PARA QUEM AMA GATOS

PARA QUEM AMA GATOS
https://www.youtube.com/c/RonronseGatices

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ideologia dos desenhos animados - Caverna do Dragão

Quem pensa que desenho animado é só um bando de asneira, onde uns bonecos correm para lá e para cá, soltando seus raios mirabolantes ou surpreendendo a todos com o poder da transmutação, está muito enganado.
Sempre fui uma apreciadora de desenhos animados e continuo sendo, ainda agora, adulta e observadora, com a inocência abalada pela "maldade" da rotina e do convívio com pessoas "aquém" nesses meus tão corridos dias .
Parando para olhar "de perto" os meus personagens favoritos, vejo quanta coisa nos é mostrada através daqueles bonecos e seus sorrisinhos sapecas, com frases feitas e repetidas por nós, por gerações!
Eu lembrei de alguns desenhos que me marcaram muito, e suas mensagens me acompanharam com o crescimento.
Embora todo o amadurecimento seja subjetivo, creio que o que vou destacar abaixo seja um aspecto geral da personalidade humana, onde o meio-ambiente, junto a tradições e conceitos ético-morais-sociais, nos ajudam a " sermos como somos".
Como o post ficaria muito longo e enfadonho, vou separar por partes já que cada desenho que eu for destacar, levará muito tempo para uma explicação a contento. ( Não esqueçam que escrevo no gênero crônica, portanto, gosto sempre de contar minhas historinhas pessoais, como já perceberam! hahaha).
Para começar a " festa", escolhi um desenho que me marcou pela ideologia magnânima que me trouxe logo quando o conheci.
Embora muito pequena na época, já notava que havia lições a serem aprendidas ali, como vão notar no meu relato:
(Escreverei sobre outros desenhos, mas por ora, me restringirei à Caverna, ok?)
CAVERNA DO DRAGÃO
Esse é o meu desenho favorito! Sou fanzaça incondicional e tenho é história para contar sobre ele!
Por exemplo, meu primeiro conceito de "homem bonito" teve a ver com um certo rapazinho e seu arco de fogo, o Hank, líder de sua turma, a saber: Hank, Sheila, Diana, Prestos, Bob , Erick, e uma unicórnio de nome Uni, mais o mago Mestre dos Magos, os vilões Vingador e Tiamat( detalhe: era um dragão de 5 cabeças do sexo feminino! Descobri há pouco tempo), perdidos em outro mundo.
Gostava de vê-lo e ficava pensando: "Será que ele existe por aí? Tão bonito!..."
Claro que cresci e continuei achando-o bonito, mas agora sei que esse personagem me marcou de verdade por causa de suas atitudes, seus critérios de bondade, decência, e NUNCA esqueci dos ensinamentos que este fantástico desenho me apresentou.
Tenho comigo o DVD com todos os episódios, e dia desses os revi pela vigésima vez ( ou mais!) e ficou martelando o quão sou um ser humano bem passível de apreciação no tocante ao caráter por causa dele!
Gente, só quem assistiu é quem sabe!
Em nenhuma vez os personagens espancaram outros personagens gratuitamente!(Eles só se defendiam, o que era justo).
Jamais desistiram de uma luta.
Nunca desistiram de retornar aos seus lares.
Sempre foram leais uns com os outros.
Eram adultos quando necessitavam ser, e adolescentes ( o que de fato eram) nos momentos adequados.
Sabiam se divertir sem perderem o foco.
Eram bons, sem exagero, nem pedância.
Exibiam defeitos comuns a todos nós, como medo, frustração, inveja, mágoa, sentimento de culpa, covardia, desprezo, etc.
Sentiam amor, sem "mel" demais.
Eram trabalhadores e honestos.
Mostravam-se sempre prudentes e observadores, o que muito lhes ajudava na sobrevivência.
Eram, acima de tudo, humanos.
Dentre os 27 episódios produzidos, eu poderia destacar TODOS como tendo uma aprendizagem contida neles.
Só para citar alguns ( os sei todos de cor): "O Filho do Astrólogo", "O Olho do Observador", " O Jardim de Zinn", "A Bela e a Fera do Pântano", "O Cavaleiro Celestial", "O Salão dos Ossos", "Prisão Sem Muros", "Servo do Mal", e tantos outros.
Destaco de maneira especial o episódio "O Cemitério dos Dragões" por ter deixado em mim, a lição mais linda que alguém pode aprender: o senso ético do que é ser gente.
Os personagens tinham a chance de eliminar (matar mesmo) o arquiinimigo deles, o Vingador, numa das cenas mais fortes que eu já vi em desenho animado.
Porém, quando o arco tinha sido direcionado para o peito do vilão Vingador, Hank, o sensato, abaixou-o e disse , mais ou menos assim: "Não vou matar você, Vingador porque, se eu fizesse isso, eu não seria melhor que você. Seria pior. Não é por você que não faço isso, é por mim, entende? Por mim!..."
Na hora fiquei muito revoltada, torcia para que os meninos detonassem com aquele feiticeiro calhordão, que tanto atrapalhava a volta deles para o Planeta Terra.
"Só podia ser bonzinho mesmo para não acabar com aquele Vingador! Se fosse ele, o Vingador que tivesse a chance, não iria pensar duas vezes!", foi o que raciocinei comigo mesma, na minha logicidade infantil.
Logo percebi, porém, que se o Hank eliminasse o inimigo principal, ele teria feito o que qualquer canalha faria; não haveria piedade, critério, dignidade, amor ao próximo ( E cá entre nós: como o desenho continuaria sem vilão? Até eu criança na época sabia que isso era inconcebível...)
Aprendi que seres humanos não devem deixar suas amarguras dominarem consciência; um erro não justifica o outro.
É em situações quais essas que o ser humano se mostra e que vemos que o que nos difere da selvageria, é saber se fazer GENTE, com toda a denotação que a palavra traga em seu conceito mais profundo.
Vejo amigos meus se preocupando e se chateando com o desenho porque os personagens nunca retornaram para casa.
Vire o disco, galera!
Prestem a atenção nos ensinamentos; o resto é o resto!
Ou será que não crescemos o suficiente para saber que produções custam dinheiro, que contratos são desfeitos e muita água rola por baixo dos nossos narizes?
Caverna do Dragão é muito bem feito, mas as pessoas por trás da cena tiveram seus problemas, sejam de ordem financeira, profissional, emocional, sei lá, já ouvi falar tanta coisa...
Vamos nos ater à ideologia de Caverna do Dragão, aquela que posso afirmar, que só vem a somar para o bem!
E para aqueles que estejam tão preocupados assim com o famoso final que nunca existiu, há um roteiro original, o mais provável para ser rodado ( quem sabe, um dia?) chamado "Requiem" ( algo como "descanso" em português), onde os personagens terão a opção do retorno, embora dê um gancho para a continuação da série.

Eis abaixo uma delícia de site que fala da Caverna do Dragão, personagens, curiosidades, etc.

Vale a pena dar uma espiada:

http://www.anos80.com.br/desenhos/caverna.html

Fofoquinha sobre um dos personagens ( que ninguém nos ouça, só entre nós! hahaha) : aquele Mestre dos Magos bem que poderia ajudar mais a garotada, não? Caraca, ele deixava os meninos passarem por cada uma!...


(Imagem:




20 comentários:

André disse...

Sempre fui muito fã de desenhos animados, principalmente os mais antigos, e concordo com vc nesse aspecto, tem coisas muito interessantes, que vão além de simples personagens soltado raios e poderes, tem desenhos muito inteligentes por sinal.
Ótima postagem e voltarei aqui quando fizer de outros desenhos também.
Beijos.

Mary Miranda disse...

Olá, André!
Estou toda sorridente por ver adultos assumindo q ainda gostam de desenho ( uma das ideologias mais bobocas q já vi, é achar q desenho é coisa de criança! Aff!!!!)
Os desenhos, sabendo vê-los por todos os prismas, têm lições q devemos assimilar em nossas vidas porque valem a pena!
Obrigada por ter vindo e pode retornar, q eu continuarei em breve a falar de outros desenhos.
Bjs,
Mary.

Rodrigo Piva disse...

Olá, Mary!!
Eu adorava Caverna do Dragão, não perdia um!!
Vendo os desenhos "novos" tenho certeza de que os antigos, vamos dizer assim, eram realmente bem melhores, não dá pra comparar. As mensagens, a violência não-gratuita, e sempre uma mensagem a ser aprendida. He-Man, Thundercats, etc... Faz falta, se passassem hoje, ainda assistiria sem dúvida!! :-)
Beijos

Thiago Blauth Ferreira disse...

Caverna do Dragão é repleto de simbolismo e alguns até muito arcaicos... Antigos e profundos. Eu não sou a pessoa indicada a discorre sobre sua simbologia, mas vou ser um pouco prepotente nesse ponto só pra deixar registrada minha opinião. Caverna do Dragão é um dos melhores desenhos animado feitos até hoje, por quê? Por que contém símbolos que representam muitas de nossas aspirações! 1º Toco no ponto do Nome... "Caverna do Dragão"... Pelos meus estudos de simbolismo ao longo do tempo acho que remete a um caminho interno que nesse caso seria um caminho ao nosso passado arcaico... E nesse caso do desenho ao mais antigo de todos... Você disse que o Tiamat era feminino... E com certeza era... A caverna do dragão é um retorno à origem... E a origem é gestacional... Por isso um dragão feminino. Os Dragões representam nossos demônios interiores, quem buscar na literatura psicanalítica encontrara esse assunto bem explicado. Tem mais um lance interessante... O nome do vilão principal... "Vingador", alguém já parou para pensar no significado do seu nome dentro do contexto? O que ele esta procurando vingar? E mais ele vem montado em cima de um cavalo negro... Os cavalos representam nossos instintos e o Vingador vem montado, ou seja, é trazido ao encontro do personagens atraído pelos instintos... Simbolicamente o Vingador é uma sombra e talvez tão antiga quanto Tiamat... A sombra seria nossas condutas que renegamos com o tempo por algum motivo e que cedo ou tarde temos de enfrentá-la. Rola por ai que o mestre dos magos é o real vilão do desenho... Até faz um pouco de sentido afinal ele sempre usa de sutilezas para deixar os personagens sempre presos ao mundo que estão! Pra mim o desenho representa auto-conhecimento o universo de Caverna do Dragão representa o "INCONSCIENTE" e a tentativa dos personagens de voltar ao seu mundo... É a tentativa de retornar a "CONSCIÊNCIA" só que não podemos perceber a realidade enquanto estivermos sob influência do nosso passado... Enquanto não vencermos nossos dragões interiores... E enquanto não enfrentarmos nossas sombras!


Paz no coração e Luz na razão.

Pedro disse...

Mary,
sou fã de desenho animado a "Disney que lhe diga" :)

aqui uma lacuna não conheço a Caverna do Dragão :(
Garanto que vou procurar conhecer e depois volto ao assunto.
Obrigado pela dica

Anônimo disse...

eu nunca gostei de desenos mas se for pra assistir alguma anmação eu opto pelos simpsons

Mary Miranda disse...

Rodrigo,
Acredito q a "Caverna do Dragão" traga em nossos corações um calor especial, por tratar de temas recorrentes humanos, como o amor, a amizade, a inveja, o desprezo,a disputa, etc.
Eu me sentia refletida ali, e vivia cada cena, cada angústia, cada alegria, cada vitória dos personagens!
Vc acredita q até chorar no episódio " O Filho do Astrólogo" eu chorei?
As lições de amor, caridade, respeito ao próximo calou bem fundo no meu coração!
Não deu p/ segurar! rsrsrs
Que bom q o nosso lado adulto não esmagou o infantil!
Bjs, querido!
Mary.

Mary Miranda disse...

Oi, Thiago!
Uau!!!! Vc gosta mesmo da "Caverna do Dragão", o q muito me interessa! rsrsrs
Concordo muito c/ o q vc falou aí, sobre o desenho ser simbólico.
Não haja dúvida q sim!
Eu acredito em um seguimento filosófico muito interessante ligado à lei da evolução, e essa "lei" é a da evolução interior, onde o homem deve encontrar por seus próprios méritos, o crescimento, não jogando p/ a divindade seus fracassos, mas agradecendo a Deus por não sucumbir.
Já reparou q o desenho fala muito de crescimento a cada acerto, como se estivessem vencendo etapas a cada episódio?
Há um até q o Mestre dos Magos diz isso, aquele do "Prisão Sem Muros" (se eu não me engano), onde Eric pergunta quando eles irão sair dali e Mestre dos Magos diz q conseguirão pelo esforço q mostram à cada luta. Eric, muito irônico, diz q só quando estiverem perto de se aposentarem!
Quando vc diz q os dragões são a representação do mal q há dentro de nós, acho magnífico porque enquanto houver uma sombra sequer em nossa consciência - já dizia Platão - não atingiremos a luz, não sairemos da caverna.
Que não nos ouçam os fervorosos religiosos, mas "Caverna do Dragão" traz muita mensagem transcendental, fora da esfera terrestre, na qual muito acredito ( eu já sonhei várias vezes q estava junto aos personagens lutando).
Mas vou parar aí por aqui!
Essa conversa vai longe! rsrsrs
Adorei o comentário e volte sempre!
Abração,
Mary.

Mary Miranda disse...

Ops!
Nada a ver c/ religião, antes q alguém cogite isso!
Abraços,
Mary.

Mary Miranda disse...

Olá, Pedro!
Acho maravilhoso vc gostar de desenho; é sinal q há ainda um lado sadio da infância q não se perdeu, coisa q geralemnte acontece quando atingimos a idade adulta!
Os desenhos da Disney são lindos, não é mesmo?
Sobre a "Caverna do Dragão", talvez tenha chegado c/ outro nome em Portugal, quem sabe?( há quanto vc está no Brasil? Pergunte à Eninha, talvez ela saiba!)
Te garanto, meu amigo, q vc não vai se arrepender quando assistir!
Tente descolar o DVD c/ os episódios completos.
Só tome cuidado p/ não ficar viciado! rsrsrs
Depois vc me diz se eu não estava certa ou não!
Um abração, meu querido amigo!
Mary.
Mary.

Mary Miranda disse...

Ah, Pedro!
Andei fazendo uma busca no Google e pelo q eu percebi, a "Caverna" não passou em Portugal; talvez seja por isso q vc nunca assistiu!
Mas ainda não é tarde!
Como eu te falei, tente assistir em DVD!
Vc vai gostar muito!
Abração,
Mary.

Mary Miranda disse...

Olá, FRiend X!
É questão de gosto mesmo!
Não é todo mundo q gosta de desenho animado.
Eu, particularmente, adoro!
Vc citou "Os Simpsons".
Ele está na minha lista da ideologia.
Aguarde, q aparecerá a qualquer momento! rsrsrs
Bjs,
Mary.

Luciano Fonseca disse...

Adorei seu texto, simplesmente pelo aspecto da importância de que tudo na vida é importante, até um desenho deixa algumas mensagens profundas. Parabéns.

Tunados.net disse...

meu anjo eu sou proprietario do blog http://newtechsound.blogspot.com e vi que você usa meu widget top comentaristas então, tiver que fazer uma atualização, basta entrar no blog e trocar o que você esta usando um bjão e até mais

Sidnelson disse...

Um dos grandes clássicos dos desenhos animados

Mary Miranda disse...

Oi, Luciano!
Já reparou q as coisas mais simples trazem mais informações q aquelas bem elaboradas?
Um desenho animado, por exemplo, tem um mundo de informações q, sabendo-se trabalhar e ver todos os lados, aprendemos e muito!
Obrigada pelo comentário gentil!
Um abração,
Mary.

Mary Miranda disse...

Oi, New Techsound!
Vi vc anunciando o seu widget "Top Comentaristas" no diHITT, e quis usar!
(Até comentei no seu post por lá!)
Gostei dele e pode deixar q qualquer coisinha, te comunico!
Obrigada, amigo!
Ele é bem funcional!
Abração da Mary p/ vc!!!!



Oi, Sidnelson!
Não haja dúvida q "Caverna do Dragão" é um dos maiores clássicos dos desenhos animados! ( Se não for o maior! )
Obrigada por ter vindo!
Abraços,
Mary.

Mary Miranda disse...

Gente!!!!
Não poderia deixar de comentar q esses personagens da "Caverna" estão dando o q falar!
Quem vencerá a enquete: "Qual o seu personagem favorito da "Caverna do Dragão?"
Estou curiosa!....
Abraços,
Mary.

Sandra Di Flora disse...

Olá!
Infelizmente não poderei participar da enquete, pois não conheço a "Caverna do Dragão",mas você está coberta de razão sobre as mensagens subliminares, que aparecem nos desenhos animados.
Lembra do pica-pau? Que sujeitinho mais asqueroso!
Adorei o post!
Abs

Mary Miranda disse...

Sumy, minha querida amiga!
Vc poderia ter votado no item "Nenhum.Não assistia esse desenho"! rsrsrs
Existem muitas mensagens "por trás" dos desenhos q não notamos a princípio, mas nos basta um pouco mais de atenção q perceberemos!
O bom da "Caverna" é q são mensagens muito boas!
Num futuro post, falarei das q não são nada saudáveis...
"Pica-Pau" é muito do safado aquela pássaro! rsrsrs
Eu sempre me lembro da frase: "Mau como o Pica-Pau" porque acho-a bem adequada ao personagem.
Abração e obrigada por ter participado!
Mary.

Recomendados Para Você