PARA QUEM AMA GATOS

PARA QUEM AMA GATOS
https://www.youtube.com/c/RonronseGatices

sábado, 28 de maio de 2011

Na onda da Onda Verde





Ambientalistas, naturalistas, pessoas de bem, pessoas como eu, pessoas como você, devem integrar-se à onda, que não se trata de modismo, mas sim de proteção ao nosso espaço verde.
Dias 26 e 27 de maio de 2011 ocorreu em Tinguá, Nova Iguaçu (RJ), a VI Jornada de Educação Ambiental, da qual tive o privilégio, juntamente com amigos, de ter assistido a palestras interativas.
Estive navegando por lá, na onda da Onda Verde, ONG que existe há 10 anos e faz um trabalho belíssimo contra o desmatamento de florestas, tendo como meta, o cumprimento da Agenda 21, tratado decidido na Eco 92, que visa a plena integração do cidadão e seus deveres com o meio ambiente.
Apreciei a objetividade do mestre-de-cerimônias Hélio Coelho, um cara consciente, de inteligência arrebatadora.
Dentre tantas coisas que nos informara, expusera que há 20 anos era visto como oportunista ou vagabunda, qualquer pessoa que falava do verde, "natureba" caretão, que não tinha consistência no que explanava.
Agora, após esses tantos anos, é comum jovens terem tal consciência!
Sem floresta, n
ão há água, sem água, não há vida...
Paremos de "varrer" calçadas com o precioso líquido H2O pois; para isso, existem as vassouras!(Só após o término da varreção é que se usa água.)
Ao lavar-se louças, nada de deixar a torneira aberta entre uma ensaboada e outra.
Banhos devem ter duração máxima de 15 minutos, com pausas no chuveiro para o sabonete entrar em ação!
Recordemos que os lençóis d'água levam muito tempo para reporem o que "sugam" das chuvas, o que discorre às avessas que a necessidade de gasto supérfluo possui a sociedade...
A Onda Verde, antes de qualquer conluio político, congrega aos cidadãos, o direito de ser correto com o nosso querido Planeta!...
Meus profundos agradecimentos à minha amiga de longa data Francis, por ter me informado sobre essa Jornada, ela que é profissional da área da saúde, e ao Fábio, um doce amigo, que além de químico, é um defensor imensurável da proteção ambiental.
Quem quiser conhecer melhor o trabalho sério desenvolvido pela Onda Verde, basta acessar:
www.ondaverde.org.com.br
Há um projeto simbólico de incentivo ao reflorestamento com o nome Adote uma Árvore onde a pessoa, querendo ser solidária à causa, fornece o seu nome e endereço de e-mail, permitindo a veiculação para o plantio nas áreas de reserva vegetal. (Vi uma pequenina e tenra muda da histórica pau-brasil. Tão miúda e frágil quando menina; forte e imponente quando moça feita!)
No post espalhei algumas fotos do local onde ocorrera o evento, na Fazenda Atlântica, uma reserva ecológica, dentre as tantas existentes em Tinguá. ( As fazendas são disputadas por milionários, e uma foi tombada há pouco tempo, sendo agora Patrimônio Nacional.)
Essa parte de minha cidade enobrece o lugar, já que é vista como se fosse por olhos divinos.
Se o Paraíso tem uma representação, Tinguá seria uma delas!
Quem não conhece, deve vir aqui e conferir, ainda mais em épocas de festejos, como o Festival do Aipim , Festas Juninas e eventos ambientalistas, não esquecendo, naturalmente, as cachoeiras, de uma limpeza e lindeza esplêndidas!
É essa a proposta principal da Onda Verde: fazer com que a natureza prossiga no seu curso normal, sem interferências da ganância humana...

(Imagens:
http://marymiranda-fatosdefato.blogspot.com - Arquivo pessoal)

10 comentários:

Mary Miranda disse...

Oi, gente!

A Onda Verde é um órgão muito sério!
Dê uma conferida no site.
O endreço se encontra no post.

Abração a todos!!!!

Valdeir Almeida disse...

Olá, Mary.

Essas jornadas de educação ambiental deveriam ocorrer em todas as cidades do Brasil.

Infelizmente, há professores que são doutos nas letras e nos números, mas inconscientes em termos ambientais.

Eu não sabia desta característica de sua cidade. Tinguá, pelo que vi/li no seu post, é um exemplo de sustentabilidade.

Beijos, Mary.

P.S.: Eu acessei o site da “Onda Verde”, mas no seu blog não abre, porque está assim: http://www.blogger.com/www.ondaverde.org.br.

Beijos novamente.

Mary Miranda disse...

Valdeir, meu querido!

É uma ds propostas da Onda Verde, levar para todas as partes do País esse tipo de Educação.
O problema é a questão financeira pois nem todas as instituições educativas querem pagar a ajuda de custo (passagens, hospedagens, etc.)
Inclusive, Valdeir, como você viu no site, há uma viabilidade desta ONG marcar encontros em escolas.
Mesmo a Bahia, seu estado, que é um tano longe, pode ter a oportunidade desse contato.(Quem eles tenham condições para realizar a Jornada por aí? Dê uma ligada através dos telefones...)
Verdade mesmo...
Docentes que ficam somente atrás de letras e números, se atrasam enquanto cidadãos!

Obrigada pelo aviso do link errado! (Costumo testar sempre, mas dessa vez, deixei escapar...)

Beijos da Mary pra você! :)

Mary Miranda disse...

Olá, pessoal!

Já consertei o link que direciona para o site da Onda Verde!
Meus sinceros agradecimentos novamente ao meu amigo Valdeir, por ter-me alertado sobre o erro!
Até vou repeti-lo aqui:

http://www.ondaverde.org.com.br

Abraços a todos!!!!

Anônimo disse...

Educação ambiental é tudo de bom pena que nem todos se concientizam. ja estou seguindo beijinhus da gabi
www.blogandodemadrugada.blogspot.com

Jackie Freitas disse...

Olá minha querida amiga Alteza!

Adorei essa Jornada de Educação Ambiental realizada em Tinguá! Por sinal, lindas imagens que você publicou, amiga! Sou totalmente favorável a esses tipos de ações porque penso muito no futuro de meus filhos e netos e acho que tudo o que pudermos fazer para que a consciência de todos desperte para essas questões ambientais, será sempre válido! É um trabalho de formiguinha, penso eu, mas é preciso começar... E que bom que você faz parte disso, querida!
Só aumenta ainda mais a minha admiração por você, tão amável e interessada nas questões que envolvem o bem estar de todos!
Parabéns, minha amiga! Adorei tudo!
Grande beijo,
Jackie

Mary Miranda disse...

Fênix do Bem, meu doce de pessoa!


Ah, Tinguá é a coisa mais linda, amiga!
No dia que você vier para o RJ, não deixe de conhecer esse recanto fabuloso, ainda mais com o trabalho incrível que a ONG Onda Verde desenvolve!
Conhecendo o lugar, querida, você tem vontade de nunca mais cortar uma árvore sequer, e o sentido de cidadania pulsa em nossos corações...
Qual lógica vivermos, se não para servirmos, um pouco que seja, ao bem comum?
Obrigada, linda, pelo comentário!
Sabe que também muito te admiro pelo belo ser humano que é!

Beijos!

De: Alteza Imodesta
Para: Fênix do Bem

Mary Miranda disse...

Gabi, minha nova amiga!

Realmente devemos ter consciência da sustentabilidade do nosso Planeta (daqui a alguns anos, água será um artigo caro...).
Obrigada por seguir o blog!

Volte sempre!!!!

Beijos,
Mary:)

Samanta disse...

Olá minha queridíssima Musa da escrita !!!

Mil perdões pelo atraso, mas estou enroladíssima ! meu marido perdeu um familiar recentemente, perdi alguns dias de trabalho por conta disso e agora estou tendo que fazer hora extra pra compensar...e pra piorar esta semana uma gripe daquelas me pegou... as enfim, coisas da vida né flor, enfim cheguei rsrs

Confesso que nunca fui ligada nestes assuntos, mas a alguns anos o interesse da minha Mamys acabou me envolvendo e passei a respeitar muito este tipo de iniciativa e pude também constatar que são atitudes de conscientização muito importantes e necessárias se quisermos preservar ao menos o que ainda não destruímos...
Ótima sua postagem , gostei de saber sobre o evento e também de ver suas fotos !!

Um beijãozãooooooo

Mary Miranda disse...

A vida é assim mesmo, Menina Sorriso...


Esses percalços que a vida nos coloca, só mesmo Deus para nos dar forças para reerguer-nos!...
Alguns anos atrás, amiga, eu também não estava nem aí para meio- ambiente, etc.
Não que eu sujasse as ruas com lixos, cortasse árvores, ou algo semelhante, mas não esquentava...
Comecei a me preocupar quando um artigo hipotético, mas lógico, explicava que daqui a 40 anos não teremos mais água potável!!!!
Bem, a Onda Verde tem uma preocupação muito grande com isso, e se fixou em Tinguá (a sede é lá), por sentir uma necessidade maior de proteção ambiental.

Beijos, meu doce!
Excelente você ter gostado do post e fotos!
Fique firme, que você logo se recuperará de tudo, no aspecto físico e emocional!

Mary:)

Recomendados Para Você