PARA QUEM AMA GATOS

PARA QUEM AMA GATOS
https://www.youtube.com/c/RonronseGatices

sábado, 19 de maio de 2012

Andando pelo Rio de Janeiro


Mesmo quem nasceu por aqui, o Rio de Janeiro nos causa "síndrome de turista", ou seja, nos pegamos surpresos com tanta beleza e novidades de vez em quando...
Não adianta o quanto vemos sua paisagem: é um olhar se deter um tanto repentino e ficamos extasiados!
Eu poderia falar da minha quase cidade (reparto meu coração com Nova Iguaçu, onde nasci e moro) durante horas, só que o senso da lógica me avisa que não posso aporrinhar meus leitores com blablablá bairrista...
Dessa vez, escolhi minhas atividades oculares de maio, pelos últimos dias, formado em quatro o meu discorrer.
Inicio o discurso pela valiosa exposição chamada "A Terra vista do Céu", de Yann Arthus-Bertrand, grande fotógrafo e ativista ambiental francês, que ocorre por esses dias na antológica Cinelândia, praça cujo nome verdadeiro é Floriano, no Centro da cidade.
É monumental a forma como conduziram a exposição. Longe daquela
chatice de imagens, a legenda abaixo aponta o outro lado. Se o mundo e a vida são belos, o trato humano com nosso ambiente não se traduzem na mesma linguagem...
Temos a Fundição Progresso, sob os Arcos da Lapa, tão histórica, que vemos as "rugas" de sua face; quase todas as portas são de madeira.
Palco de inomináveis eventos, um dos últimos foi o do cantor Morrissey, ex-vocalista da lendária banda inglesa de rock The Smiths (o show foi ótimo, segundo dizem, mas o roqueiro gastou largos minutos para meter o malho na Família Real Britânica. Se ele investisse mais no seu rico repertório...).
Tem esse nome - Fundição- por ter sido usada nos tempos dos escravos como alojamento de fundição de metais. E o Progresso de sua graça, naturalmente, porque vê o mundo "mais à frente"!

Circo Voador, querido cenário para saudosista nenhum botar defeito! É ali onde tudo começou, o melhor do rock nacional, o tão alardeado BRock!
Temos Barão Vermelho e o eterno Cazuza para suplementar toda história, Biquíni Cavadão, Lulu Santos, Blitz, e o rock ali, todo ele, "voando" baixo, neste Circo dos Sonhos!
Os Titãs escolheram o local para comemorarem o 30.
o aniversário de Cabeças Dinossauros, seu álbum mais latejante, aquele que deu o conceito "BR", a um rock um tanto estrangeiro...
Para finalizar, imagine o Rio sem uma catedral que o represente? Pois lá está, a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro para não nos deixar "à deriva"!
É lindo por dentro e por fora, com direito a afrescos e uma abóbada que nos leva quase que literalmente ao Céu!
Uma paz nos acerca e rendidos ficamos, ainda os não-católicos como eu.
Se você for dar um pulinho na cidade, não esqueça de olhá-la como turista! Só esse olhar, com a curiosidade de criança, é que faz ressurgir nos pensamentos a lembrança do porquê do apelido pomposo de Cidade Maravilhosa.
É que os nativos, de tanto a verem, acabam se esquecendo de detalhes tão importantes. Se acostumar com a a paisagem, não faz nada bem à beleza...


(Imagem inicial:
Fonte desconhecida
Demais fotos:
http://marymiranda-fatosdefato.blogspot.com - Arquivo Pessoal)

14 comentários:

Sérgio Santos disse...

Oi, Mary! Também sou carioca! Nossa cidade é linda demais! Suas dicas são ótimas para qualquer turista e não turista. Bom domingo, amiga! Beijão!

Mary Miranda disse...

Sérgio, como estamos?

Eu sempre digo que sou carioca de coração pois não nasci na cidade do Rio, mas no Estado, mais precisamente em Nova Iguaçu.
Adoro o Rio!!!! Ele é lindo demais!!!! Na correria, certas paisagens se perdem, por isso que quis registrar algumas passagens, com olhar de turista, de quem nunca viu nada disso antes.
Infelizmente quem tem, não dá valor! rs


Abração da Mary e igualmente ótimo domingo! :)

Anônimo disse...

Oi, Mary, eu ainda não tive a oportunidade de visitar o Rio :(, mas pretendo fazê-lo um dia. Adoro fotos e gosto de registrar tudo, principalmente sob um ângulo novo ou inesperado. Quando aparecer por aí, vou seguir suas dicas. Um abraço, ótimo domingo!

Atena disse...

Vim matar um pouco a saudade dessa Cidade Maravilhosa.
Faz mais de um ano que não a visito e os pés já estão com coceira. rsrs
Tenho uma grande amiga no Rio e cada vez que lá vou fazemos um tour diferente. É uma delícia.
Feliz de você que já está por lá.
beijos

Samanta disse...

Olá Mary, querida amiga Musa da Escrita !!!

Que belo passeio este, me senti um pouquinho visitando esta belíssima cidade !!
Infelizmente conheço pouquíssimo do Rio de Janeiro, mas meu marido morou lá por muitos anos e sempre me deixa com água na boca ao comentar dos lugares incríveis e do jeito descolado e charmoso dos cariocas ! Aqui em Sp ele é zoado por todos por ainda manter o sotaque, mas vejo que se orgulha de ter trazido com ele este pedacinho do Rio :)
Dos lugares que conheci, só pude me encantar com tudo, e um exercício que faço constantemente é este de olhar para as paisagens com estes olhos de primeira vez, é maravilhoso ! Ainda mais em um lugar cheio de tantas maravilhas como este !
Obrigadíssimo por compartilhar conosco e nos convidar para esta experiência na cidade maravilhosa, espero um dia poder conhecer mais !

Mega beijooo e que sua semana seja ótima :)

Mary Miranda disse...

Bia, venha, sim!!!!

Você vai adorar o Rio! Tem muita paisagem, eventos culturais, coisas bem legais, amiga!
Também adoro registrar com fotos ou filmagens! Nem sempre pego bons ângulos, porém, as fotos saem maneiras! hehe

Abração, querida! E se seguir as dicas, não irá se arrepnder, te garanto!!!!

Mary:)

Mary Miranda disse...

Atena, querida amiga!

O Rio é encantador!!!! Sabendo olhá-lo como merece, como é bonito, cheio de atrações por todas as partes!...
Sinto-me uma privilegiada por estar aqui tão perto; eventos culturais e as paisagens são o que mais gosto! Não repare: sou uma baboba assumida pelo Rio! rs

Beijos da Mary:)

Mary Miranda disse...

Fala daí, querida Menina Sorriso!!!!

Ah, o Rio é o meu amor, adoro essa cidade!!!! Eu quis mostrar um pouquito só das maravilhas daqui, essa que é uma cidade riquíssima em atrações.
Não acho estranho que seu marido seja "zoado" pelo sotaque porque paulista que mora aqui, também é igualmente sacaneado pelos nativos! hehe
Não sou carioca de verdade porque não nasci na cidade propriamente dita, mas sou do Estado, o que me permite o sotaque cheio de "ginga" , com luta árdua para evitar as gírias quando dou aulas! (Falar com gírias é como uma face nobre da cultura carioca! rs)

Beijos da Mary, amiga!!!! Bom que tenha curtido! :)

André Sweet disse...

Olá Mary !Sou carioca !Abordo aasuntos do Rio também ok entre outros !Peço que me add e a todos os amigos leitores e Blogguistas !Absss
http://andresweet03.blogspot.com.br/

Djair Rod Souza disse...

Este texto é de extremo mal gosto e uma bruta sacanagem com que está morrendo de saudades do Rio. Para com isso, quer que eu embarque amanhã?? O rio de janeiro continua lindo e sob seu olhar, mais lindo ainda...

http://prajalpa.blogspot.com.br/2009/09/glamour.html

Bjs

Mary Miranda disse...

André, tudo bem?

Legal demais esbarrar comt antos cariocas!!!!
O Rio é a coisa mais linda do mundo, adoro isso aqui!!!!
Vou te fazer uma visita; aguarde!

Abraços,
Mary:)

Mary Miranda disse...

Djair, meu querido!

Eu te deixei com água na boca, não? rsrs O Rio é mesmo lindo, e eu nem disfarço minha adoração!!!!
Aquele Cristo Redentor, de braços abertos, não é à toa: é para abrigar quem queira vir aqui visitar a cidade! hehe
Obrigada pelo elogio ao artigo e pelo excelente comentário!

Beijos da Mary:)

Unknown disse...

Grande Mary, realmente é tudo muito bonito, ainda vou com calma ao Rio para sentir toda esta beleza.

Mary Miranda disse...

Joselito, querido amigo!

Venha quando for possível!!!! O Rio é um tipo de cidade que exige uma apreciação com atenção, de tão lindo que é!

Abração da Mary pra ti! :)

Recomendados Para Você