recusou a fazer a barba de um paciente só porque ele era suspeito - suspeito! - de ter AIDS...
Detalhe: ele fez o teste e não tinha a doença!...


Um beijo, meu doce!

Já estava com saudades de nosso papo cibernético!
Adoro você e já sabe disso, né?


Mary:)

Anônimo disse...

Adoro animais,parabéns pelo post.
Beijo.

Mary Miranda disse...

Oi, Fátima!

Por amor a eles, é que escrevi esse post...

Beijos,

Mary:)

Rike disse...

Olá, Mary!
Novelas também têm disso!
Bjs!
Rike.

Mary Miranda disse...

Rike,

Às vezes as novelas ajudam, mas também às vezes atrapalham.
Nesse caso, só trouxe desserviço!

Abração,

Mary:)

BiscuitVeraMiniaturas disse...

Olá Mary!
Não tinha lido ainda este. Muito bom o texto para orientar, lembrar e ajudar a colocar as coisas nos devidos lugares. Em relação a filhos e saúde, eu gosto sempre de prevenir, evitar se for o caso, mas é preciso pedir orientação quando temos dúvidas e sempre, como diz você, sempre fazer a nossa parte. rs.....
Beijos, Vera Alvarenga.
(Preciso falar com você. Pedir uma orientação. Poderia me escrever por email?
mulhernaidademadura@gmail.com. Agradeceria)

Mary Miranda disse...

Oi, Vera!


Quando se trata de saúde, temos que ser bem céticos e zelosos.
O que me indignou foi o fato de, por causa de propagandas enganosas, certas pessoas abandonarem seus animais, sem justificativa palpável, descontando nos animais suas deficiências em limpeza.

(Espero ter te ajuadado em suas dúvidas por e-mail!)

Beijos,
Mary:)

Recomendados Para Você