PARA QUEM AMA GATOS

PARA QUEM AMA GATOS
https://www.youtube.com/c/RonronseGatices

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Política e Politicagem



Conto de hoje:  Política e Politicagem, de Mary Difatto, da antologia IMPREVISTOS DE UMA VIAGEM COTIDIANA.
Toda quinta-feira.
É só chegar!



POLÍTICA E POLITICAGEM


Trabalho de escola era um tormento para aquela garota de quatorze anos.
Detestava.
Quando um dos professores dizia: “Trabalho para entregar na semana que vem”, ficava carrancuda, pelo menos naquele dia do triste anúncio.
Arrumava um jeito de esquecer, indo tagarelar com as colegas pelos aplicativos do smartphone ou nas redes sociais, comendo mais polenta – adorava! –, dedilhando algo ao piano que não aprendera a tocar bem, mas servia de distração ou, apesar de ter medo, andando pelas ruas caçando Pokémon (ela que quase fora atropelada uma vez quando tentava “pegar” um mais longe). Tudo, menos pensar em afazeres escolares dentro de seu lar.
Daquela vez a professora de História tinha extrapolado, na visão dela.
O tema escolhido era político, e a menina detestava política. “Eu não vou ser ministra nem nada!”, pensava consigo mesma. Mas era o assunto do momento, as investigações sobre desvios de verba no Governo, a corrupção que vinha à tona, e uma prisão de líderes representativos do povo e seus afins, praticamente todos os dias. A professora queria um contraponto da corrupção que ocorria atualmente, com a feita no Brasil colonial, sobretudo em relação ao “quinto” do ouro, a importância de Tiradentes na tentativa de combate nesse processo. A garota ainda estava paralisada pelo vocábulo contraponto. ”Que droga quer dizer isso? Essa professora deve estar de zoeira...”
A semana passou mais rápido do que poderia supor. “Amanhã tenho que entregar aquele troço...”, refletiu, separando duas folhas de papel almaço, com e sem pauta. “Se ao menos ela aceitasse no pendrive... Disse que tem que ser com a letra da gente, para ter certeza de que fizemos alguma coisa.”
Entre muxoxos e resmungos, a adolescente rumou-se para a cozinha, um lugar
 espaçoso onde tinha uma imensa mesa, que a mãe deixava absurdamente limpa, pronta para se realizar feitos, fossem quais fossem.
Inclusive, fora a mãe que a alertara sobre o trabalho. Era do tipo de mãe ocupadíssima, mas que separava uma hora para averiguar a vida estudantil dos filhos adolescentes, um casal, que estudava no mesmo colégio em turmas diferentes.
“Bem que a mamis me falou... Que eu ia deixar para a última hora e ia fazer tudo
nas coxas. Está tarde, caramba, tarde...”
Tinha olhado as horas. Todos já deitados, com sonos a serem cumpridos para a energia do dia seguinte. E a garota ali, às 23 horas e quarenta e dois minutos, pensando ainda no que iria escrever.
Ela pegava às 7h30min na escola...
“Essas pragas de político! Só servem para isso... A gente é obrigada a fazer esses trabalhos ridículos, valendo nota para o primeiro bimestre... Se não fizer, fica com zero.
Eu nunca vi tanto ladrão! Ontem mesmo, fiquei sabendo de um rombo de mais de cem milhões de reais! Se não fosse isso, o jornal estava dizendo, nosso Estado não teria tantos problemas para pagar os funcionários...
E é violência, rebelião em presídios, gente morrendo nas filas de espera nos hospitais, linhas de ônibus que são desativadas, nomes de linhas que são trocados  e o preço da passagem que aumenta e aumenta...
Essas pragas de político! Cambada de cínicos, miseráveis! Quando chega época de eleição, ficam beijando crianças e entregando santinho pra gente, com sorriso de dente bem tratado, usando o dinheiro do povo. Eu mesma já cansei de ver gente banguela, que fica puxando saco de candidato... E tem gente que se vende por causa de dentadura! Ah, fala sério...
E quando chove? Não tem uma política pública que resolva, de verdade, os casos de enchente em regiões que correm o risco de deslizamento de barreiras.
Todo dia, é botar o pé fora de casa, e ver um monte de mendigo. E nem são mendigos mendigos! Muitas delas, são pessoas que perderam o emprego, e estão se aboletando por aí, porque não conseguiram pagar o aluguel. Não têm grana nem pra comer...
Não temos segurança! ‘Tá brabo pra gente sair na rua, pra ir à praia... Não tem policiamento suficiente! Quando tem, os policiais não podem fazer muito, porque alguns são menores infratores. Ninguém consegue resolver esses problemas... Estamos às moscas, entregues às baratas!...
Essas pragas, pragas, pragas de político...”
A garota estava investindo o seu tempo para praguejar mentalmente.
Quando marcava perto de meia-noite, a energia elétrica se foi. Faltou luz, sem que ela sequer tivesse escrito uma linha.
Saiu tropeçando em busca de velas, que sabia que a mãe guardava na área de serviço, num armário de madeira.
Acendeu logo várias, em torno de seis, para que desse um mínimo de iluminação naquela cozinha que começava a odiar.


Com a luminosidade precária, começou a empurrar a escrita caneta abaixo. “Ela quer que seja à caneta azul, para não parecer xerox...”
Sem ter ideia de como iniciaria o tal trabalho, apelou para a cópia descarada de uma matéria de um site que, por pura sorte, havia salvo no notebook, que continuava funcionando a despeito da falta de energia elétrica. O referido site era famoso por dar opinião e informação sobre aspectos políticos, do Brasil e do mundo. A garota fez uma colcha de retalho tão grande de palavras, que ficava imaginando se a professora seria enganada que ela tinha feito realmente o tal contraponto.
Arrumou um artigo biográfico sobre Tiradentes num livro antigo, dos tempos de escola da mãe, e onde ela viu “quinto” do ouro, saiu transcrevendo, sem qualquer complexo de culpa.
“Isso deve enrolar a professora!...”, refletiu com um pequeno sorriso.
Caprichou na escrita. Deixou-a redonda e bem delineada, típica de aluna exemplar, o que ela não era bem o caso. Fez isso com tanto esmero, porque a educadora era um “carrasco” com quem lhe exibisse letra garranchada. Dizia que aquilo estava “sujo”, e a nota ficava seriamente comprometida.
No exato momento que finalizou o seu “trabalho” – que era perto de uma hora da madrugada –, um barulho parecia ter abalado a casa toda, um som retumbante vindo da área.
“Meu Deus”, – com o coração disparado – será que é algum ladrão? Ah, não! Políticos não invadem nossas casas à noite...” – permitiu-se pilheriar com o seu medo intenso.
Não foi conferir o motivo do estranho som. Saiu guardando o material e apagando as velas.
Foi dormir sem ter a noção do que poderia ter causado o barulho tão estrondoso.
Embaixo do edredom, jurou nunca mais realizar as tarefas escolares no último dia de entrega. Achava, meio sonolenta, que era castigo divino por deixar as coisas para a última hora, que ela deveria ser mais organizada. Juramento esse que fora totalmente esquecido no outro dia, quando se arrumava para ir à escola.
Antes de sair de casa, no entanto, sua mãe, sem querer, havia descoberto o misterioso motivo do barulho na área de madrugada.
Não fora nada mais que a caixa de papelão cheia de sabão em pó que tinha caído porque, na busca pelas velas, a garota a arrastara e a deixara em falso na beirada de cima do armário. Quando chegou para pôr a roupa na máquina de lavar, a encontrara derramada com um “tapete” azul formado no chão.
A garota explicou o ocorrido; achou mais conveniente do que a mãe pensar que algum animal havia entrado ali. Ela nutria pavor por bichos.
Depois de ouvir a reclamação de sua mãe – que a alertara mais uma vez para não deixar tarefas a serem realizadas em cima da hora –, a adolescente dos quatorze anos de não-tô-nem-aí-para-o-que-os-mais-velhos-pensam, se apegou mais à brincadeira sobre os políticos que fizera, confirmando que eles “não entram mesmo em nossas casas à noite para roubar!...”
A professora recolheu todos os trabalhos, e tirou para corrigir ali mesmo, na frente dos alunos.
Um tanto pensativa e temerosa, a menina ficou olhando para a mestra de esguelha, ela que sentava na última fileira de cadeiras.


Era normal, para aquela professora, permitir aos alunos, algo parecido com “recreio” enquanto corrigia, já que eles podiam conversar à vontade. Só não podia ser em tom alto.
No final, a educadora foi chamando um a um a sua mesa, e explicando a nota que recebeu. Na vez da garota, disse:
   Até que seu trabalho me surpreendeu! Você não gosta muito das minhas aulas, que eu sei, não presta muito a atenção... Mas ficou bem interessante como você conduziu e dispôs seu ponto de vista! Um contraponto que eu queria mesmo encontrar, e a maioria não soube fazer!...
“Isso é que é contraponto, então...”, pensou a garota, divertida.
  A única coisa que eu não gostei – prosseguiu – é da letra. Você poderia ter caprichado! Não está muito satisfatória, por isso te apliquei a nota 8. Se não fosse por isso, seria 10, com certeza!
A garota ficou meio chateada pela reclamação da professora, sobre a melhor letra que ela conseguia fazer, para logo dar lugar a uma satisfação: “Consegui embromar a professora! Ela nem percebeu que eu copiei tudo!”
Já sentada em sua cadeira, a adolescente levantou a mão, pedindo a palavra:
  Professora!
  Sim, pode falar!
  É que... sabe? Eu acabei de descobrir uma coisa bem legal...
  E o que foi? – perguntou a mestra, olhando com mais firmeza para aquela sua recente revelação de boa aluna de História.
  Bem, eu descobri que adoro política!...



Se você quiser apreciar antecipadamente os outros contos da antologia, basta clicar neste link no site Mary Difatto >>>> http://www.marydifatto.com.br/2019/01/imprevistos-de-uma-viagem-cotidiana.html


(Imagem: 

Nenhum comentário:

Recomendados Para Você