PARA QUEM AMA GATOS

PARA QUEM AMA GATOS
https://www.youtube.com/c/RonronseGatices

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Até que ponto o comentário é importante?


(Geralmente, blogueiros parecem obrigar seus leitores a deixar comentários)

Para comemorar hoje o Dia do Blog (31/08), optei puxar a pergunta que roda, mesmo que poucos admitam, na mente de todos nós, lançados nessa blogosfera, e muitas vezes "perdidos" nela:

ATÉ QUE PONTO O COMENTÁRIO É IMPORTANTE?

A minha amiga Rê Requeri em outro post meu, o polêmico '"Votar" não significa "ler"', me atentou para fatores que talvez muitos de nós até tenhamos pensado num lampejo, mas não paramos para refletir mais calmamente sobre a avidez com que desejamos que comentem nossos posts, assim como é natural sentirmos fome e sede, isto é, comentário em blogs é necessidade fisiológica!
Estrada um tanto percorrida por mim, meus quase três anos de blogagem me verteram em uma pessoa mais questionadora do que já era, desde a infância mais longínqua...
POR QUE GOSTAMOS TANTO ASSIM DE COMENTÁRIOS EM NOSSOS BLOGS?
Creio haver vários fatores para isso.
Primeiramente, entendamos o vocábulo tão ansiado por blogueiros.
Comentário
, segundo o indefectível dicionário Aurélio, significa análise, ponderações sobre um fato ( há outras acepções, cuja relevância não se encontra nesse caso em particular).
Descoberto o segredo, continuemos:
COMENTAR, ENTÃO, SIGNIFICA LANÇAR UMA ANÁLISE OU PONDERAÇÃO SOBRE O QUE FOI LIDO NUM POST!
Entendida plenamente a função de um comentário, automaticamente imaginamos que alguém que comenta um post, tem como meta deixar uma opinião, dar seu parecer sobre o assunto, concordando ou discordando dele.
Mas, o tempo da inocência já foi para o ralo há muitas eras, jogando um pingo naquela água do balde que está parada.
ENTÃO DEVEMOS FICAR CONTENTES QUANDO ALGUÉM PASSA EM NOSSOS BLOGS E DEIXA UM "OI! HÁ QUANTO TEMPO!"? ISSO É COMENTÁRIO?
Resposta para a primeira pergunta:
CLARO QUE SIM!
Quem não vai gostar de ser lembrado por um amigo blogueiro que não se vê por um período considerável? Eu, particularmente, ADORO!
Resposta para a segunda pergunta:
CLARO QUE NÃO!
Não se pode considerar como comentário, algo que não sintetizou por palavras, a opinião ou ideia sobre o post ali disponível para análise.
Embora muitos blogueiros exibam em números vários comentários, se formos filtrar a proposição real do que é "emitir opiniões", veremos que muito do que é escrito não sintetiza ideias, isto é, muita gente só está ali para apenas dar um "Alô" ou, de maneira mal intencionada, "encher linguiça".
Por mais incrível que possa parecer - mas é a mais pura verdade - HÁ BLOGUEIROS QUE NÃO SABEM O QUE É COMENTÁRIO!
Infelizmente muitos pensam que jogar palavras no espaço para opiniões, já é o bastante para "agradar" ao autor do texto.
Muitos não fazem por maldade, mas devem entender a funcionalidade do que está escrevendo.
Todo blogueiro quer saber o que pensam seus leitores, por isso um "Legal!" será muito pouco produtivo.
Realizar um comentário requer um entendimento do que se leu e segurança também, para não se transformar em um "mico".
Por ignorância já cometi certas gafes (quem não as cometeu?), mas nem por isso desisti de comentar!
Se um assunto me interessa, me tocando de alguma forma, sinto necessidade de expor o que penso, ainda que corra certos riscos para o erro.
Faz-se necessária a lembrança do seguinte:
"Votar" não significa "ler", porém, "COMENTAR'' SIGNIFICA "LER"!
Os supostos "micos" já surgem com o comentarista lendo muito bem lido um post, o que dirá não tendo esse procedimento?
É o tipo de "tiro no escuro" nada recomendável...
Devemos ter também , a consciência de que não é preciso ser gênio para se realizar comentários inteligentes!
Escolha posts que você se sinta à vontade, aflorando as ideias sem pudor porque estará em sua área, agindo confortavelmente em assunto que lhe permita maior abrangência.
NÃO COMPREENDENDO O ASSUNTO, NÃO COMENTE!
(Vide '"Votar" não significa "ler"'.)
Quem comenta um post deve se responsabilizar pelo que diz, produzindo um ambiente agradável ao editor e aos outros comentaristas que ali estão ou estarão em dado momento.
Por falar em comentários alheios, já repararam que poucos leem o que os outros disseram antes ou depois que se postou a própria opinião?
POR QUE SERÁ QUE NOS IMPORTAMOS BEM POUCO PELO O QUE OS NOSSOS COLEGAS COMENTARISTAS EXPLICITARAM SOBRE O ASSUNTO QUE NOS CAUSOU INTERESSE?
Novamente, devo relembrar a tese "subida em ranking" em muitos casos, pois o objetivo não é entender assunto nenhum, tampouco ler opiniões de outros, o negócio é atingir "metas", muitas vezes de forma escusa e deselegante...
Ou então faz parte da nojenta e execrável turma chamada "UMBIGOSFERA" onde mais que preocupação com uma blogosfera saudável, só se quer para si próprio, como se nada existisse além do seu "umbigo", tendo o mundo para girar ao redor dele...
Tenhamos uma visão mais tolerante com aqueles que não comentam.
Por mais que amemos ver nossos blogs abarrotados de comentários coerentes e somatórios à proposta do post, HÁ PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DE COMENTAR!
Por que são "burras", egoístas, não têm tempo, não vão com a "cara" do blogueiro, querem vingança, têm má intenção? ... Por que não comentam?
PORQUE NÃO GOSTAM, SIMPLES ASSIM!
Na blogosfera, como na vida - oh, tecla que martelo tanto!- existem pessoas tímidas ou que não curtem se exporem, por sua personalidade pré-formada, que não nos cabe julgar!
Parece uma obrigação que todo blogueiro propõe ao seu visitante: "DEIXE SEU COMENTÁRIO!", a forma imperativa implícita, como que ordenando ao leitor uma ação a qual ele só segue, SE QUISER!
Alguns, mesmo de maneira jocosa, usam de "ameaças", no que, para quem não está ainda acostumado com a blogosfera, se sente "marginal" porque não conseguiu emitir sua opinião...
A arte de comentar deve ser agradável, leve, feliz!
Um leitor livre, se for de sua natureza comentar, pousará nos posts palavras sapientes e objetivas, terá segurança e até, quem sabe, aquiescência nos comentários, ao discordar das ideias do editor?
A resposta para indagações sobre por que blogueiros adoram comentários, creio haver vários fatores como eu já disse, mas eu poderia resumir assim:
COMENTÁRIOS SÃO BONS PORQUE APERFEIÇOAM OS EDITORES PARA A ESCRITA DE MELHORES POSTS.
Insistindo nessa questão, o resumo da importância do comentário seria esse, na minha opinião:
COMENTÁRIOS SÓ SÃO IMPORTANTES QUANDO REFLETEM A VERDADEIRA OPINIÃO DO COMENTARISTA.
Por isso, antes de leituras rápidas para realizar-se uma análise, pensemos no quão úteis poderemos ser ao blogueiro!
Antes disso, pensemos no quanto podemos ajudar a tantas pessoas com nossas profícuas ideias!...
Se na vida existe o incentivo ao compartilhamento, podemos transformar em realidade essa proposição também na blogosfera.
Afinal, ser generoso nunca fez mal a ninguém!
Ser blogueiro é também ser humano!...



Abrace a ideia "Por uma blogosfera mais consciente", colocando em seu espaço virtual a imagem abaixo! Dê o link a um post de seu blog que você considere consciente!
FELIZ DIA DO BLOG !


(1.a imagem:

Fonte desconhecida

2.a imagem:

http://versosdefogo.blogspot.com

Edição de imagens:

http://marymiranda-fatosdefato.blogspot.com)

31 comentários:

disse...

UM COMENTÁRIO BEM COLOCADO SEMPRE É BEM VINDO, SABE EU QUE ESTOU RETORNANDO AO DIHITT,OUTRO DIA FIQUEI DESMOTIVADÍSSIMA EM COMENTAR, FAÇO MUITO DISSO VOTO MAS NÃO COMENTO,PQ TINHA UM RAPAZ QUE SEMPRE REPLICAVA MEUS COEMENTÁRIOS GROSSEIRAMENTE, EU IA EM SEU BLOG COM A MAIOR BOA VONTADE MAS SEO MEU COMENTÁRIO NÃO ERA DO GOSTO DELE ELE ERA AGRESSIVO,ISSO ME AFASTOU UM POUCO DE COMENTAR, A MAIORIA SABE QUE SOU EVANGÉLICA E QUE AS MINHAS INSPERAÇÕES E RESPOSTAS ENCONTRO LÁ NA PALAVRA DE DEUS( A BIBLIA) E QUERENDO OU NÃO, LÁ EU ENCONTRO SEMPRE ALGO QUE CONDIZ COM O QUE LEIO EM ALGUNS BLOGS, COM AQUILO QUE SINTO E COM AQUILO QUE VIVO, E GOSTO SEMPRE DE DEIXAR UM VERSO NO FINAL DE UM COMENTÁRIO QUANDO O ARTIGO CONDIZ, MAS JÁ FUI CRITICADA SEVERAMENTE POR ME COMPORTAR ASSIM EM MEUS COMENTÁRIOS...PODE??? EU COMENTO CONFORME ENTENDO E SINTO E SE EM UM DADO MOMEMTO ME VEIO A MENTE O TAL VERSO E ADICIONO AO FINAL DO COMENTÁRIO, ACHO QUE NADA TEM DEMAIS NISSO, É POR ESSAS E POR OUTRAS QUE FICO UM POUCO NOS BASTIDORES, APENAS OBSERVANDO , LEIO SIM QUANDO QUERO SENÃO DOU MEU VOTO DE CONFIANÇA, MAS LEVAR NO LOMBO POR DISCORADAR DO ASSUNTO DO ARTIGO DE UM COLEGA NÃO É MOTIVO PARA SER DESTRATADA...AS VEZES ME DESANIMO , ACHO QUE AINDA ESTOU EM FASE DE RECONSTRUÇÃO PESSOAL E TUDO ME MELINDRA, TALVEZ SEJA ISSO....MAS É ISSO MARY COMENTEI , DESABAFEI E FALEI....

UM BJ

Mary Miranda disse...

Rê, seu comentário é um daqueles que blogueiros adoram receber!

Querida amiga, antes de mais nada devo te dizer o quanto me faz bem sua sinceridade e o quanto é importante sua colocação de palavras, ou seja, adendos de suma importância num comentário perfeito!
Infelizmente, meu doce, não são todos os blogueiros que aceitam respostas que discordem de suas ideias, e por isso agem com grosseria com os comentaristas.
Sem ofensa, nem difamações, um comentário pode ser adverso ao meu post; não vejo discordância como "marcação" comigo ou "vingança".
Mas não fique constrangida em comentar, amiga, ainda que existam esses "umbigóferos" espalhados na internet!
Esses você larga pra lá porque não acrescentam nada, e continue com sua bela conduta, que tanto apreciamos!


Beijos, amiga!
Sei comentário foi muitíssimo importante, obrigada msmo!!!!

Mary:)

Samanta disse...

Oiii Gata !!! Cheguei minha amiga Musa da Escrita !!!
Nossa, nem acredito que não tô muito atrasada hoje !!! hehehe

Bom amiga, eu sou apaixonada, tarada por comentários, seja para recebê-los ou fazê-los, adooooro !!!
Não curto muito aqueles tipo Parabéns ! etc e só, fico meio decepcionada, achando que não inspirei o leitor, mas cada um comenta do jeito que quer né, não posso julgar ninguém.
O que eu fico fula mesmo é comentário de propaganda, spam etc, aquele interesse descarado...
Mas tirando isso, pra mim é o Ouro de um blog !
Eu amo receber comentários porque quero saber o que as pessoas pensam sobre o assunto, porque eu aprendo muuuito, mas muito mesmo com esta conversa.
Porque pra mim, comentário é como uma conversa !
Quando estou preparando uma postagem, é como se estivesse arrumando a casa, me arrumando, e quando posto me sinto sentada no sofá ansiosa para a chegada das visitas para papear com os amigos !
E quando comento, nunca leio os comentários antes, pois quando fiz isso, acabei sendo influenciada... então só leio depois que comento... Sinto que assim, consigo passar exatamente o que o texto me despertou.
E me sinto também na casa dos amigos, por isso escrevo como falo, tipo : Oláááá ou mega beijos, etc, eu falo assim e assim escrevo.
Já fui mal interpretada, mas não ligo, esta sou eu.
Não sei se sempre consigo captar o que o blogueiro deseja, mas isso faz parte, porque vejo que muitas vezes, não captaram a minha intenção quando posto, mas de uma coisa eu sei, quando comento, eu me entrego totalmente ao texto, por isso às vezes demoro a visitar algué, porque quero estar com a mente ali, e somente ali !
Se eu estiver dispersa ou chata, prefiro não vir, assim como prefiro não conversar :)
Tem uma amiga do blog, que todo dia vai me dar bom dia ou boa noite, e eu adoro ! acho uma fofura ela lembrar de mim e ter todo este trabalho só pra dar um Oi !
Sobre ler o que os outros comentaram, bom, quando dá tempo, eu leio, mas geralmente só passo o olho, porque senão...não consigo dar conta de tudo, infelizmente. mas geralmente aos sábados a tarde, consigo fazer isso e é sempre muito bom, eu gosto. Mas sempre, nem que eu quisesse, não rola mesmo.
Comentar sem ler então... sem comentários kkkkkkk Fico me questionando como uam pessoa pode fazer isso e não sentir vergonha !!
Como eu não faço mais pontos, por regras do trabalho, não tenho esta tentação, mas já fui primeiro lugar e nunca deixei de comentar em todos os blogs, e sempre li tudoooo, dá pra fazer (pra quem quer ranking) e dá pra fazer bem feito, não precisa disso.
se soubessem o tamanho do aprendizado que é... não o fariam :)
Não gosto de pressão, se o blogueiro fica me pressionando pra comentar eu sumo !
Não gosto de quando forçam a barra, me sinto mal e acabo pegando Eca do autor.
Se eu gostar, eu comento com muito gosto, se eu tiver tempo também, mas não adianta me intimar, não vai rolar.
mesmo quando vou retribuir as minhas visitas, se eu chego lá e não gosto... não comento.
E concordo contigo, comentários são a preciosidade de um blog, com eles aprendo muito, com eles estou melhorando minah escrita, minhas percepções, minha maneira de pensar e porque não, até a de viver !
Amooooooooo comentários !!
Feliz dia do Blog querida, te desejo muito sucesso e alegrias na blogosfera e fora dela !!

Um beijãooo e bom restinho de semana !

Irismar Oliveira disse...

OI Mary vou pegar uma parte do teu texto que diz: Escolha posts que você se sinta à vontade, aflorando as ideias sem pudor porque estará em sua área, agindo confortavelmente em assunto que lhe permita maior abrangência. Achei ótima essa dica para quem vai fazer comentários nas postagens, se usar como um dos princípios para comentar já uma grande ferramenta que tenho para enriquecer o artigo.

Agora como bom blogueiros precismos esta preparados para ler comentários que muitas vezes não concordar com o que escrevemos, eu ja tive a experiencia de não ser compreendia duas vezes : Na primeira era na área que gosto, e compreendo só que não escrevi o que o dono do blog queria e o pior é que o dono se juntou com outra outra pessoa que entrou na postagem criticando o meu também e os dois até riram do meu comentário, e vi isso se repetir uma segunda vez ai simplesmente tomei uma atitude não comentar mais para evitar uma questão mais seria por parte do dono, pois vi que ele so queria pessoas que falasse o que ele queria.
Outro observei que sempre discordava das pessoas quando postava era incrível até que um dia comentei e fui fuzilada também também evitei, depois observei que algumas pessoas deixaram de comentavam e hoje ele tem uma outra postura bem melhor.

Só tive duas experiencias de pessoas não concordarem, mas dei o direito de se expressarem e procurei compreender o que elas estavam tentando me dizer e não quebrei o laço, acho que é ai que está o segredo como blogueiro ler e compreender o que o outro que dizer.

Uma boa noite

Mary Miranda disse...

Boa noite, querida Menina Sorriso!

Você cercou pelas 11, como dizem por aí, e seu comentário englobou várias questões! Obrigada!!!! (De onde será que tiraram esse "11"? rsrsrs)
Penso como você, linda, também amo comentários e os encaro como conversa.
Inclusive a graça de um blog é exatamente essa interação, troca de ideias, que palavras como "Legal!" e "Gostei!" infelizmente em quase nada ajudará...
Sinceramente, amiga, ADORO receber cumprimentos dos meus amigos, sobretudo aqueles que dão uma sumida e aparecem para dizer: "Mary, passei para deixar um abraço!" , mas tenho consciência de que aquilo é um cumprimento, não comentário.
Muito interessante a sua visão de não ler nenhum comentário antes de postar o seu, algo saudável para não influenciar a própria opinião.
Eu tenho por hábito ler comentários dos meus amigos após postar o meu (aí pego os anteriores e sucessores), quando se trata de posts que em interessem muito.
Gosto de saber os outros focos sobre assuntos que me chamaram a atenção.
Interessante, meu anjo, que parece-me que 100% dos blogueiros sabem que não se deve comentar sem ler, mas por que será que ainda isso acontece, e muito?
Será mais um mistério da Humanidade? kkkkkkkkkkkk (Você não sabe o quanto estou rindo disso! Não tem "kkkkkkk" que eu coloque que vá fazer você saber a proporção da minha gargalhada!!!!!!!!)
Sou melindrosa às pampas, Menina, e não suporto quando me "forçam" a comentar!
Aliás, a imagem que eu coloquei no post, reflete bem minha sensação de quando isso ocorre!
Parece que sou "criminosa" e que serei "fuzilada" se não comentar...
Comentar, pra mim, tem que ser relaxante, eu com total desenvoltura para escrever!
Samzíssima, se você parasse seu comment nessa passagem que colarei aqui, ainda assim ele seria perfeito (foi de arrepiar, AMEI MESMO!):"(...)mas de uma coisa eu sei, quando comento, eu me entrego totalmente ao texto, por isso às vezes demoro a visitar algué, porque quero estar com a mente ali, e somente ali !
Se eu estiver dispersa ou chata, prefiro não vir, assim como prefiro não conversar :)".
Meus aplausos mil por isso, e por tudo o que falou!
Conversar com blogueiro inteligente e consciente é outra coisa! rsrsrs

Obrigada mais uma vez!!!!
(Seus comentários são sempre o ideal de todo blogueiro!)

FELIZ DIA DO BLOG para você também!
Tudo de bom sempre, minha flor!

Beijos da amiga e fã,

Mary:)

Luís Eduardo Pirollo disse...

Olá Mary, minha querida amiga!!!
Minha amiga, também desejo a você um maravilhoso dia do blog, desejo ainda muito sucesso e prosperidade para você e para seu blog!!!
O comentário é sempre muito importante para o dono do blog, é sinal de que seu trabalho está sendo reconhecido pelos amigos, mas deve sempre estar pautado na matéria ou texto proposto... comentários do tipo: bela postagem, adorei o texto... sem nenhum complemento, deixa claro que a pessoa nem leu o texto, neste caso acho melhor só votar.
Parabéns pela excelente postagem!!!
Tenha uma linda e abençoada noite!!!
Beijos e muita paz!!!

Mary Miranda disse...

Irismar, tudo bem?

Pois é, querida, o mal da "umbigosfera", atingindo várias vertentes no mundo blogueiro...
Considero a grosseria cometida contra comentaristas que apenas discordaram do editor, nada além de arrogância e prepotência, pois ninguém é dono de verdade alguma!
O debate saudável - réplicas, tréplicas, etc., - entre blogueiro e comentarista é bem-vindo e enriquecedor, desde que não haja deboche, ofensa, difamações, etc.
Muitos blogueiros ainda não aprenderam que educação faz parte de TODAS as esferas, incluindo, obviamente, a blogosfera!
Adorei o que você disse sobre não cortar laços com quem discordou do que escreveu.
Uma boa conversa educada, compreendendo o que o outro quis dizer, em algum momento ocorrerá o consenso, onde nenhum convencerá o outro, mas poderão conviver com a diferença de opiniões.

Um comentário bem oportuno o seu, minha querida!
Muito obrigada por essa nobre participação!

Abraços e uma igualmente boa noite!

Mary:)

Mary Miranda disse...

Boa noite, Edu, a blogosfera hoje está agitada, né, não? rsrsrs

Obrigada pelas lindas palavras, você é um grande amigo!
Muito bom ter sua presença aqui!
O mesmo desejo a você!
Verdade das maiores, o comentário sem leitura quando alguém traz um "Parabéns!" e outros mais...
O que me intriga, Du, é que por mais que todos os blogueiros saibam que é errado fazer isso, ainda continuam fazendo, isto é, comentando sem ler!
"Votar sem ler" até entendemos (quando é feito pelas motivações devidas), mas o comentário, não dá para entender!


Obrigada, querido, mais uma vez!
Seu comentário só somou!!!!

Aquele abraço e uma noite igualmente abençoada para você!


Mary:)

Lari Bohnenberger disse...

Pois é, querida Mary, concordo em grande parte com a sua colocação. De nada adianta um alto quantitativo de comentários quando a grande maioria deles estão ali só para fazer número e pertencem nitidamente a um tipo de leitor que é entre aspas. O leitor entre aspas é aquele preguiçoso. Podemos dizer que não gosta de ler blogs, mas mesmo assim faz questão de deixar pequenos comentários até como meio de 'publicidade pessoal'. Pensam: "Vou comentar qualquer coisa no blog dela, assim ela entra no meu e comenta também". Geralmente estas pessoas também não se preocupam com a qualidade dos comentários que recebem, apenas com a quantidade.

É claro que quando escrevemos um texto, quando damos vida a uma ideia, a moldamos, a polimos, esperamos que ela atinja alguém. E o comentário é o nosso termômetro. A maneira que nós blogueiros temos de sentir até que ponto estamos conseguindo criar uma identificação com nosso leitor.

Você tem razão quando diz que o comentário deve ser espontâneo. Mas assim como acho valido que se tente acabar com a disseminação dos leitores entre aspas e seus comentários (também entre aspas) com o único objetivo de divulgação, também acho valido que se faça uma campanha em prol dos comentários verdadeiros. Porque os comentários são o grande estímulo que os blogueiros têm para continuar compartilhando suas ideias com o mundo.

Então, se tem preguiça de ler ou se não tem nada construtivo pra dizer a respeito do que leu, não comente! Mas se, ao contrário disso, leu, gostou e acha que tem algo a acrescentar, não seja tímido, não se acanhe: COMENTE! E faça um blogueiro feliz!

Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs! Pronto, já fiz minha campanha!

Mary Mary, super beijo!!!

Anônimo disse...

Minha querida presidenta.
Depois dessa aula de blogagem, no meu caso "bloguistagem" pois me considero um bloguista - como já anteriormente definito - bloguista nas horas de folga, ouso lançar um pequeno tópico não enfocado pela minha querida presidenta.
Há pessoas que não dão a mínima para o comentário feito em seus blogs.
Por mais simples que o mesmo tenha sido, o comentarista espera uma pequena resposta.
Há casos em que os comentários, na verdade, não merecem resposta por serem totalmente vazios ou por incitarem a discórdia ou animozidade, mas na maioria das vezes os comentaristas estão dando a sua opinião.
Quando não há qualquer resposta, perde-se a motivação para o comentário em uma nova postagem, não querendo dizer isso que o articulista deva agradecer a tudo e a todos, pois como colocando acima, há comentários que devem passar em branco como se estivessem na "geladeira".
Assim, se é gentil comentar uma postagem ou artigo, também é de bom tom respender ao comentário.
Desculpe a intromissão minha querida.
Beijão do presidente vitalício "ad eternum".

requeri disse...

isso mesmo belezinha ... alcançou as expectativas.

comentários, quem não gosta??? mas não é meu sonho de consumo. talvez pq dificilmente eu comente, não fico esperando comentários dos meus visitantes. gosto muito, sim, das visitas. acredito que quem visitou, leu alguma coisa. isso me basta.

beijo.

Lingua Preta disse...

Entendi a proposta de sua postagem, por isso lí ela todinha, agora estou comentando, para que você entre no meu blog e comente alguma coisa também para que eu suba no ranking. Assim conseguirei saciar meu desejo egoísta de ser o mais conhecido.
Brincadeira, ótima abordagem, abraços.

Jackie Freitas disse...

Olá Alteza amada e querida!
Cheguei! rsrs...
Para mim o comentário é um termômetro ou até mesmo uma bússola que indica o caminho que trilho. Há assuntos que despertam mais interesse ou causam mais polêmicas e há aqueles que não despertam nada além de um: "Legal, gostei do post!". Bem, todo escritor possui em si uma vaidade natural, portanto, adora quando vê, através dos comentários, que o seu texto foi lido! Nada a ver com quantidade de comentários porque, como você bem escreveu, às vezes, muitos deles só são "oba-oba". Entretanto, quando encontramos comentários que realmente agregam ou complementam o texto, sentimos que criamos um canal de comunicação fundamental entre escritor e leitor. E na verdade, é isso que todos buscam.
O maior desrespeito que vejo é quando a pessoa lê apenas o título (algumas vezes até é uma pegadinha) e sai comentando, só para marcar presença e "encher a linguiça". Já recebi comentários assim e fiquei com a tal vergonha alheia. No meu caso, sempre gosto de comentar (principalmente nos blogs), mas preciso ler, assimilar e digerir o que li, para então depois, deixar a minha opinião, seja ela concordando ou discordando. Claro que tudo dentro de um respeito e de uma ética que considero fundamentais para o trato entre pessoas, afinal, não agimos e pensamos todos do mesmo modo. Como não tenho tido muito tempo ultimamente, prefiro pecar pela ausência do que pelo mico de apenas marcar uma presença que não vai acrescentar absolutamente nada. Já passei aqui para deixar meu OI, mas sempre tomo o cuidado de ler o que escreveu, pois acho que é o mínimo de respeito pelo seu tempo e trabalho. Compartilhar idéias, pensamentos e reflexões... Essa é a nossa praia, não é amiga? Por isso visito quem me leva a essa viagem e me faz aprender ou expandir minha mente um pouco mais.
As redes sociais são ótimas para a divulgação do nosso trabalho, porém, há nela um interesse enorme em "trocas", tipo, veja o meu que vejo o seu; comente o meu que comento o seu... E as bases de uma relação não podem ser apenas assim. Por razões diversas, deixei de participar com a frequência de antes e aí, hoje, posso dizer que as pessoas que me visitam, realmente são aquelas que vêem o que escrevo, que acompanham o meu trabalho e que, de alguma forma, se identificam com ele, mostrando isso através de comentários maravilhosos. Caíram os números de participações? Claro! Mas, por outro lado, fico aliviada em receber pessoas sinceras e que não estão lá por segundas e terceiras intenções. Nessa hora é que separamos o joio do trigo! Não exijo que deixem comentários e,se os fizerem, que concordem comigo; porém , acho maravilhoso quando alguém perde preciosos minutos para compartilhar comigo os seus pensamentos e reflexões, muitas vezes até me inspirando em novos textos! Assim contribuímos para que a blogosfera fique cada vez mais rica e com conteúdo; assim incentivamos os escritores a desenvolverem seus talentos e criatividade. Assim fazemos uma "rede".
Você é uma dessas pessoas cujo talento deve ser sempre apreciado e incentivado! Por isso, além da profunda admiração e amizade que tenho por você, venho aqui! Aprendo, expando, cresço como pessoa... Passar por aqui e não ler ou deixar um registro da boa impressão que você me deixa, seria um crime!
Parabéns pelo tema abordado e pode contar sempre com a minha visita e comentário! Mesmo que eu demore, mas tenha a certeza de que quando venho, estou presente de coração e alma!
Grande, enorme beijo, cheio de carinho e admiração, minha Alteza mais querida...
Jackie

Deus é fiel disse...

Olá Mary!
Depois de algum tempo longe,resolvi voltar ao Dihitt.
Concordo com tudo que tu escreveu no post.Fico triste quando vejo vários votos e nenhum comentário.Até coloquei no meu novo perfil no Dihitt,que não quero ser a número 1,prefiro comentários sinceros.(no blog eu coloquei que os comentários precisam ser moderados,pra evitar certas pessoas,que entram lá só pra me colocar pra baixo)e com isso acho que a maioria não gosta de comentar lá e deixa apenas no Dihitt.Gosto de saber a opinião dos outros,muitas vezes estou precisando de um "acorda menina!" e não aparece alguém pra me dar essa força.Se eu só voto é porque não tenho nada a acrescentar,se não tem nada que me interesse,nem leio.(estou sendo sincera) de nada adianta votar,sem ler,tu não achas?
Beijos!
Elisa

hercules disse...

Sou novo nisso de blog, mas vc esta certa quando faz aquelas comparações entre votar, ler e comentar, goste mesmo, bjs.

Mary Miranda disse...

Lari, boa noite! Como estamos?

Seu enfoque foi certeiro, no que só tenho a agradecer!
Amiga, problema sério desses "leitores fantasmas", que não passam de pseudo opinadores!
Estou contigo plenamente no incentivo de bons comentaristas pois eles são o que um blog pode ter de melhor, depois dos posts, naturalmente.
O outro problema também, querida, é detectar esses "falsos leitores".
Você acredita que há uns tipos que leem partes do post (pouca coisa) e conseguem construir comentários relevantes, dando a impressão de que realmente "leram"?
Sei disso porque, apesar de demorar para descobrir, os pegamos "no pulo" em algum momento, quando entre uma palavra e outra, não vemos coerência.
Esses "leitores" com certeza só querem se auto promover, o que é uma pena pois olha o quanto poderiam aprender lendo posts úteis para seu dia-a-dia e por que não, vida?
Espontaneidade, na minha opinião, é primordial para o desenvolvimento de bons comentários.
Por isso que não devemos "forçar" a ninguém a deixar o comentário, até mesmo para incentivar os supostos tímidos a abrirem o verbo! rsrsrs
Sua campanha está valendo, amiga, e vamos, sim, incentivar os bons comentaristas a emitirem suas opiniões, mas de maneira sutil, sem pressão, como eu, você e tantos outros blogueiros já fazemos!

Beijos, querida!
Seu comentário é tudo o que um blogueiro mais quer: contém sinceridade e objetividade infinitas!!!!

Obrigada de novo, viu?

Mary:)

Mary Miranda disse...

Presidente querido,

Aqui você não pede, manda, e não achei intromissão nenhuma!
Meu amigo, você tem carta branca para dizer o que quiser; afinal os comentários são para isso, né? rsrsrs
Todo blogueiro gosta de receber comentários, mas talvez não haja tempo disponível para responder a todos eles. (Prefiro acreditar que seja isso).
Eu me "arrebento" inteira, mas não deixo nenhum comentário sem resposta porque é da minha "política interna" ter essa atitude.
Sinceramente, amigo, você puxou uma questão que eu não sei bem como te responder de por que alguns, descartando o pouco tempo para respostas, não darem maior atenção aos seus comentaristas...
Não creio que seja desprezo do blogueiro ao achar "menor" o comentarista de seu blog, que traz comentários, algo que ele tanto almeja.
Vamos fechar mesmo com o tempo pouco para as respostas.
Espero de verdade que seja apenas isso...
Concordo totalmente com o fator gentileza ao qual você se referiu.
Creio que todo comentarista goste de saber que sua resposta, de um modo ou outro, colaborou com um determinado post.

Adorei seu comentário, meu presidente!
Nem preciso dizer que cumpriu com a proposição dos verdadeiros comentários que somam!

Beijos mil!

A presidenta mútua ( e vitalícia; neste caso o " pra sempre" existe! rsrsrs) te agradece mais uma vez!!!!

Mary:)

Mary Miranda disse...

Você me inspirou, Rê, obrigada!

Talvez você seja uma exceção, amiga, de apreciar mais visitas do que comentários.
Se formos olhar pelo seu prisma, vejo lógica no que diz.
As visitas nos levam mesmo a acreditar que houve uma leitura em algo no blog, nem que seja uma olhada rápida num widget!
O prestígio que um blog recebe, nem sempre vem de posts tradicionais, aqueles com um monte de letras mas, às vezes, das seções agradáveis que a barra frontal ou lateral trazem.
Como sempre, Rê, você trouxe mais um lado ainda não visto!
Mas foi num comentário que houve essa interação!
Viu? Os comentários são mesmo danadinhos; não dá pra viver sem eles! rsrsrs

Beijos, minha amiga!
Mais uma vez obrigada!!!!

Mary:)

Mary Miranda disse...

Olá, Língua Preta!

Gostei de sua brincadeira, no que acabou correspondendo a uma verdade do que muitos fazem mesmo, os chamados comentários interesseiros!
E o pior é ter que conviver com isso no dia-a-dia blogueiro... rsrsrs
Em poucas palavras você explicitou bem o que ocorre por aí!

Obrigada!!!!

Abraços,
Mary:)

Mary Miranda disse...

Se não é minha querida Fênix do Bem e suas "rasantes" fenomenais! rsrsrs

Boa tarde, querida!
Nem sei como começar a responder o seu generoso comentário, que pela extensão e qualidade, se assemelha a um post! (ADORO comentários-posts!!!!)
Amiga minha, a fogueira das vaidades... você tocou certinho no ponto que tanto combato!
A maioria de nós, mais cedo ou mais tarde, já foi atingido pelo ego inflado no que, em via dupla, as redes sociais nos proprocionam...
Muitos comentam pela "troca" e isso me chateia muito!
É um comentário, claro que é, mas a motivação me deixa triste...
Afinal, escrevemos posts para serem analisados e se a ocorrência disso se faz ausente, que preço estamos pagando afinal, ao sermos blogueiros?
Perco horas escrevendo para, no final, receber um lindo comentário falso, que não foi para me ajudar ou deixar impressões sobre o assunto, simplesmente era para "marcar presença" e garantir visitas futuras...
Ética, respeito são valores inestimáveis numa blogosfera realmente consciente.
Você, minha querida, sempre mostrou-nos todas as qualidades de um bom blogueiro, e claro, pessoas decentes como você, são perseguidas e invejadas. (Tenho uma leve impressão do porquê de seu afastamento, mas sei que é um assunto que te aborrece, por isso, o evito. De qualquer maneira, como amiga, nem preciso saber do que se trata com totalidade para saber que a razão é sua! Estou contigo, minha Fênix!)
Minha amiga, como gosto de amizades sinceras e os comentários refletem bem a personalidade das pessoas que nos visitam.
Adorei quando você disse, logo no início, que os comentários servem como bússola ou termômetro, no que ambos têm a função importante de nos deixar mais fortalecidos para a criação de novos posts.
Quantas e quantas vezes não li comentários maravilhosos (tanto em meus posts, quanto dos colegas), que me levaram a escrever com maior inspiração?
Sobre "crime", minha amiga, eu poderia dizer que é ler um post, comentário ou comentário-post seu e ficar impassível, não mudar algo dentro de nós, continuarmos com nossas misérias...
Nunca te falei, mas já aconteceu de eu estar "pra baixo", e ao ler algo escrito por você , pensar automaticamente: "A Jackie, mesmo tão longe, salvou meu dia!"

Portanto, amiga, pela amizade, respeito, inteligência, estímulo e lealdade, ou seja, pelo conjunto da obra, te ofereço o meu mais profundo OBRIGADA por tudo isso e muito mais!
Você faz com que nossa blogosfera seja bem mais completa, um espaço melhor de ficarmos, pois você a preenche de valores, cuja sabedoria só nos traz vontade de continuarmos mais e mais nela!


Beijos, minha linda!
E hoje não estou Alteza, nem Imodesta, apenas uma súdita sua, que está sempre aqui às suas ordens!!!!

Mary:)

Valdeir Almeida disse...

Mary,

Penso textualmente da mesma forma que você. Comentário é um processo criativo que envolve “vontade” de ler o post, entendimento do que foi exposto nele e capacidade, conforme você já disse, de sintetizar as ideias do administrador.

Eu costumo dizer que os comentaristas são coautores do que escrevo. Eles podem preencher algum ponto do meu texto que teria passado despercebido. Ou acrescentar novas ideias que deixaram o post mais rico. Eu e você somos exemplos de que comentar é uma produtiva e prazerosa forma de interação. Obviamente, tal interação só ocorre quando há identificação com o post.

Mas a questão da identificação é um tanto relativa. Eu costumo ler blogs dos quais realmente gosto. Portanto, raramente não irei gostar do post de tais blogs. E discordar não significa “não gostar”. Lembro-me recentemente de você ter discordado do vídeo que eu utilizei para falar sobre bullying no Brasil. A sua elegância em contra-argumentar minha ideia foi impressionante. É isso que falta para muitas pessoas na blogosfera.

Eu amo comentar em blogs de que gosto. Isso me enriquece intelectualmente. Estimula a minha criatividade. E, algumas vezes, me inspirou a desenvolver determinados temas para minhas postagens.

É isso, Mary, já virou lugar comum eu dizer que adoro seus posts. Mas deixarei o “lugar mais comum ainda”: parabéns por ter abordado esse tema, e de forma clara e direta.

Beijos e ótima sexta.

Mary Miranda disse...

Tudo bom, Elisa? Estava sumida, hein?

Ótimo o seu retorno ao diHITT, isso só prova que, por mais problemas que o site possua, ele é o melhor agregador de notícias que existe, sem contar que podemos fazer diversas amizades.
Gente falsa está em todo lugar, não seria diferente no diHITT...
Você está coberta de razão ao expor sua opinião sincera, que prefere comentários francos, que votos pois isso prova que a sua opção é ser lida, e não subir em ranking.
Também prefiro comentários, amiga.
Os votos cumprem com sua função até certo ponto, depois disso, o que ficam mesmo são as ideias colhidas em bons posts.
Moderar comentários acho importantíssimo porque há pessoas que não sabem discordar de nossas ideias sem humilhar ou ofender!
"Votar sem ler", insisto muito nisso, só tem utilidade qundo queremos que bons posts de bons blogueiros chegeum a popular, pois queremos que os outros se beneficiem com grandes textos!
Não é o ideal, repito, mas tem lá suas explicações.
Para subidas em ranking, "panelinhas", etc., está fora de questão!


Beijos, minha amiga!
Adorei seu comentário!!!!
Você colocou visões suas que eu não tinha pensado; obrigada!

Mary:)

Mary Miranda disse...

Hercules,

Seja bem-vindo à blogosfera!
Bom que tenha gostado!
O que postei aqui são opiniões minhas, que espero ser de utilidade para outros blogueiros, sobretudo os novatos.
Ninguém sabe tudo, somos eternos aprendizes!

Obrigada pelo comentário!
Volte sempre!!!!

Abraços,
Mary:)

Mary Miranda disse...

Boa noite, querido Valdeir!

Mesmo nós dois sendo das Letras, amigo, me permita uma equação matemática para o que você disse:
Vontade de ler o post + Entendimento do que se leu + Capacidade de sintetizar as ideias do administrador = Comentário.
Felicidade plena de todo blogueiro, querido, se todos os comentaristas seguissem com critério o passo a passo de um comentário, que tivesse o prestígio, de fato, de assim ser chamado...
A-DO-REI a sua passagem ao referir-se como coautores, os comentaristas que acrescentam ao post!
Aqueles que comentam com inteligência e objetividade, transformam muitas vezes posts apenas comuns, em textos de total apreciação e utilidade!
Você não poderia ser mais perfeito ao enfocar a questão da discordância não sendo sinônimo de não gostar de um texto pois, muitas vezes discordamos da ideia, mas não da maneira como foi conduzido o post em si. ( O que foi o caso, o pré-citado post seu falando de bullying.)
E outra parte que também amei foi quando disse que gostar de posts é relativo porque geralmente gostamos do blog, e tirando um ou outro texto, no total adoramos ler e deixar nossos comentários em blogs dos quais somos fãs. ( O seu, com certeza, é um desses!!!!)
Enfim, querido amigo, todos nós blogueiros sabemos por intuição quando realmente comentários têm seu peso e importância!...

Nem preciso dizer que seu comentário preencheu TODOS os critérios daquela equação matemática que blogueiros tanto adoram!!!!

E sem confete algum (o Carnaval já passou, né? rsrsrs) te digo que seus comentários, posts e tudo que escreve, é digno das minhas reverências e a mais profunda admiração!
Adoro tudo o que escreve e OBRIGADA por não ter desistido de ser blogueiro!
A blogosfera inteira te agradece por isso!
E eu, mais do que todo mundo!


Beijos!!!!

Mary:)

Isa Oliveira disse...

Oi Mary!

Acredito que o assunto: comentários, sempre vai ser um assunto que interessa todo blogueiro, pelo fato de que todos almejam isso, uns desejam mais, outros menos.
É complicado exigir de um leitor que ele comente todos as suas postagens. Isso deve ser entendido por quem tem blog.

Eu tenho Blog há dois anos, e nunca fiz questão disso, embora, eu fico feliz quando recebo comentários interessantes, os quais eu percebo que houve leitura e entendimento.

Conheci amigos blogueiros que ficam contabilizando quantos comentários recebem por dia, não se dão o trabalho nem de ler o que comentaram, e nem de responder. Acho isso um absurdo!

Eu estou no dihitt há 5 meses, e vejo postagens populares que fico louca para comentar, mas o tempo não permite. Quando eu começo a comentar, me empolgo, e se puder comento em várias postagens do mesmo autor, tão logo eu goste do assunto. Agora mesmo, estou comentando meia noite, pq não tive tempo durante o dia, e o marido está chamando para dormir. :)

Por isso, sempre escolho comentar os blogs de amigos, aqueles que já conheço e alguns blogs novos. E se eu fosse esperar comentarem no meu, pelo que eu comento, já teria encerrado meu Blog. rsrs

Acho que comentar em um Blog será sempre importante quando você se interessar pelo assunto, e puder realmente comentar pelo que você entendeu, ou por que você já conhece o autor e sempre o visita com frequência. E para quem é o dono do Blog, acho de extrema importância responder os comentários, isso mostra o seu interesse pelo comentário feito, e não pela quantidade do comentário.

Beijos!

Lili disse...

Olá Mary,

Você tocou num assunto bem interessante pra nós integrantes da blogosfera :)

Eu penso da seguinte forma: os comentários são super importantes, desde que não haja ofensas ao blogueiro e nem aos outros comentaristas. É aí que o leitor deixa de ser um comentarista e passa a ser um troll bem ordinário. Não sou contra receber críticas, desde que elas sirvam pra alguma coisa que preste. Se você julgar que aquela crítica serve pra você melhorar então publique, pois ela vai agregar valor aos seu post, mas se você ver que tal crítica não serve pra nada, simplesmente responda à altura, delete e se possível, bloqueie o infeliz que só está lhe aporrinhando quando a idéia central é apenas trocar idéias e não receber ataques.

Um comentário bem construído e que acrescente algo de bom, esse sim só abrilhanta ainda mais uma postagem de blog.

Mary Miranda disse...

Como está, Isa? Tudo bem?

O comentário sempre chama a atenção dos blogueiros porque todos nós o temos como meta e nos frustramos quando ele não aparece em nossos blogs.
Um foco que me atraiu em sua exposição é que blogueiros querem que todos os seus posts tenham vários comentários, o que nem sempre ocorre.
Não é sempre que os posts atingem a um grande número de leitores-comentaristas, o que acaba aparentando fracasso para o editor quando, na verdade, às vezes aquele post foi o mais lido, ainda que poucas pessoas tenham sentido vontade de comentar.
Essa de contagem de comentários acontece e muito, o que atrapalha o blogueiro pois, se ele vir que não atingiu um número "X", fica achando que seu texto "não funcionou", e quando atinge, não responde aos comments!
Desculpe, querida, mas achei engraçado quando você falou do marido te chamando para dormir.
Quando ele fizer isso, largue esse negócio de blog pra lá e atenda o chamado!
O sono é um momento sagrado... rsrsrs
Havendo interesse, concordo contigo, os comentários sempre serão interessantes pois o comentarista colocará sua ideia exposta, ajudando ao editor e às outras pessoas.
De fato, blogueiros devem responder aos comentários.
Mas sei também que alguns não o fazem por falta de tempo.
Não acredito, sinceramente, que não respondam por se sentirem "superiores".
Taí uma questão a ser melhor explorada!...

Obrigada, amiga, pelo excelente comentário!
Só abrilhantou o espaço!

Beijos,
Mary:)

Mary Miranda disse...

Pois é, Lili, penso como você!


Comentários com ofensas "gratuitas", não são dignos de liberarmos em nossos blogs.
Ainda que haja coerência no que foi dito, aprendi que quem grita, perde a razão.
É possível discordarmos com delicadeza, no que prezo demais esse tipo de atitude.
Adoro comentários que somam; alguns são até um segundo post!
Se um comentário não agregar algo de útil, por mais simples que seja, ele acaba perdendo o valor pois, antes de expor apenas palavras ao léu, o comentarista está colocando ali um bocado de sua própria personalidade, sabedoria e o melhor, sua opinião diante do que foi lido.


Um abraço, Lili!
Comentários quais o seu nos ajudam a construir melhoers posts.
Só tenho a agradecer!!!!

Mary:)

Valéria Braz disse...

Oi Flor... demorou, mas depois de um longo e tenebroso inversno cá estou eu!
Florzinha, eu adorrrrrrroooooooo cometar e amoooooooo que comentem em meus post, e só pelo simples fato de que amigos se relacionam se comunicando.... e comentar é se relacionar para blogueiros!
É claro que assim como na vida real, temos nosso dia de falar muito, outro de falar pouco, outro de não falar nada (é quando só votamos) e estes momentos devem ser entendidos e respeitados também....
Mas comentar é como estar perto, participar, conhecer, descobrir! Isto claro, para os que estão mais interessados em se relacionar do que competir....
Enfim, pra mim todo comentário é bem vindo, desde daquele "olá, passei pra te deixar um beijo e dizer que adorei seu post", ou até aquele cheio de ensinamentos e que complementa lindamente nossas próprias palavras.
O único comentário que não curto é aquele que agride ou desrespeita, porque estes não são sinônimos de relacionamente, mas sim de fraqueza... e como gosto de ter ao meu lado os amigos que me fazem bem, assim como na vida real, a este ignoro!
Receber comentários é a medida exata daquilo que damos na net... e não me refiro aqui a quantidade!
Beijo flor... como sempre sensacional!

Mary Miranda disse...

Valzinha,

Daqui a pouco eu volto aqui para comentar esse comentário!
Vou nos outros seus primeiros! rsrsrs

Beijos,
Mary:)

Mary Miranda disse...

Sua comparação foi fantástica, minha Flor Val!


Comentar é se comunicar para o blogueiro, igualmente à vida.
Realmente, às vezes, não estamos para papo, e apenas cumprimentamos nossos amigos quando os encontramos na rua, por exemplo.
Para blogueiros, sobretudo os do diHITT, o votar já é o "Olá!" comparado da vida "real".
Concordei com tudo que você falou!
Só faço uma ressalva na parte que deixar um "Oi!" seja comentário porque considero apenas um cumprimento, que não deixa de ter seu valor, naturalmente, assim como "Bom dia!", ao vivo, também não seja conversa, apenas uma saudação de rotina.
De uma maneira ou de outra, é quase unânime que blogueiros ADOREM receber comentários!
E quando são como os seus, amiga, que só agregam valores, é mais que motivo para o sorriso satisfeito para qualquer blogueiro!

Ainda bem que você saiu de seu "inverno" e esteja aqui, comentando daquela sua maneira tão especial que tanto adoro!!!!

Beijos, minha encantadora flor amiga!

Mary:)

Recomendados Para Você